O debate sobre a ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de serviço social das universidadades públicas do norte do Paraná
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16444 |
Resumo: | Resumo: As determinações da ordem patriarcal de gênero no Serviço Social brasileiro acompanharam essa profissão desde sua gênese, tendo em vista ser uma profissão situada na divisão social e sexual do trabalho Esta dimensão é expressa pela presença esmagadora das mulheres no Serviço Social desde sua emergência no Brasil, mas também é evidenciada pela formação e atuação profissional a partir de um referencial conservador que imprimia na compreensão e na ação das/os assistentes sociais pioneiras/os um caráter de naturalização dos ditames do Sistema de Dominação/Exploração vigente Contudo, no período de questionamento do conservadorismo no Serviço Social, expressado na concepção da “intenção de ruptura” do Movimento de Reconceituação, a profissão passou a aproximar-se com a teoria social de Marx Também é no bojo da fase de “intenção de ruptura” que a profissão apropria-se de estudos e pesquisas sobre a temática de gênero Essa dinâmica acabou influenciando seu projeto profissional na perspectiva de uma sociedade sem discriminação de classe, raça/etnia e gênero Tendo em vista esse cenário profissional, nesta pesquisa buscamos compreender a inserção da discussão sobre a ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de Serviço Social das universidades públicas do norte do Paraná A fim de responder esse objetivo, o presente trabalho se debruçou na pesquisa descritiva de natureza qualitativa Quanto ao objeto tratou-se de pesquisa de campo e documental, delimitando-se a amostra não probabilística a partir de três cursos de Serviço Social de universidades públicas do norte do Paraná A pesquisa abrangeu a coleta e análise das entrevistas realizadas junto às coordenações pedagógicas e das produções de Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos Políticos Pedagógicos das referidas instituições de ensino Com relação aos resultados dessa investigação, apontamos que, embora os cursos absorvam, em alguma medida, o debate de questões relacionadas à ordem patriarcal de gênero, o fazem de maneira focalizada Foi percebido que essa discussão não é apreendida na sua condição de determinação das relações sociais, mas geralmente tratada como elemento subsidiário para debater particularidades de questões emergentes na contemporaneidade |
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O debate sobre a ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de serviço social das universidadades públicas do norte do ParanáServiço socialAssistentes sociaisFormação profissionalGêneroSocial serviceGenderResumo: As determinações da ordem patriarcal de gênero no Serviço Social brasileiro acompanharam essa profissão desde sua gênese, tendo em vista ser uma profissão situada na divisão social e sexual do trabalho Esta dimensão é expressa pela presença esmagadora das mulheres no Serviço Social desde sua emergência no Brasil, mas também é evidenciada pela formação e atuação profissional a partir de um referencial conservador que imprimia na compreensão e na ação das/os assistentes sociais pioneiras/os um caráter de naturalização dos ditames do Sistema de Dominação/Exploração vigente Contudo, no período de questionamento do conservadorismo no Serviço Social, expressado na concepção da “intenção de ruptura” do Movimento de Reconceituação, a profissão passou a aproximar-se com a teoria social de Marx Também é no bojo da fase de “intenção de ruptura” que a profissão apropria-se de estudos e pesquisas sobre a temática de gênero Essa dinâmica acabou influenciando seu projeto profissional na perspectiva de uma sociedade sem discriminação de classe, raça/etnia e gênero Tendo em vista esse cenário profissional, nesta pesquisa buscamos compreender a inserção da discussão sobre a ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de Serviço Social das universidades públicas do norte do Paraná A fim de responder esse objetivo, o presente trabalho se debruçou na pesquisa descritiva de natureza qualitativa Quanto ao objeto tratou-se de pesquisa de campo e documental, delimitando-se a amostra não probabilística a partir de três cursos de Serviço Social de universidades públicas do norte do Paraná A pesquisa abrangeu a coleta e análise das entrevistas realizadas junto às coordenações pedagógicas e das produções de Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos Políticos Pedagógicos das referidas instituições de ensino Com relação aos resultados dessa investigação, apontamos que, embora os cursos absorvam, em alguma medida, o debate de questões relacionadas à ordem patriarcal de gênero, o fazem de maneira focalizada Foi percebido que essa discussão não é apreendida na sua condição de determinação das relações sociais, mas geralmente tratada como elemento subsidiário para debater particularidades de questões emergentes na contemporaneidadeDissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: The determinations of the patriarchal order of gender in the Brazilian Social Work have accompanied this profession since its genesis, as it is a profession placed in the social and sexual division of labour This dimension is expressed by the overwhelming presence of women in Social Work since its emergence in Brazil, but it is also evidenced by the formation and professional performance from a conservative referential that impressed on the understanding and action of the pioneer social workers a quality of the validation of the current Domination / Exploration System However, over the period of time on when the conservatism in Social Work was questioned, expressed in the conception of the "intention of rupture" of the Movement of Reconceptualization, the profession turned into an approach closer to the social theory of Marx It is also in the bosom of the "intention of rupture" phase that the profession appropriates studies and researches related with gender This dynamic ended up influencing its professional project in the perspective of a society without discrimination of class, race / ethnicity and gender In view of this professional scenario, in this research we seek to understand the insertion of the discussion about the patriarchal gender order in the process of professional qualification of the Social Work courses of the public universities in the north of Paraná, Brazil In order to respond to this objective, the present work has focused on descriptive research of a qualitative nature Related to the subject, it was conducted a fieldwork and documentary research, delimiting the non-probabilistic sample from three Social Work courses of public universities in that region The research included the collection and analysis of interviews carried out with the pedagogical coordinators and the productions related to the Final Undergraduate Paper and Political Pedagogical Projects of those universities About the results of this research, we point out that, although the courses absorb, to some extent, the debate of issues related to the patriarchal gender order, they do so in a focused way It was perceived that this discussion is not apprehended in its condition of determination of social relations, but generally approached as a subsidiary element to discuss peculiarities of emerging issues in the contemporaneityFortuna, Sandra Lourenço de Andrade [Orientador]Guedes, Olegna de SouzaCisne, MirlaPatriarcha, Taynara Fitz2024-05-01T15:08:20Z2024-05-01T15:08:20Z2018.0019.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16444porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - 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