O ensaio como procedimento para construção de sentidos textuais : um estudo aproximativo entre o discurso verbal e o discurso musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Dante Henrique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14087
Resumo: Resumo: Objetiva-se, neste trabalho, cotejar processos de estruturação de sentidos no discurso verbal e no musical, a partir dos resultados advindos do uso do termo ensaio Nesse sentido, o ensaio é entendido na escrita não apenas como gênero, mas como processo que possibilita o teste de ideias e o trânsito multiconstitutivo entre os vários campos do conhecimento de mundo de um autor ou um intérprete Parte-se da circunscrição, na obra ensaística de Michel de Montaigne, de sua formação intelectual e as influências por ele incorporadas dos métodos de produção de conhecimento adotados na Antiguidade Clássica, a saber: a maiêutica socrática, a dialética platônica, a oratória latina e o subjetivismo – o que irá constituir seu estilo Em um segundo momento, aborda-se a gênese do ensaio, considerados os aspectos formativos na obra “Ensaios” Nesse item são analisados como procedimentos de estruturação tópico-discursivos característicos da Língua Falada que subjazem à escrita montaigniana Na terceira etapa, são observados pontos de permanência da obra de Montaigne na cultura ocidental; e, subsequentemente, nesse sentido, são extrapolados os métodos discutidos para análise de procedimentos discursivos na música de concerto, para cujo processo de construção de sentidos compartilhados concorre a figura do regente ou maestro
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