Bem-estar dos profissionais de educação física que exercem pluriemprego
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8689 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre pluriemprego e bem-estar do trabalhador da área da Educação Física considerando aspectos vinculados ao estilo de vida, trabalho e saúde A pesquisa ocorreu em duas fases, a primeira de forma quantitativa, com amostra composta por 52 trabalhadores da área de Educação Física com característica ocupacional de pluriemprego nos municípios pertencentes à microrregião de Loanda/PR Os instrumentos aplicados foram: Questionário Sociodemográfico, Perfil do Estilo de Vida Individual, Escala de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho de Walton, Avaliação da Síndrome de Burnout no Trabalho e Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares Os dados coletados foram avaliados conforme a análise de Clusters A segunda fase de caráter qualitativa, com amostra formada por sorteio de 16 trabalhadores da área da Educação Física que participaram da primeira fase do estudo, através de entrevista semiestruturada Os dados coletados foram categorizados pela análise de conteúdo Os resultados da primeira fase do estudo apontaram três grupos de professores Destaca-se que o estilo de vida global de todos os grupos era positivo, embora que o cluster 3 possuía estilo de vida positivo em todas as dimensões, cluster 1 obteve estilo de vida intermediário, somente no componente atividade física e o cluster 2 alcançou estilo de vida intermediário nos componentes: alimentação, atividade física, comportamentos preventivos e controle de estresse Em relação a satisfação no trabalho, observou-se que em ambos os vínculos empregatícios a avaliação global foi de satisfação intermediaria Ao verificar os componentes da satisfação no trabalho percebeu-se que o cluster 1 demonstrou satisfação em ambos vínculos empregatícios, os clusters 2 e 3 tiveram maior satisfação com o vínculo secundário Sobre os problemas osteomusculares, no geral os profissionais não apontaram possuir chances de desenvolver síndromes, embora notou-se que os profissionais dos clusters 1 e 3 não apresentaram escores positivos em nenhuma dimensão Somente o grupo 2 apresentou escore positivo na dimensão dores Em relação a síndrome de burnout, observou-se que no geral os profissionais não apresentaram possibilidade de desenvolverem a patologia Os clusters 1 e 2 não apresentaram escores positivos em nenhuma dimensão, somente o cluster 3 apontou escore negativo no componente desgaste psíquico Ao considerar os aspectos pessoais e profissionais, os resultados indicaram que os indivíduos do cluster 1 possuem uma percepção satisfatória em relação ao bem-estar pessoal e profissional, já os integrantes do cluster 2 possuem percepção intermediaria relacionada ao bem-estar pessoal e profissional e os indivíduos do cluster 3 possuem uma percepção pessoal de bem-estar satisfatória e intermediaria profissional |
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Bem-estar dos profissionais de educação física que exercem pluriempregoProfissional de educação físicaSatisfação no trabalhoQualidade de vidaJob satisfactionQuality of lifeResumo: O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre pluriemprego e bem-estar do trabalhador da área da Educação Física considerando aspectos vinculados ao estilo de vida, trabalho e saúde A pesquisa ocorreu em duas fases, a primeira de forma quantitativa, com amostra composta por 52 trabalhadores da área de Educação Física com característica ocupacional de pluriemprego nos municípios pertencentes à microrregião de Loanda/PR Os instrumentos aplicados foram: Questionário Sociodemográfico, Perfil do Estilo de Vida Individual, Escala de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho de Walton, Avaliação da Síndrome de Burnout no Trabalho e Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares Os dados coletados foram avaliados conforme a análise de Clusters A segunda fase de caráter qualitativa, com amostra formada por sorteio de 16 trabalhadores da área da Educação Física que participaram da primeira fase do estudo, através de entrevista semiestruturada Os dados coletados foram categorizados pela análise de conteúdo Os resultados da primeira fase do estudo apontaram três grupos de professores Destaca-se que o estilo de vida global de todos os grupos era positivo, embora que o cluster 3 possuía estilo de vida positivo em todas as dimensões, cluster 1 obteve estilo de vida intermediário, somente no componente atividade física e o cluster 2 alcançou estilo de vida intermediário nos