Leitura e práticas pedagógicas : possibilidades de leitura crítica na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosangela Miola Galvão de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14606
Resumo: Resumo: Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga atividades de ensino com foco nos aspectos didático-pedagógicos A investigação envolveu a pesquisadora, alunos de três instituições públicas de ensino da Rede Estadual de Educação do Paraná, professores bolsistas do projeto “A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a avaliação da aprendizagem” A pesquisa situa-se no campo dos fundamentos teórico-metodológicos da educação e volta-se para o estudo teórico do conceito de leitura na perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica Defende-se que o ensino de leitura na educação escolar tem por objetivo a desfetichização da realidade humana Para tanto, a análise da singularidade, da particularidade e da universalidade se faz necessária Por meio da análise social qualitativa, procura-se compreender essa particularidade como forma de expressão da visão global da sociedade capitalista Esta pesquisa apresenta uma abordagem lógica gnoseológica das singularidades dos envolvidos, para compreender as contradições presentes nessa mesma sociedade que forma serem alienantes e alienados Diante desta realidade, delineou-se o seguinte problema: O trabalho docente com Projetos de Intervenção em leitura baseados na corrente teórica do Materialismo pode constituir-se em forma mediadora de superação da leitura ingênua em estudantes da Educação Básica? Suscitou-se a hipótese de que o processo de ensino e aprendizagem da leitura à luz do pensamento dialético se apresenta como possibilidade para a melhoria da leitura Definiu-se como objetivo geral, analisar como os alunos percebem nos textos a existência de alguma dimensão do discurso, segundo a concepção materialista, a partir da análise do cenário no qual estão imersos os estudantes, tendo como parâmetro a prática pedagógica mediadora, desenvolvida em sala de aula com Projetos de Intervenção em leitura Determinou-se como objetivos específicos: Buscar a compreensão da formação da sociedade atual e a influência desta sociedade na educação Também, as contribuições da leitura, linguagem e literatura, para o desenvolvimento do homem Como metodologia da pesquisa participante foram realizadas Atividades de leitura crítica antes e depois da aplicação de Projetos de Intervenção em leitura, no intuito de observar as melhorias da leitura crítica dos estudantes pautadas no trabalho pedagógico mediado pelo professor e por unidades didáticas Os resultados indicam que os alunos antes da Intervenção apenas faziam a descrição de partes dos textos, sem o apontamento de possíveis dimensões, após as aulas de Intervenção, os alunos buscaram relacionar partes dos textos com as dimensões trabalhadas O trabalho pedagógico possibilitou a melhoria da leitura dos estudantes no que concerne a identificação das dimensões: sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, históricas, étnicas e outras No entanto, as justificativas apresentadas para as dimensões podem ser consideradas elementares, pois apenas apontar as dimensões não é suficiente para o entendimento de totalidade, sendo necessário o trabalho com os conceitos que as envolve Considera-se que são vários os fatores que interferem na apropriação da leitura crítica: pouco estímulo do ambiente escolar, formação docente insuficiente para o trabalho com a leitura, o crescente processo de alienação da sociedade atual
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Suscitou-se a hipótese de que o processo de ensino e aprendizagem da leitura à luz do pensamento dialético se apresenta como possibilidade para a melhoria da leitura Definiu-se como objetivo geral, analisar como os alunos percebem nos textos a existência de alguma dimensão do discurso, segundo a concepção materialista, a partir da análise do cenário no qual estão imersos os estudantes, tendo como parâmetro a prática pedagógica mediadora, desenvolvida em sala de aula com Projetos de Intervenção em leitura Determinou-se como objetivos específicos: Buscar a compreensão da formação da sociedade atual e a influência desta sociedade na educação Também, as contribuições da leitura, linguagem e literatura, para o desenvolvimento do homem Como metodologia da pesquisa participante foram realizadas Atividades de leitura crítica antes e depois da aplicação de Projetos de Intervenção em leitura, no intuito de observar as melhorias da leitura crítica dos estudantes pautadas no trabalho pedagógico mediado pelo professor e por unidades didáticas Os resultados indicam que os alunos antes da Intervenção apenas faziam a descrição de partes dos textos, sem o apontamento de possíveis dimensões, após as aulas de Intervenção, os alunos buscaram relacionar partes dos textos com as dimensões trabalhadas O trabalho pedagógico possibilitou a melhoria da leitura dos estudantes no que concerne a identificação das dimensões: sociais, políticas, econômicas, culturais, psicológicas, históricas, étnicas e outras No entanto, as justificativas apresentadas para as dimensões podem ser consideradas elementares, pois apenas apontar as dimensões não é suficiente para o entendimento de totalidade, sendo necessário o trabalho com os conceitos que as envolve Considera-se que são vários os fatores que interferem na apropriação da leitura crítica: pouco estímulo do ambiente escolar, formação docente insuficiente para o trabalho com a leitura, o crescente processo de alienação da sociedade atualDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study is part of the Research Teaching Line: Knowledge and Practices of Teacher Action Center which investigates teaching activities focusing on educational and pedagogical aspects This research involved the researcher, students of three education public institutions of the State of Paraná Education Network and fellows teachers of the project "The pedagogical praxis: concretizing possibilities for the learning evaluation" The research lies in the field of theoretical and methodological foundations of education and turns to the theoretical study of the reading concept from the perspective of the Historical and Dialectical Materialism, of Theory of Cultural History and the Historical-Critical Pedagogy It defends the thesis that the reading instruction in school education has the purpose of clarify the human reality Therefore, the analysis of uniqueness, of particularity and universality are made necessary Through qualitative social analysis, we try to understand this particularity as an expression of global vision of capitalist society This research presents a gnoseological logical approach to the singularities of those involved to understand the contradictions present in the same way that society be alienating and alienated Given this reality outlined the following problem: Teaching work with reading intervention projects based on theoretical Materialism current can be constituted in mediating way of overcoming naive reading for students of basic education? There arose the hypothesis that the process of teaching and learning to read in the light of dialectical thought is presented as a possibility for improving reading Was defined as general objective, to analyze how the students realize in the texts the existence of some dimension of speech, according to the materialist conception, from the scenario analysis in which they are immersed students, having as parameter the mediator pedagogical practice developed in classroom with reading intervention projects It was determined the following objectives: Seek the understanding of the formation of contemporary society and the influence of society in education Also, the contributions of reading, language and literature for the development of man As of participatory research methodology were held critical reading activities before and after the application of Intervention Projects in reading, in order to observe the improvements of critical reading of students grounded in pedagogical work mediated by the teacher and teaching units The results indicate that the students before the intervention only made the description of parts of the text, without the appointment of possible dimensions, after the intervention classes, students sought to relate parts of the texts with the dimensions The pedagogical work made it possible to improve the reading of the students regarding the identification of dimensions: social, political, economic, cultural, psychological, historical, ethnic and others However, the justifications given for the dimensions can be considered basic, because only point out the dimensions is not sufficient for the whole understanding, it is necessary to work with the concepts surrounding it It is considered that there are several factors that interfere in the critical reading ownership: few stimulus in the school ambient, inadequate teacher training to work with reading, the growing process of alienation of contemporary societyFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Galuch, Maria Terezinha BellandaOliveira, Katya Luciane deBarros, Marta Silene FerreiraFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Oliveira, Rosangela Miola Galvão de2024-05-01T14:33:32Z2024-05-01T14:33:32Z2015.0003.12.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14606porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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