Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bramé, Marieni Luiza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753
Resumo: Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outros
id UEL_2ea27ada0351dd5f227430949964a529
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15753
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastesSociologia da culturaIntelectuais e educaçãoIntellectuals and educationResumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outrosDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The purpose of this dissertation is to analyze the demands and aspirations within the education intellectual trajectory and how they managed to carry their success within the power relations / gym and spaces of power / politics Another objective was to expose as elements and characteristics of each era have also fostered the formation of an ideal education The central axis to be analyzed with regard to the views of the field of education that focused intellectuals had in these temporal / generational clippings , seeking similarities and differences And these are the educational debates of the time The research belongs to the sociology of culture and the area is based, the main mode in theoretical framework of Pierre Bourdieu and Norbert Elias , among othersSpirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]Lanza, FábioJesus, Adriana Regina deBramé, Marieni Luiza2024-05-01T14:57:29Z2024-05-01T14:57:29Z2016.0014.09.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
title Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
spellingShingle Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
Bramé, Marieni Luiza
Sociologia da cultura
Intelectuais e educação
Intellectuals and education
title_short Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
title_full Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
title_fullStr Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
title_full_unstemmed Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
title_sort Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
author Bramé, Marieni Luiza
author_facet Bramé, Marieni Luiza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]
Lanza, Fábio
Jesus, Adriana Regina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Bramé, Marieni Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da cultura
Intelectuais e educação
Intellectuals and education
topic Sociologia da cultura
Intelectuais e educação
Intellectuals and education
description Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outros
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.09.2016
2016.00
2024-05-01T14:57:29Z
2024-05-01T14:57:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências Sociais
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294136778752