Desenvolvimento de um jogo digital para educação sexual de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazza, Lilian Cerri
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8386
Resumo: Resumo: Crianças e adolescentes possuem o direito de serem informados sobre os cuidados com seus corpos e sobre as mudanças que ocorrem devido à essas fases do desenvolvimento Informações aumentam a probabilidade de emissão de comportamentos saudáveis como o sexo seguro, uso de preservativo etc Esse trabalho tem por objetivo descrever o processo de construção do protótipo de um jogo de aventura com elementos de RPG para educação sexual de adolescentes e pré-adolescentes, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais Inicialmente os objetivos gerais do jogo foram definidos de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos PCNs para o ensino sobre sexualidade a alunos do ensino fundamental Os objetivos gerais foram decompostos de maneira a indicar as ações que os participantes devem ser capazes de executar durante e ao final do jogo Em seguida, considerando-se a população-alvo do jogo (crianças e pré-adolescentes) foram estabelecidos o enredo e a mecânica O enredo do jogo se configura por uma caça ao tesouro proposta pela escola da personagem principal Os cenários do jogo retratam diferentes locais de uma cidade (eg, escola, universidade, hospital, posto de saúde e uma área rural) Após escolher seu avatar o jogador recebe missões que o obriga a percorrer os diferentes locais da cidade, coletando informações e interagindo com avatares do próprio jogo A cada missão cumprida o jogador ganha uma medalha e, ao final, um troféu Após cumprida cada missão, o jogador tem de responder a perguntas que visam a avaliar o desempenho do jogador diante das intruções do jogo Após a construção do jogo seguiu-se para sua avaliação Para tanto empregou-se o modelo de design iterativo no qual a cada partida de teste são conduzidas avaliações para verificar a adequação e eventuais problemas são alvo de alterações no protótipo seguinte O jogo foi testado com um participante de 1 anos que cursa o 7? ano do Ensino Fudamental Incialmente ele respondeu a 25 perguntas referentes ao tema abordado pelo jogo (Pré-intervenção) Em seguida, foram realizadas três sessões com o jogo (Intervenção) Por fim, as questões foram reaplicadas e seu desempenho avaliado quanto aos objetivos de ensino, engajamento e usabilidade (Pós-intervenção e Follow up) Observou-se um pequeno aumento do numero de respostas corretas na fase de pós-avaliação e de follow up em relação à pré-intervenção Observou-se que erros no jogo e instruções muito longas atrapalharam o desempenho do jogador e o seu engajamento e gerou problemas em relação a usabilidade Correções devem ser realizadas no protótipo do jogo e novas avaliações realizadas
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ano do Ensino Fudamental Incialmente ele respondeu a 25 perguntas referentes ao tema abordado pelo jogo (Pré-intervenção) Em seguida, foram realizadas três sessões com o jogo (Intervenção) Por fim, as questões foram reaplicadas e seu desempenho avaliado quanto aos objetivos de ensino, engajamento e usabilidade (Pós-intervenção e Follow up) Observou-se um pequeno aumento do numero de respostas corretas na fase de pós-avaliação e de follow up em relação à pré-intervenção Observou-se que erros no jogo e instruções muito longas atrapalharam o desempenho do jogador e o seu engajamento e gerou problemas em relação a usabilidade Correções devem ser realizadas no protótipo do jogo e novas avaliações realizadasDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Children and adolescents have the right to be informed about the care of their bodies and the changes that occur due to these stages of development Information increases the likelihood of emitting healthy behaviors such as safe sex, condom use, etc This work aims to describe the process of building the prototype of an adventure game with RPG elements for sexual education of teenagers and pre-teens, based on the National Curriculum Parameters Initially, the general objectives of the game were defined according to the guidelines established by the PCNs for teaching sexuality to elementary school students The general objectives were broken down to indicate the actions that the participants must be able to perform during and at the end of the game Then, considering the target population of the game (children and preadolescents), the plot and mechanics were established The game's plot is shaped by a treasure hunt proposed by the main character's school The game's scenarios depict different locations in a city (eg, school, university, hospital, health clinic and a rural area) After choosing his avatar, the player receives missions that oblige him to travel through different places in the city, collecting information and interacting with avatars of the game itself For each mission accomplished, the player wins a medal and, at the end, a trophy After completing each mission, the player must answer questions that aim to assess the player's performance in the face of the game's instructions After the construction of the game, it was followed for its evaluation For that, the iterative design model was used, in which each test start, evaluations are conducted to check the suitability and eventual problems are subject to changes in the next prototype The game was tested with a 1-year-old participant who is attending the 7th year of elementary education Initially, he answered 25 questions regarding the topic addressed by the game (Pre-intervention) Then there were three sessions with the game (Intervention) Finally, the questions were reapplied and their performance was evaluated in terms of teaching, engagement and usability objectives (Post-intervention and Follow up) There was a small increase in the number of correct responses in the post-evaluation and follow-up phase in relation to the pre-intervention It was observed that errors in the game and very long instructions hindered the player's performance and engagement and created problems in terms of usability Corrections must be made to the prototype of the game and new tests carried outGil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]Haydu, Verônica BenderFigueiró, Mary Neide DamicoMazza, Lilian Cerri2024-05-01T11:33:23Z2024-05-01T11:33:23Z2020.0010.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8386porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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