componentes: alimentação, atividade física, comportamentos preventivos e controle de estresse Em relação a satisfação no trabalho, observou-se que em ambos os vínculos empregatícios a avaliação global foi de satisfação intermediaria Ao verificar os componentes da satisfação no trabalho percebeu-se que o cluster 1 demonstrou satisfação em ambos vínculos empregatícios, os clusters 2 e 3 tiveram maior satisfação com o vínculo secundário Sobre os problemas osteomusculares, no geral os profissionais não apontaram possuir chances de desenvolver síndromes, embora notou-se que os profissionais dos clusters 1 e 3 não apresentaram escores positivos em nenhuma dimensão Somente o grupo 2 apresentou escore positivo na dimensão dores Em relação a síndrome de burnout, observou-se que no geral os profissionais não apresentaram possibilidade de desenvolverem a patologia Os clusters 1 e 2 não apresentaram escores positivos em nenhuma dimensão, somente o cluster 3 apontou escore negativo no componente desgaste psíquico Ao considerar os aspectos pessoais e profissionais, os resultados indicaram que os indivíduos do cluster 1 possuem uma percepção satisfatória em relação ao bem-estar pessoal e profissional, já os integrantes do cluster 2 possuem percepção intermediaria relacionada ao bem-estar pessoal e profissional e os indivíduos do cluster 3 possuem uma percepção pessoal de bem-estar satisfatória e intermediaria profissionalDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The objective of this study was to analyze the relationship between multiple employment and well-being of workers in the Physical Education area, considering aspects related to lifestyle, work and health The research was carried out in two phases The first phase was quantitative, with a sample composed of 52 Physical Education workers with occupational characteristics of multiple employment in counties belonging to the micro-region of Loanda / PR The instruments applied were: Sociodemographic Questionnaire, Individual Lifestyle Profile, Walton Quality of Work Life Rating Scale, Work Burnout Syndrome Assessment Questionnaire and Nordic Musculoskeletal Symptoms Questionnaire The data collected were evaluated according to clusters analysis The second phase was qualitative, with a sample formed by a draw of 16 workers from the Physical Education area who participated in the first phase of the study, using a semi-structured interview The data collected were categorized by content analysis The results of the first phase of the study indicated three clusters of professionals It was emphasized that the overall lifestyle of all groups was positive, although Cluster 3 had a positive lifestyle in all dimensions, Cluster 1 obtained an intermediary lifestyle only in the physical activity component and Cluster 2 reached an intermediate lifestyle in the components: eating habits, physical activity, preventive behaviors and stress control Regarding job satisfaction, it was observed that in both employment relationships the overall evaluation was of intermediate satisfaction When verifying the components of job satisfaction, it was noticed that Cluster 1 showed satisfaction in both employment bonds, Clusters 2 and 3 had greater satisfaction with the secondary bond Concerning musculoskeletal problems, professionals generally did not report chances of developing any syndrome, although it was noticed that professionals from Clusters 1 and 3 did not present positive scores in any dimension Only Cluster 2 presented a positive score in the pain dimension In relation to burnout syndrome, it was observed that, in general, professionals did not show any possibility of developing pathologies However, Clusters 1 and 2 did not present negative scores in any dimension, only Cluster 3 pointed negative score in the component psychic weakening When considering the personal and professional aspects of Physical Education professionals who had multiple employment, the results indicated that individuals in Cluster 1 have a satisfactory perception regarding personal and professional well-being, members of Cluster 2 have intermediate perception related to the personal and professional well-being and individuals in Cluster 3 have a personal perception of satisfaction and an intermediate professional well-beingBoth, Jorge [Orientador]Barbosa-Rinaldi, Ieda ParraNascimento, Juarez Vieira doBatillani, Tiago Garcia2024-05-01T11:39:45Z2024-05-01T11:39:45Z2018.0011.10.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8689porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - 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