Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8372 |
Resumo: | Resumo: A qualidade do ar de interiores (QAI) pode ser afetada por diversos fatores químicos e físicos como a presença de substâncias indesejáveis em suspensão no ar As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar de interior Diante do exposto, a preocupação em estudar a poluição gerada ou acumulada em salas de aula faz-se necessário para conhecer a concentração desses poluentes, bem como sua composição inorgânica Este estudo teve como objetivo geral avaliar a qualidade do ar interno em sala de aula de escola pública comparando com a do ambiente externo por meio da investigação sobre a composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho em escala micrométrica A amostragem foi realizada no período de 2 de agosto a 4 de setembro de 215 no município de Jacarezinho, Paraná no interior de uma sala de aula de escola pública (Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho), sendo sua localização em área suburbana prevalecendo em seu entorno área industrial, agrícola e desprovimento de estrutura urbana como pavimentação Foram analisadas as concentrações de material particulado grosso e fino utilizando como substrato filtros de fibra de vidro e calculando sua massa por gravimetria e a composição inorgânica efetuada por cromatografia de íons Os dados obtidos indicam forte presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µgm3 (MP2,5) particulado fino e 47,1 µgm3 (MP1) particulado grosso encontrados no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP1 foi de 29,5 µgm3 As concentrações de material particulado podem ser oriundas de fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação, mostrando que a região tem proporcionado influência negativa na qualidade do ar interior e exterior da escola As concentrações em massa de íons inorgânicos solúveis em água predominantes foram sulfato (SO42-), nitrato (NO3-), cloreto (Cl-) e fosfato (PO43-) para todas as distribuições de tamanho amostradas Os dados obtidos nos estágios de impactação mostraram distribuição nas modas de nucleação, acumulação e moda grosseira O diagnóstico que se obtém desses dados comparando com os dias úteis com o fim de semana, mostraram elevada concentração nos dias úteis com média de 53,7 µg m-3 em comparação com o fim de semana que apresentou concentração de 29,3 µg m-3 |
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Qualidade do ar em ambiente interno e externo em relação ao material particulado grosso e fino em escola públicaQuímica atmosféricaÍonsConcentraçãoEscolas públicasArAtmospheric chemistryIonsPublic schoolsAir qualityAirPollutionConcentrationAir qualityStandardsResumo: A qualidade do ar de interiores (QAI) pode ser afetada por diversos fatores químicos e físicos como a presença de substâncias indesejáveis em suspensão no ar As salas de aulas constituem um ambiente interior particular, pois os jovens estudantes, principalmente as crianças, são mais suscetíveis a problemas de saúde vinculados à má qualidade do ar de interior Diante do exposto, a preocupação em estudar a poluição gerada ou acumulada em salas de aula faz-se necessário para conhecer a concentração desses poluentes, bem como sua composição inorgânica Este estudo teve como objetivo geral avaliar a qualidade do ar interno em sala de aula de escola pública comparando com a do ambiente externo por meio da investigação sobre a composição química do material particulado grosso e fino e sua distribuição por tamanho em escala micrométrica A amostragem foi realizada no período de 2 de agosto a 4 de setembro de 215 no município de Jacarezinho, Paraná no interior de uma sala de aula de escola pública (Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho), sendo sua localização em área suburbana prevalecendo em seu entorno área industrial, agrícola e desprovimento de estrutura urbana como pavimentação Foram analisadas as concentrações de material particulado grosso e fino utilizando como substrato filtros de fibra de vidro e calculando sua massa por gravimetria e a composição inorgânica efetuada por cromatografia de íons Os dados obtidos indicam forte presença de material partículado grosso e fino, com concentração média de 13,3 µgm3 (MP2,5) particulado fino e 47,1 µgm3 (MP1) particulado grosso encontrados no interior da sala de aula enquanto que no ambiente externo a concentração para o MP1 foi de 29,5 µgm3 As concentrações de material particulado podem ser oriundas de fontes antrópicas e ressuspensão de partículas do solo causadas por diversas atividades desenvolvidas durante o período de ocupação, mostrando que a região tem proporcionado influência negativa na qualidade do ar interior e exterior da escola As concentrações em massa de íons inorgânicos solúveis em água predominantes foram sulfato (SO42-), nitrato (NO3-), cloreto (Cl-) e fosfato (PO43-) para todas as distribuições de tamanho amostradas Os dados obtidos nos estágios de impactação mostraram distribuição nas modas de nucleação, acumulação e moda grosseira O diagnóstico que se obtém desses dados comparando com os dias úteis com o fim de semana, mostraram elevada concentração nos dias úteis com média de 53,7 µg m-3 em comparação com o fim de semana que apresentou concentração de 29,3 µg m-3Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em QuímicaAbstract: The quality of indoor air (IAQ) can be affected by various chemical and physical factors such as the presence of undesirable substances suspended in the air Classrooms are a particular indoor environment for young students, especially children, are more susceptible to health problems related to poor quality of indoor air Given the above, the concern in studying the pollution generated or accumulated in classrooms it is necessary to know the concentration of these pollutants and their inorganic composition This study aimed to evaluate the quality of indoor air in public school classroom compared to the external environment through research on the chemical composition of the coarse and fine particulate matter and its distribution by size in the micrometer range Sampling was carried out from 2 August to 4 September 215 in the city of Jacarezinho, Paraná inside a public school classroom (Gastao Educational Complex de Mesquita Filho), and its location in suburban area prevailing in their surrounding industrial area, agricultural and dismissal of urban structure as paving concentrations coarse and fine particulate matter using as glass fiber filter substrate and calculating its mass by gravimetry and inorganic composition made by ion chromatography were analyzed The data indicate a strong presence of coarse and fine particulate material, with an average concentration of 133 µgm3 (PM2,5) and fine particulate 47,1 µgm3 (PM1) particulate thick found inside the classroom while the external environment the concentration for PM1 was 29,5 µgm3 The particulate matter concentrations may be derived from anthropogenic sources and resuspension of soil particles caused by many activities during the period of occupation, showing that the region has provided a negative influence on the quality of indoor air and outside of school The mass concentrations of the soluble inorganic ions in water were predominant sulfate (SO42-), nitrate (NO3-), chloride (Cl-) and phosphate (PO43-) for all sampled size distributions The data obtained in the stages of impaction showed distribution in nucleation fashions, accumulation and coarse fashion The diagnosis obtained comparing these data with the weekdays on the weekend, showed high concentration weekday with an average of 53,7 ug m3 compared with the weekend that showed a concentration of 29,3 ug m3Solci, Maria Cristina [Orientador]Martins, Leila DroprinchinskiKillner, Mário Henrique MontazzolliSantos, Débora Rejane Fernandes dos2024-05-01T11:33:20Z2024-05-01T11:33:20Z2016.0020.04.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8372porMestradoQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em QuímicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - 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