Análise da estrutura dimensional do Demand Control Support Questionnaire e fatores ocupacionais associados às demandas psicológicas, ao controle e ao trabalho de alta exigência em professores do ensino básico de Londrina (PR)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15257 |
Resumo: | Resumo: A docência é considerada uma profissão estressante e seu exercício é permeado por condições de trabalho adversas O Demand Control Support Questionnaire (DCSQ) considera o trabalho de alta exigência como decorrente da combinação entre altas demandas psicológicas e baixo controle no processo de trabalho e tem sido utilizado para investigar associação entre estresse e desfechos negativos em saúde Este estudo tem como objetivo analisar a estrutura dimensional do Demand Control Support Questionnaire e fatores ocupacionais associados às demandas psicológicas, ao controle e ao trabalho de alta exigência em professores do ensino básico de Londrina (PR) Trata-se de um estudo transversal A população foi composta por 842 professores das 2 escolas com maior número de docentes da rede estadual do município Informações ocupacionais foram obtidas por meio de entrevistas no período de agosto de 212 a junho de 213 Dados sociodemográficos e o DCSQ faziam parte de um questionário autorrespondido Análises fatoriais confirmatórias e exploratórias foram utilizadas na avaliação da dimensionalidade do DSCQ Para o estudo de associação das dimensões e subdimensões do DSCQ com fatores ocupacionais foi utilizada a análise de regressão logística com cálculo das razões de odds (OR) e respectivos intervalos de confiança (IC 95%) Nos modelos multivariados finais permaneceram as variáveis com p < ,5 Os resultados da análise fatorial confirmatória apoiaram o intrumento formado por quatro dimensões: demandas psicológicas, uso de habilidades, autonomia para decisão e apoio social, com melhor ajuste do modelo com exclusão do item “trabalho repetitivo” No estudo de associação, após ajustes, altas demandas psicológicas foram associadas (p<,5) com idade mais jovem, maior tempo de trabalho na docência, percepção regular/ruim sobre a remuneração, sobre a quantidade de alunos por sala de aula e sobre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de à violência sofrida nos 12 meses anteriores à entrevista Para a dimensão controle foram observadas diferenças nas associações em sua forma combinada (uso de habilidades e autonomia de decisão) e naquelas que consideraram separadamente estas duas subdimensões Carga horária maior que 4 horas (OR=1,72; IC 95%=1,5-2,82), percepção negativa em relação à remuneração (OR=1,93; IC 95%=1,41-2,65), à quantidade de alunos por sala de aula (OR=1,43; IC 95%=1,3-1,99), ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (OR=2,36; IC 95%=1,71-3,26) e ter sofrido violência na escola nos 12 meses anteriores à entrevista (OR=1,84; IC 95%=1,31-2,58) foram significativamente associados ao trabalho de alta exigência No entanto, após análise estratificada por grupos de maior e menor apoio social no trabalho, as variáveis carga horária acima de 4 horas e percepção regular/ruim em relação à quantidade de alunos por sala foram significativas apenas no grupo de menor apoio social Os resultados revelam que condições específicas de trabalho e percepções dos professores sobre seu ambiente laboral estão associadas a altas demandas psicológicas, baixo controle e ao trabalho de alta exigência e que o apoio social no trabalho atua como moderador em algumas dessas associações |
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IC 95%=1,5-2,82), percepção negativa em relação à remuneração (OR=1,93; IC 95%=1,41-2,65), à quantidade de alunos por sala de aula (OR=1,43; IC 95%=1,3-1,99), ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (OR=2,36; IC 95%=1,71-3,26) e ter sofrido violência na escola nos 12 meses anteriores à entrevista (OR=1,84; IC 95%=1,31-2,58) foram significativamente associados ao trabalho de alta exigência No entanto, após análise estratificada por grupos de maior e menor apoio social no trabalho, as variáveis carga horária acima de 4 horas e percepção regular/ruim em relação à quantidade de alunos por sala foram significativas apenas no grupo de menor apoio social Os resultados revelam que condições específicas de trabalho e percepções dos professores sobre seu ambiente laboral estão associadas a altas demandas psicológicas, baixo controle e ao trabalho de alta exigência e que o apoio social no trabalho atua como moderador em algumas dessas associaçõesTese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde ColetivaAbstract: Teaching is considered as high-stress occupation that is associated with adverse working conditions The Demand Control Support Questionnaire (DCSQ) considers that job strain is a consequence of high psychological demands in combination with low job decision latitude and has been used to investigate the association between job stress and adverse health outcomes This study aimed to analyze the dimensional structure of the DCSQ and to examine occupational factors associated with psychological demands, job control and job strain among elementary school teachers We conducted a cross-sectional study including 842 elementary school teachers from 2 public state schools in the city of Londrina, southern Brazil Those schools with the largest teaching staff were selected to participate in the study Occupational information was collected through interviews from August 212 to June 213 The DCSQ was self-administered and sociodemographic data was collected within the questionnaire We performed both confirmatory factor analysis and exploratory factor analysis to analyze the dimensional strucuture of the DSCQ To assess the association of the dimensions and subdimensions of the DSCQ with occupational factors we used logistic regression analysis and calculated odds ratios (OR) and their related confidence intervals (95%CI) The final multivariate models included variables with p<5 The confirmatory factor analysis results supported the quesitonnaire’s four dimensional structure: psychological demands, skill discretion, decision authority and social support at work The best-fit model was achieved by after excluding the repetitive work item After adjustment high psychological demands were associated (p<5) with younger age, more senior teachers, fair/poor perception of pay, number of students per class, and balance between personal and professional life, as well as experiencing violence at school in the 12 months preceding the interview For the dimension control there were differences in the association with combined items (skill discretion and decision authority) and when each subdimension was analyzed separately Workload of more than 4 hours per week (OR 172; 95%CI 15–282), fair/poor perceived of pay (OR 193; 95%CI 141–265), number of students per class (OR 143; 95%CI 13–199), balance between personal and professional life (OR 236; 95%CI 171–326), and experiencing violence at school (OR 184; 95%CI 131–258) were significantly associated with high job strain After stratification by high and low social support at work, the variables workload of more than 4 hours per week and fair/poor perceived for the number of students per class were only significant among those with low social support The study found that specific characteristics related to working conditions and perceived work environment were associated with high psychological demands, low job control and high job strain and that social support at work acts as a moderator in some of these associations”Andrade, Selma Maffei de [Orientador]Hökerberg, Yara Hahr MarquesBenevides-Pereira, Ana Maria TeresaHaddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoDurán González, AlbertoMesas, Arthur Eumann [Coorientador]Birolim, Marcela Maria2024-05-01T14:46:33Z2024-05-01T14:46:33Z2015.0025.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15257porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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