As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída |
id |
UEL_36d0c47fd4106a42c15ad56855330f2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16676 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciênciasInterpretação ambientalEducação ambientalTrilhasCiênciaEstudo e ensinoEnvironmental educationTrailsStudy and teachingScienceResumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construídaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present work seeks to understand the limits and possibilities within Environmental Education (EE), thus appearing as a strategy to work on the individual's awareness so that the individual is able to assess the real importance of the environment that surrounds him One of the ways to promote EE is through Environmental Interpretation (EI), characterized as a momentary process of awareness and that has as important tool the so-called interpretive trails developed in non-formal spaces For the work to be developed, we use structured analyzes and semi-structured interviews, in order to identify the possible perceptions of the teachers in elaborating their lesson plans in an environment such as the interpretive trails Therefore, it is possible to affirm that the interpretative trails play an indispensable role in the process of awareness and formation of the citizen about the issues involving the environment and its behavior EE activities can be developed with different tools, time and breadth Certainly such work of awareness has no end and endures throughout the whole life of the individual, being the EI with the use of trails a moment where the formation will be builtLorencini Junior, Álvaro [Orientador]Rosa-Silva, Patrícia de OliveiraOliveira, Silmara Sartoreto deColman, Diego Armando Lopes2024-05-01T15:13:39Z2024-05-01T15:13:39Z2017.0024.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
title |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
spellingShingle |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências Colman, Diego Armando Lopes Interpretação ambiental Educação ambiental Trilhas Ciência Estudo e ensino Environmental education Trails Study and teaching Science |
title_short |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
title_full |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
title_fullStr |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
title_full_unstemmed |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
title_sort |
As trilhas interpretativas como atividades de educação ambiental : o que pensam os professores de ciências |
author |
Colman, Diego Armando Lopes |
author_facet |
Colman, Diego Armando Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lorencini Junior, Álvaro [Orientador] Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira Oliveira, Silmara Sartoreto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colman, Diego Armando Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interpretação ambiental Educação ambiental Trilhas Ciência Estudo e ensino Environmental education Trails Study and teaching Science |
topic |
Interpretação ambiental Educação ambiental Trilhas Ciência Estudo e ensino Environmental education Trails Study and teaching Science |
description |
Resumo: O presente trabalho busca compreender os limites e possibilidades dentro da Educação Ambiental (EA), surgindo assim como estratégia de se trabalhar a conscientização do individuo para que o mesmo seja capaz de avaliar a real importância do ambiente que o cerca Uma das maneiras de se promover a EA se da por meio da Interpretação Ambiental (IA), caracterizada como um processo momentâneo de conscientização e que possui como ferramenta importante as chamadas trilhas de caráter interpretativo desenvolvida em espaços não formais Pra que o trabalho fosse desenvolvido usamos análises de roteiros e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as possíveis percepções dos professores ao elaborarem seus planos de aula em um ambiente como as trilhas de caráter interpretativo Diante disso é possível afirmar que as trilhas interpretativas possuem um papel indispensável no processo de conscientização e formação do cidadão acerca das questões envolvendo o meio ambiente e seu comportamento Atividades em EA podem ser desenvolvidas com ferramentas, tempo e amplitude distintas Certamente tal trabalho de conscientização não tem fim e perdura ao longo de toda a vida do individuo, sendo a IA com o uso de trilhas um momento onde a formação será construída |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017.00 2024-05-01T15:13:39Z 2024-05-01T15:13:39Z 24.05.2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823294215421952 |