O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17300 |
Resumo: | Após um período de crescimento, os anos 1990 marcaram uma estagnação econômica no Japão, o que potencializou duas formas de pensamento: os revisionistas, que idealizavam uma sociedade pré-contato estadunidense, e os reformistas, que buscavam o estabelecimento de medidas neoliberais no país. Mesmo aparentemente antagônicas, as duas formas de pensamento se retroalimentavam. O presente texto de qualificação tem como objetivo analisar a animação Memórias de Ontem, lançada em 1991 sob a direção de Isao Takahata, suas representações e inserção no contexto supracitado. Utiliza-se como metodologia a análise fílmica atrelando as propostas de Vanoye e Goliot-Lete, David Bordwell e Kristin Thompson, bem como o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como principais aportes teóricos, mobiliza-se os conceitos de apropriação, estratégias e táticas segundo Michel de Certeau. Como discussões, identificou-se que Memórias de Ontem se apropria de elementos defendidos por revisionistas, principalmente no que diz respeito à idealização do campo e da vida rural, para agir taticamente criticando o modelo neoliberal, sobretudo no que tange às relações de trabalho e às políticas ambientais. |
id |
UEL_2ee0e5e51af5576f550161420c26f7ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17300 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990The country and the city in the animation Memórias de ontem: representations and appropriations of Japan in the 1980s and 1990sMemórias de OntemStudio GhibliIsao TakahataJapão contemporâneoRevisionismoNeoliberalismoCiências Humanas - HistóriaOnly YesterdayStudio GhibliIsao TakahataContemporary JapanRevisionismNeoliberalismApós um período de crescimento, os anos 1990 marcaram uma estagnação econômica no Japão, o que potencializou duas formas de pensamento: os revisionistas, que idealizavam uma sociedade pré-contato estadunidense, e os reformistas, que buscavam o estabelecimento de medidas neoliberais no país. Mesmo aparentemente antagônicas, as duas formas de pensamento se retroalimentavam. O presente texto de qualificação tem como objetivo analisar a animação Memórias de Ontem, lançada em 1991 sob a direção de Isao Takahata, suas representações e inserção no contexto supracitado. Utiliza-se como metodologia a análise fílmica atrelando as propostas de Vanoye e Goliot-Lete, David Bordwell e Kristin Thompson, bem como o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como principais aportes teóricos, mobiliza-se os conceitos de apropriação, estratégias e táticas segundo Michel de Certeau. Como discussões, identificou-se que Memórias de Ontem se apropria de elementos defendidos por revisionistas, principalmente no que diz respeito à idealização do campo e da vida rural, para agir taticamente criticando o modelo neoliberal, sobretudo no que tange às relações de trabalho e às políticas ambientais.After a period of growth, the 1990s marked economic stagnation in Japan, which boosted two forms of thought: the revisionists, who idealized a pre-American society, and the reformists, who sought the establishment of neoliberal measures in the country. Even apparently antagonistic, the two forms of thought fed back. This qualification text aims to analyze the animation Only Yesterday, released in 1991 under the direction of Isao Takahata, its representations and insertion in the aforementioned context. Film analysis is used as a methodology, linking the proposals of Vanoye and Goliot-Lete, David Bordwell and Kristin Thompson, as well as the evidence paradigm of Carlo Ginzburg. As main theoretical contributions, the concepts of appropriation, strategies and tactics according to Michel de Certeau are mobilized. As discussions, it was identified that Only Yesterday appropriates elements defended by revisionists, mainly with regard to the idealization of the countryside and rural life, to act tactically by criticizing the neoliberal model, especially with regard to labor relations and environmental policies.André, Richard GonçalvesAguiar, Carolina Amaral deIshiki, Michiko OkanoQuintino, Rodrigo Galo2024-08-26T17:02:29Z2024-08-26T17:02:29Z2023-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17300porCLCH - Departamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História SocialUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina65 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T06:04:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-27T06:04:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 The country and the city in the animation Memórias de ontem: representations and appropriations of Japan in the 1980s and 1990s |
title |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 |
spellingShingle |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 Quintino, Rodrigo Galo Memórias de Ontem Studio Ghibli Isao Takahata Japão contemporâneo Revisionismo Neoliberalismo Ciências Humanas - História Only Yesterday Studio Ghibli Isao Takahata Contemporary Japan Revisionism Neoliberalism |
title_short |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 |
title_full |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 |
title_fullStr |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 |
title_full_unstemmed |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 |
title_sort |
O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990 |
author |
Quintino, Rodrigo Galo |
author_facet |
Quintino, Rodrigo Galo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
André, Richard Gonçalves Aguiar, Carolina Amaral de Ishiki, Michiko Okano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintino, Rodrigo Galo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memórias de Ontem Studio Ghibli Isao Takahata Japão contemporâneo Revisionismo Neoliberalismo Ciências Humanas - História Only Yesterday Studio Ghibli Isao Takahata Contemporary Japan Revisionism Neoliberalism |
topic |
Memórias de Ontem Studio Ghibli Isao Takahata Japão contemporâneo Revisionismo Neoliberalismo Ciências Humanas - História Only Yesterday Studio Ghibli Isao Takahata Contemporary Japan Revisionism Neoliberalism |
description |
Após um período de crescimento, os anos 1990 marcaram uma estagnação econômica no Japão, o que potencializou duas formas de pensamento: os revisionistas, que idealizavam uma sociedade pré-contato estadunidense, e os reformistas, que buscavam o estabelecimento de medidas neoliberais no país. Mesmo aparentemente antagônicas, as duas formas de pensamento se retroalimentavam. O presente texto de qualificação tem como objetivo analisar a animação Memórias de Ontem, lançada em 1991 sob a direção de Isao Takahata, suas representações e inserção no contexto supracitado. Utiliza-se como metodologia a análise fílmica atrelando as propostas de Vanoye e Goliot-Lete, David Bordwell e Kristin Thompson, bem como o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como principais aportes teóricos, mobiliza-se os conceitos de apropriação, estratégias e táticas segundo Michel de Certeau. Como discussões, identificou-se que Memórias de Ontem se apropria de elementos defendidos por revisionistas, principalmente no que diz respeito à idealização do campo e da vida rural, para agir taticamente criticando o modelo neoliberal, sobretudo no que tange às relações de trabalho e às políticas ambientais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-24 2024-08-26T17:02:29Z 2024-08-26T17:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17300 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CLCH - Departamento de História Programa de Pós-Graduação em História Social Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 65 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823256332468224 |