Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753 |
Resumo: | Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outros |
id |
UEL_2ea27ada0351dd5f227430949964a529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15753 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastesSociologia da culturaIntelectuais e educaçãoIntellectuals and educationResumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outrosDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The purpose of this dissertation is to analyze the demands and aspirations within the education intellectual trajectory and how they managed to carry their success within the power relations / gym and spaces of power / politics Another objective was to expose as elements and characteristics of each era have also fostered the formation of an ideal education The central axis to be analyzed with regard to the views of the field of education that focused intellectuals had in these temporal / generational clippings , seeking similarities and differences And these are the educational debates of the time The research belongs to the sociology of culture and the area is based, the main mode in theoretical framework of Pierre Bourdieu and Norbert Elias , among othersSpirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]Lanza, FábioJesus, Adriana Regina deBramé, Marieni Luiza2024-05-01T14:57:29Z2024-05-01T14:57:29Z2016.0014.09.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
title |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
spellingShingle |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes Bramé, Marieni Luiza Sociologia da cultura Intelectuais e educação Intellectuals and education |
title_short |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
title_full |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
title_fullStr |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
title_full_unstemmed |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
title_sort |
Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes |
author |
Bramé, Marieni Luiza |
author_facet |
Bramé, Marieni Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador] Lanza, Fábio Jesus, Adriana Regina de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bramé, Marieni Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia da cultura Intelectuais e educação Intellectuals and education |
topic |
Sociologia da cultura Intelectuais e educação Intellectuals and education |
description |
Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outros |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
14.09.2016 2016.00 2024-05-01T14:57:29Z 2024-05-01T14:57:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciências Sociais Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823294136778752 |