Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13656 |
Resumo: | Resumo: Pesquisa quantitativa, do tipo exploratória-descritiva, que teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros quanto ao atendimento do serviço de um Time de Resposta Rápida (TRR) em relação aos indicadores de qualidade da estrutura, processo e resultado A coleta de dados ocorreu nos meses de março a maio de 212 A análise do questionário inicialmente proposto foi submetido a um estudo piloto, com a aplicação da técnica Delphi, realizada em duas etapas Participaram 15 especialistas entre enfermeiros e docentes da área da saúde, obtendo na versão final índices de concordância = 8% O questionário final foi composto por três partes, sendo a primeira com itens referentes as variáveis sociodemográficas e ocupacionais dos enfermeiros, a segunda parte com o roteiro fundamentado no modelo conceitual de Donabedian (estrutura-processo-resultado) e a terceira parte com três colunas em branco para descrição das potencialidades, fragilidades e sugestões do serviço em estudo O questionário fundamentado na tríade Donabediana, contabilizou 37 enunciados, sendo nove proposições na dimensão estrutura, vinte em processo e oito na dimensão resultado O questionário foi entregue aos 24 enfermeiros, nas unidades de internação médico-cirúrgica e pronto-socorro para adulto de um hospital escola público, adotando-se como método de avaliação o índice de positividade para as três dimensões Como resultados obtidos com a devolução de 22 questionários (91,67%) no prazo estabelecido, a avaliação da qualidade apresentou índice de positividade de 45,96% na dimensão estrutura, 56,54% na dimensão processo e 69,31% na dimensão resultado Ressalta-se ainda que dos 37 enunciados que compunham o questionário, apenas 11 deles alcançaram índice de positividade padronizado no estudo com valor superior a 8% Destaca-se como potencialidades do serviço o atendimento rápido da equipe do TRR quando solicitada nas unidades e a melhora da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes Como fragilidades foram descritas o não funcionamento do atendimento do serviço em estudo no período noturno e a fragilidade de comunicação da equipe do TRR com o enfermeiro da unidade Foi sugerida pelos respondentes para a contribuição na melhoria do atendimento do serviço a inserção do enfermeiro como integrante exclusivo da equipe Logo, se tornou importante a realização desta pesquisa, pois possibilitou analisar os pontos favoráveis e vulneráveis que merecem ser discutidos nas três dimensões avaliadas e detectar aqueles que reforçam o atributo da qualidade na referida instituição, pois ações avaliadas positivamente para a obtenção do produto final condiz com a redução da morbimortalidade do paciente crítico fora do ambiente de terapia intensiva Verifica-se que o serviço realizado na instituição tem permitido avanços na atenção à saúde ao paciente que se torna crítico nas unidades de internação durante sua hospitalização, porém é necessário redirecionar as ações a serem desenvolvidas para o alcance da transformação do modelo assistencial, como base indispensável para o alcance da excelência na qualidade e segurança do paciente internado, tendo como efetivo envolvimento os gestores e profissionais na participação de mudanças significativas, principalmente em um serviço que apresente uma identidade diferencial ao ser comparado com outras instituições no Brasil e em outros países |
id |
UEL_2e0620c1b044940e84424f8e7b379158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13656 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário públicoServiços de enfermagemQualidadeGestão de emergênciasAssistência hospitalarHospitais universitáriosNursing servicesEmergency managementQualityResumo: Pesquisa quantitativa, do tipo exploratória-descritiva, que teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros quanto ao atendimento do serviço de um Time de Resposta Rápida (TRR) em relação aos indicadores de qualidade da estrutura, processo e resultado A coleta de dados ocorreu nos meses de março a maio de 212 A análise do questionário inicialmente proposto foi submetido a um estudo piloto, com a aplicação da técnica Delphi, realizada em duas etapas Participaram 15 especialistas entre enfermeiros e docentes da área da saúde, obtendo na versão final índices de concordância = 8% O questionário final foi composto por três partes, sendo a primeira com itens referentes as variáveis sociodemográficas e ocupacionais dos enfermeiros, a segunda parte com o roteiro fundamentado no modelo conceitual de Donabedian (estrutura-processo-resultado) e a terceira parte com três colunas em branco para descrição das potencialidades, fragilidades e sugestões do serviço em estudo O questionário fundamentado na tríade Donabediana, contabilizou 37 enunciados, sendo nove proposições na dimensão estrutura, vinte em processo e oito na dimensão resultado O questionário foi entregue aos 24 enfermeiros, nas unidades de internação médico-cirúrgica e pronto-socorro para adulto de um hospital escola público, adotando-se como método de avaliação o índice de positividade para as três dimensões Como resultados obtidos com a devolução de 22 questionários (91,67%) no