A figura da mulher pós-moderna : uma análise semântico-discursiva dos contos de fadas do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consentino, Elisângela Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9319
Resumo: Resumo: O propósito deste trabalho é analisar os discursos presentes nas mudanças decorrentes dos contos de fadas clássicos para os contos de fadas atuais das mídias televisivas (cinema), com fundamentação teórico-metodológica pautada nas teorias da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, sob o olhar pecheutiano, e da Semântica Argumentativa com as teorias de Ducrot (1978, 1981, 1987, 1989), Vogt (198), Koch (1998, 22, 24, 25, 27, 211, 212, 214, 216), entre outros O corpus selecionado para análise constitui-se de recortes das cenas do filme Moana (216), de modo que os recursos linguísticos e discursivos utilizados sejam analisados e, assim, os dispositivos teóricos possam mobilizar o movimento entre descrição e interpretação Os objetivos que norteiam essa pesquisa são: a) refletir sobre como a linguagem, a partir dos seus efeitos de sentido nos discursos de domínio político, étnico, social e religioso, em sua relação língua/história/discurso, (re)produz ações e tem o poder de sustentar ideologias por meio da subjetividade, dos sentimentos e da temporalidade; b) discutir o uso dos mecanismos argumentativos como ferramentas na construção da linguagem e seus efeitos de sentido na prática discursiva, visto que a argumentação é um instrumento necessário para a materialização do discurso Cinco são as seções que compõem esta Dissertação : i) Aspectos Discursivos: Conceitos Básicos da Análise do Discurso de Linha Francesa; ii) Argumentação; iii) Contos de Fadas; iv) A Figura do Herói nos Contos de Fadas; v) Análise do Corpus Essa pesquisa busca compreender como e por quais ideologias os discursos dos contos de fadas são atravessados, e de que modo esse atravessamento estabelece a relação de sentido, inserindo-se em determinadas formações discursivas Desse modo, embora a transição dos contos literários para os cinematográficos esteja em um processo gradual, no qual suas personagens princesas, principalmente, Moana, objeto principal de estudo deste trabalho, evidenciem uma desconstrução do estereótipo feminino dos contos clássicos, ainda assim, a análise sócio-histórica mostra que alguns valores tradicionais persistem e que podem ou não ser ressignificados à medida que a mulher consiga se emancipar de determinados traços de idealização da figura feminina, cristalizados nas culturas de tempos passados
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b) discutir o uso dos mecanismos argumentativos como ferramentas na construção da linguagem e seus efeitos de sentido na prática discursiva, visto que a argumentação é um instrumento necessário para a materialização do discurso Cinco são as seções que compõem esta Dissertação : i) Aspectos Discursivos: Conceitos Básicos da Análise do Discurso de Linha Francesa; ii) Argumentação; iii) Contos de Fadas; iv) A Figura do Herói nos Contos de Fadas; v) Análise do Corpus Essa pesquisa busca compreender como e por quais ideologias os discursos dos contos de fadas são atravessados, e de que modo esse atravessamento estabelece a relação de sentido, inserindo-se em determinadas formações discursivas Desse modo, embora a transição dos contos literários para os cinematográficos esteja em um processo gradual, no qual suas personagens princesas, principalmente, Moana, objeto principal de estudo deste trabalho, evidenciem uma desconstrução do estereótipo feminino dos contos clássicos, ainda assim, a análise sócio-histórica mostra que alguns valores tradicionais persistem e que podem ou não ser ressignificados à medida que a mulher consiga se emancipar de determinados traços de idealização da figura feminina, cristalizados nas culturas de tempos passadosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The purpose of this work is to analyze the discourses present in the changes resulting from classic fairy tales to the current fairy tales of the screen media (cinema), with theoreticalmethodological foundation based on the theories of Discourse Analysis (AD), of French line, under the pecheutian perspective, and of Argumentative Semantics with the theories of Ducrot (1978, 1981, 1987, 1989), Vogt (198), Koch (1998, 22, 24, 25, 27, 211, 212, 214, 216), among others The corpus selected for analysis consists of clippings of the scenes from the movie Moana (216), so that the linguistic and discursive resources used are analyzed and, thus, the theoretical devices can mobilize the movement between description and interpretation The objectives that guide this research are: a) to reflect on how language, from its effects of meaning in the discourses of political, ethnic, social and religious domains, in its relation language / history / discourse, (re) produces actions and has the power to sustain ideologies through subjectivity, feelings and temporality; b) to discuss the use of argumentative mechanisms as tools in the construction of the language and their effects of meaning in the discursive practice, since argumentation is a necessary instrument for the materialization of the discourse There are five sections that make up this dissertation: i) Discursive Aspects: Basic Concepts of the Discourse Analysis of the French Line; ii) Argumentation; iii) Fairy Tales; iv) The Figure of the Hero in the Fairy Tales; v) Corpus analysis This research seeks to understand how and by which ideologies the discourses of fairy tales are crossed, and how this crossing establishes the relation of meaning, inserting itself in certain discursive formations Thus although the literary tales to the cinematographic tales is in a gradual process, in which princesses, mainly Moana, the main object of study in this work, show a deconstruction of the female stereotype of classic tales, the analysis sociohistorical shows that some traditional values persist and may or may not be re-signified as the woman is able to emancipate herself from ancient culturesCordeiro, Isabel Cristina [Orientador]Santos, Givan José Ferreira dosOliveira, Esther Gomes deConsentino, Elisângela Costa2024-05-01T11:54:42Z2024-05-01T11:54:42Z2020.0012.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9319porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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