A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Juliana Bueno Grizos de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17357
Resumo: Esta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitados
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A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosThis investigation was carried out with 4th grade elementary school students from the Municipal Education System of Londrina, located at the "União da Vitória IV" neighborhood. The study aims at analyzing the process of building the notion of belonging to the city of Londrina , through a didactic sequence of History and Geography, supported by the methodology of theProject "Conhecer Londrina". The investigation implemented a didactic sequence of History and Geography, containing ten data collection protocols, which were registered through written and oral productions. The protocols were: creation of a dictionary, creation of a spontaneous dictionary, creation of the fact and presentation of the visitor, llustration of the city, conversation about the neighborhood, illustration of the neighborhood, implementation of the course of the Project "Conhecer Londrina", elaboration of a visit script, journey with the visitor, closing the didactic sequence through discussions and written production. Throughout the dissertation it was discussed what in the research is characterized as studies of the city with emphasis on the notion of belonging bu the reading and discussion of the book collections of Miranda and Siman (2013), Paim and Guimarães (2017) and Siman and Miranda (2017). The research approaches what is currently characterized as teaching the city in schools. An analysis of the Project "Conhecer Londrina" is carried out in its historical and political aspects and the ways it materializes in a specific reality is presented. This study indicates that students from "União da Vitória IV” neighborhood had no notions of belonging to the city, due to the geographical and social conditions of their community that prevented them from moving around the city. Although they understood that the neighborhood is cartographically part of the city of Londrina, they did not demonstrate the experience of this understanding, which was noticeable throughout the didactic sequence.Throughout the didactic sequence, through the protocols, and when moving through the city, supported by a specific methodology, children had their notions of belonging to the city changed, starting from not belonging to the ability to present the city to a visitor, elaborating narratives about the places visitedOliveira, Sandra Regina Ferreira deMeinerz, Carla BeatrizOliveira, Francismara Neves deCarvalho, Juliana Bueno Grizos de2024-08-30T17:24:56Z2024-08-30T17:24:56Z2020-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17357porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina189 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-31T06:09:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-31T06:09:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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