prazo estabelecido, a avaliação da qualidade apresentou índice de positividade de 45,96% na dimensão estrutura, 56,54% na dimensão processo e 69,31% na dimensão resultado Ressalta-se ainda que dos 37 enunciados que compunham o questionário, apenas 11 deles alcançaram índice de positividade padronizado no estudo com valor superior a 8% Destaca-se como potencialidades do serviço o atendimento rápido da equipe do TRR quando solicitada nas unidades e a melhora da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes Como fragilidades foram descritas o não funcionamento do atendimento do serviço em estudo no período noturno e a fragilidade de comunicação da equipe do TRR com o enfermeiro da unidade Foi sugerida pelos respondentes para a contribuição na melhoria do atendimento do serviço a inserção do enfermeiro como integrante exclusivo da equipe Logo, se tornou importante a realização desta pesquisa, pois possibilitou analisar os pontos favoráveis e vulneráveis que merecem ser discutidos nas três dimensões avaliadas e detectar aqueles que reforçam o atributo da qualidade na referida instituição, pois ações avaliadas positivamente para a obtenção do produto final condiz com a redução da morbimortalidade do paciente crítico fora do ambiente de terapia intensiva Verifica-se que o serviço realizado na instituição tem permitido avanços na atenção à saúde ao paciente que se torna crítico nas unidades de internação durante sua hospitalização, porém é necessário redirecionar as ações a serem desenvolvidas para o alcance da transformação do modelo assistencial, como base indispensável para o alcance da excelência na qualidade e segurança do paciente internado, tendo como efetivo envolvimento os gestores e profissionais na participação de mudanças significativas, principalmente em um serviço que apresente uma identidade diferencial ao ser comparado com outras instituições no Brasil e em outros paísesDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: This is a quantitative, descriptive and exploratory study with the purpose of acknowledging the perception of nurses about the assistance of a rapid response team (RRT) regarding structure, process and results quality indicators Data was collected from March to May 212 The questionnaire designed for this study was applied as a pilot study and the results were analyzed using the Delphi technique in two stages Fifteen specialists took part in the study, among nurses and health care professors, resulting in the final version of the questionnaire with a = 8% compliance level The final questionnaire was presented in three parts: nurses’ socio-demographic and occupational variables, a guideline based on Donabedian’s conceptual model (structure-process-result), and three blank columns to describe potentialities, frailties and suggestions concerning the health service focus of this study The questionnaire based on Donabedian’s triad contained 37 sentences, sorted in such dimensions: nine about structure, twenty over process and eight over result The questionnaire was applied to 24 nurses, at adult medical-surgical and emergency wards in a public university hospital The results were analyzed considering the positivity index for the three dimensions From the total of 22 questionnaires returned (91,67%) until the established deadline, the quality assessment resulted positive indexes of 45,96%, 56,54% and 69,31% regarding structure, process and result, respectively Out of the 37 sentences form the questionnaire, only 11 reached the standard positivity index higher than 8% The potentialities mentioned in the study were the rapid assistance given by the RRT when they were called, as well as the improvement in quality of health care assistance delivered to patients The frailties mentioned were lack of assistance during night shifts, lack of communication between the RRT and the nurse in-charge of the ward The participants suggested that the assistance delivered by the RRT would be improved if there was an exclusive nurse to assist the team Therefore, the results of this study are important because they provide analysis of positive and vulnerable issues that should be discussed based on the three studied dimensions Also to detect issues that reinforce the quality attribute at this institution, hence attitudes considered as positive that result in the final product reducing the morbimortality of critically ill patients hospitalized outside intensive care units The actions of the service delivered in this institution have been improving the health care of patients who become unstable during hospitalization in medical-surgical wards However, it is necessary to redirect future actions in order to achieve the transformation of the assistance model, which is imperative for patient’s quality and safety excellence This should involve managers and professionals in effective changes, especially in a facility that represents a different profile compared to other institutions in Brazil and in other countriesMartins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]Haddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoGrion, Cíntia Magalhães CarvalhoDias, Alexsandro de Oliveira2024-05-01T14:17:06Z2024-05-01T14:17:06Z2013.0004.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13656porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:30Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
