As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colman, Diego Armando Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676
Resumo: Resumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída
id UEL_36d0c47fd4106a42c15ad56855330f2c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16676
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciênciasInterpretação ambientalEducação ambientalTrilhasCiênciaEstudo e ensinoEnvironmental educationTrailsStudy and teachingScienceResumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construídaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work seeks to understand the limits and possibilities within Environmental Education (EE), thus appearing as a strategy to work on the individual's awareness so that the individual is able to assess the real importance of the environment that surrounds him One of the ways to promote EE is through Environmental Interpretation (EI), characterized as a momentary process of awareness and that has as important tool the so-called interpretive trails developed in non-formal spaces For the work to be developed, we use structured analyzes and semi-structured interviews, in order to identify the possible perceptions of the teachers in elaborating their lesson plans in an environment such as the interpretive trails Therefore, it is possible to affirm that the interpretative trails play an indispensable role in the process of awareness and formation of the citizen about the issues involving the environment and its behavior EE activities can be developed with different tools, time and breadth Certainly such work of awareness has no end and endures throughout the whole life of the individual, being the EI with the use of trails a moment where the formation will be builtLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Rosa-Silva, Patrícia de OliveiraOliveira, Silmara Sartoreto deColman, Diego Armando Lopes2024-05-01T15:13:39Z2024-05-01T15:13:39Z2017.0024.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
title As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
spellingShingle As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
Colman, Diego Armando Lopes
Interpretação ambiental
Educação ambiental
Trilhas
Ciência
Estudo e ensino
Environmental education
Trails
Study and teaching
Science
title_short As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
title_full As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
title_fullStr As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
title_full_unstemmed As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
title_sort As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
author Colman, Diego Armando Lopes
author_facet Colman, Diego Armando Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorencini Junior, Álvaro [Orientador]
Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira
Oliveira, Silmara Sartoreto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Colman, Diego Armando Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação ambiental
Educação ambiental
Trilhas
Ciência
Estudo e ensino
Environmental education
Trails
Study and teaching
Science
topic Interpretação ambiental
Educação ambiental
Trilhas
Ciência
Estudo e ensino
Environmental education
Trails
Study and teaching
Science
description Resumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T15:13:39Z
2024-05-01T15:13:39Z
24.05.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294215421952