Influência das camadas que compõem a estrutura de pavimentos intertravados de blocos de concreto permeável relativo à permeabilidade e remoção de contaminantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9256 |
Resumo: | Resumo: A impermeabilização do solo devido ao aumento da urbanização vem causando grandes problemas ambientais e tem contribuído para catástrofes hídricas através do aumento de inundações, que são consequentes do escoamento ineficiente das águas pluviais Além disso, as mudanças radicais do ciclo hidrológico, trazem sérias consequências ambientais e sociais, o que agrava ainda mais o problema, tornando o insustentável à longo prazo Desta forma, é imprescindível o estudo de novos materiais a fim de obter uma resposta à essa problemática O pavimento de concreto permeável é considerado um material de construção sustentável, uma vez que possui a capacidade de reduzir o escoamento das águas pluviais, melhorando a qualidade da água de recarga do lençol freático e reduzindo os impactos causados pela impermeabilização do solo Assim, os pavimentos de concreto permeável assumem o papel de medida mitigadora do escoamento superficial, com principal atuação na diminuição dos picos de cheia Considerando as poucas aplicações dos pavimentos permeáveis no Brasil, diversos autores vêm estudando estes materiais No entanto, verificou-se a ausência de estudos relacionadas à estrutura de pavimentos de concreto permeável Portanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a influência das camadas que compõem a estrutura de pavimentos intertravados de concreto permeável através de ensaios realizados em corpos de prova O trabalho foi dividido em três etapas, Estudo I, Estudo II e Estudo III De posse dos resultados, verificou-se que a permeabilidade, a quantidade de água retida na estrutura e a capacidade de remoção de contaminantes contidos na água foram diretamente influenciadas pelo tipo de material, bem como pela estrutura utilizada A permeabilidade das estruturas variou de ,9 a ,23 mm/s, enquanto que a quantidade de água retida no interior das camadas variou de ,2 a ,19 L As estruturas compostas por três camada (revestimento/assentamento/base) contendo materiais de granulometria descontínua apresentaram maior permeabilidade e menor quantidade de água em seu interior Já as estruturas constituídas por quatro camadas (revestimento/assentamento/base/sub-base), obtiveram uma melhora na qualidade da água, possuindo uma significativa capacidade de remover contaminantes contidos na água A partir dos resultados encontrados, foi possível determinar que, a estrutura composta por assentamento de areia fina e base de brita 1, é a mais indicada para ser utilizada em pavimentação com blocos de concreto permeável cujo objetivo é diminuir o escoamento superficial Por outro lado, quando o objetivo for diminuir a concentração de poluentes e contaminantes contidos na água, a estrutura mais recomendada para ser utilizada é a que utiliza assentamento de areia fina, base de pó de pedra e sub-base de brita 1 A escolha dos materiais que irão compor uma obra de pavimentação permeável deve levar em consideração seu desempenho e sua disponibilidade, enquanto que a escolha da estrutura deve levar em consideração o objetivo da implantação do pavimento permeável, devendo ser consideradas as características do local |
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Influência das camadas que compõem a estrutura de pavimentos intertravados de blocos de concreto permeável relativo à permeabilidade e remoção de contaminantesSoloimpermeabilizaçãoPavimentos permeáveis (Engenharia civil)Soil - waterproofingPermeable floors (Civil engineering)Resumo: A impermeabilização do solo devido ao aumento da urbanização vem causando grandes problemas ambientais e tem contribuído para catástrofes hídricas através do aumento de inundações, que são consequentes do escoamento ineficiente das águas pluviais Além disso, as mudanças radicais do ciclo hidrológico, trazem sérias consequências ambientais e sociais, o que agrava ainda mais o problema, tornando o insustentável à longo prazo Desta forma, é imprescindível o estudo de novos materiais a fim de obter uma resposta à essa problemática O pavimento de concreto permeável é considerado um material de construção sustentável, uma vez que possui a capacidade de reduzir o escoamento das águas pluviais, melhorando a qualidade da água de recarga do lençol freático e reduzindo os impactos causados pela impermeabilização do solo Assim, os pavimentos de concreto permeável assumem o papel de medida mitigadora do escoamento superficial, com principal atuação na diminuição dos picos de cheia Considerando as poucas aplicações dos pavimentos permeáveis no Brasil, diversos autores vêm estudando estes materiais No entanto, verificou-se a ausência de estudos relacionadas à estrutura de pavimentos de concreto permeável Portanto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a influência das camadas que compõem a estrutura de pavimentos intertravados de