title |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
spellingShingle |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público Dias, Alexsandro de Oliveira Serviços de enfermagem Qualidade Gestão de emergências Assistência hospitalar Hospitais universitários Nursing services Emergency management Quality |
title_short |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
title_full |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
title_fullStr |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
title_full_unstemmed |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
title_sort |
Time de resposta rápida : a qualidade do atendimento na percepção de enfermeiros de hospital universitário público |
author |
Dias, Alexsandro de Oliveira |
author_facet |
Dias, Alexsandro de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador] Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Grion, Cíntia Magalhães Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Alexsandro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de enfermagem Qualidade Gestão de emergências Assistência hospitalar Hospitais universitários Nursing services Emergency management Quality |
topic |
Serviços de enfermagem Qualidade Gestão de emergências Assistência hospitalar Hospitais universitários Nursing services Emergency management Quality |
description |
Resumo: Pesquisa quantitativa, do tipo exploratória-descritiva, que teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros quanto ao atendimento do serviço de um Time de Resposta Rápida (TRR) em relação aos indicadores de qualidade da estrutura, processo e resultado A coleta de dados ocorreu nos meses de março a maio de 212 A análise do questionário inicialmente proposto foi submetido a um estudo piloto, com a aplicação da técnica Delphi, realizada em duas etapas Participaram 15 especialistas entre enfermeiros e docentes da área da saúde, obtendo na versão final índices de concordância = 8% O questionário final foi composto por três partes, sendo a primeira com itens referentes as variáveis sociodemográficas e ocupacionais dos enfermeiros, a segunda parte com o roteiro fundamentado no modelo conceitual de Donabedian (estrutura-processo-resultado) e a terceira parte com três colunas em branco para descrição das potencialidades, fragilidades e sugestões do serviço em estudo O questionário fundamentado na tríade Donabediana, contabilizou 37 enunciados, sendo nove proposições na dimensão estrutura, vinte em processo e oito na dimensão resultado O questionário foi entregue aos 24 enfermeiros, nas unidades de internação médico-cirúrgica e pronto-socorro para adulto de um hospital escola público, adotando-se como método de avaliação o índice de positividade para as três dimensões Como resultados obtidos com a devolução de 22 questionários (91,67%) no prazo estabelecido, a avaliação da qualidade apresentou índice de positividade de 45,96% na dimensão estrutura, 56,54% na dimensão processo e 69,31% na dimensão resultado Ressalta-se ainda que dos 37 enunciados que compunham o questionário, apenas 11 deles alcançaram índice de positividade padronizado no estudo com valor superior a 8% Destaca-se como potencialidades do serviço o atendimento rápido da equipe do TRR quando solicitada nas unidades e a melhora da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes Como fragilidades foram descritas o não funcionamento do atendimento do serviço em estudo no período noturno e a fragilidade de comunicação da equipe do TRR com o enfermeiro da unidade Foi sugerida pelos respondentes para a contribuição na melhoria do atendimento do serviço a inserção do enfermeiro como integrante exclusivo da equipe Logo, se tornou importante a realização desta pesquisa, pois possibilitou analisar os pontos favoráveis e vulneráveis que merecem ser discutidos nas três dimensões avaliadas e detectar aqueles que reforçam o atributo da qualidade na referida instituição, pois ações avaliadas positivamente para a obtenção do produto final condiz com a redução da morbimortalidade do paciente crítico fora do ambiente de terapia intensiva Verifica-se que o serviço realizado na instituição tem permitido avanços na atenção à saúde ao paciente que se torna crítico nas unidades de internação durante sua hospitalização, porém é necessário redirecionar as ações a serem desenvolvidas para o alcance da transformação do modelo assistencial, como base indispensável para o alcance da excelência na qualidade e segurança do paciente internado, tendo como efetivo envolvimento os gestores e profissionais na participação de mudanças significativas, principalmente em um serviço que apresente uma identidade diferencial ao ser comparado com outras instituições no Brasil e em outros países |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04.02.2013 2013.00 2024-05-01T14:17:06Z 2024-05-01T14:17:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13656 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Enfermagem Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823238222512128 |