concreto permeável através de ensaios realizados em corpos de prova O trabalho foi dividido em três etapas, Estudo I, Estudo II e Estudo III De posse dos resultados, verificou-se que a permeabilidade, a quantidade de água retida na estrutura e a capacidade de remoção de contaminantes contidos na água foram diretamente influenciadas pelo tipo de material, bem como pela estrutura utilizada A permeabilidade das estruturas variou de ,9 a ,23 mm/s, enquanto que a quantidade de água retida no interior das camadas variou de ,2 a ,19 L As estruturas compostas por três camada (revestimento/assentamento/base) contendo materiais de granulometria descontínua apresentaram maior permeabilidade e menor quantidade de água em seu interior Já as estruturas constituídas por quatro camadas (revestimento/assentamento/base/sub-base), obtiveram uma melhora na qualidade da água, possuindo uma significativa capacidade de remover contaminantes contidos na água A partir dos resultados encontrados, foi possível determinar que, a estrutura composta por assentamento de areia fina e base de brita 1, é a mais indicada para ser utilizada em pavimentação com blocos de concreto permeável cujo objetivo é diminuir o escoamento superficial Por outro lado, quando o objetivo for diminuir a concentração de poluentes e contaminantes contidos na água, a estrutura mais recomendada para ser utilizada é a que utiliza assentamento de areia fina, base de pó de pedra e sub-base de brita 1 A escolha dos materiais que irão compor uma obra de pavimentação permeável deve levar em consideração seu desempenho e sua disponibilidade, enquanto que a escolha da estrutura deve levar em consideração o objetivo da implantação do pavimento permeável, devendo ser consideradas as características do localDissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilAbstract: The waterproofing of the soil due to increased urbanization has been causing many environmental problems and has contributed to water catastrophes through increased flooding, which is a consequence of inefficient rainwater runoff Moreover, the radical changes in the hydrological cycle bring serious environmental and social consequences, which further aggravate the problem, making it unsustainable in the long term Thus, it is essential to study new materials in order to obtain an answer to this problem The permeable concrete pavement is considered a sustainable building material, since it has the ability to reduce rainwater runoff, improve the quality of groundwater recharge and reduce the impacts caused by soil sealing Thereby, permeable concrete pavement assumes the role of a runoff mitigation measure, mainly reducing flood peaks Considering the few applications of permeable pavements in Brazil, several authors have studied these materials However, there is an absence of studies related to the structure of permeable concrete pavement Therefore, the present work aims to verify the influence of the layers that make up the structure of permeable concrete interlocked pavement through tests performed on specimens The work was divided into three stages, Study I, Study II and Study III The results showed that the permeability, the amount of water retained in the structure, and the ability to remove contaminants contained in the water were directly influenced by the type of material, as well as, the structure used The permeability of the structures ranged from 9 to 23 mm/s, while the amount of water retained within the layers ranged from 2 to 19 L The structures composed of three layers (coating/settlement/base) containing materials of discontinuous granulometry showed higher permeability and less water in their interior However, the structures consisting of four layers (coating/settlement/base/sub-base), on the other hand, obtained an improvement in water quality, possessing a significant capacity to remove contaminants contained in the water From the results found, it was possible to determine that the structure composed of fine sand and gravel 1 base is the most suitable to use in paving with permeable concrete blocks, which objective is to reduce surface runoff On the other hand, when the objective is to decrease the concentration of pollutants and contaminants contained in the water, the most recommended structure to be used is the one that uses fine sand laying, stone powder base and gravel 1 sub-base The choice of materials that will compose a permeable paving work must take into consideration their performance and availability, while the choice of structure must take into consideration the objective of the permeable paving implementation, and also the characteristics of the site must be consideredToralles, Berenice Martins [Orientador]De Angelis Neto, GenerosoPinheiro, Rinaldo José BarbosaWojahn, Rael Ernani2024-05-01T11:52:13Z2024-05-01T11:52:13Z2021.0017.12.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9256porMestradoEngenharia CivilCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - 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