A canção-rock nos anos 80 : um genêro textual de resistência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12439 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desse estudo é analisar canções-rock, focalizando-as como um gênero textual, a fim de transformá-las em objeto de escolarização que seja, ao mesmo tempo, um instrumento de comunicação e um objeto de ensino-aprendizagem, e fornecer material para a criação de um modelo didático do gênero que auxiliará o professor de línguas em sala de aula Os objetivos específicos a serem alcançados na pesquisa são: a) abordar a canção-rock percebendo-a como um objeto semiótico sincrético, isto é, que possui duas materialidades, a sonora e a verbal, buscando observar como ocorre a interação entre melodia, o ritmo e letra; b) investigar as letras das canções-rock como textos em prosa, podendo assim, serem lidos de forma horizontal, além da leitura vertical, em estrofes e versos; e c) analisar a organização global interna das canções-rock quanto à sua composição estilística, seus mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos Para tanto, buscamos realizar duas tarefas básicas: a) resgatar o contexto sócio-histórico em que se desenvolveram as canções-rock dos anos 8, nosso objeto de análise, a partir da investigação do fenômeno rock na perspectiva mundial, desde seus primórdios, para, em seguida, descrever e analisar suas implicações para o movimento rock-Brasil; b) analisar a canção-rock dos anos 8 em suas características formais e estéticas, partindo de seu contexto de produção, sua estrutura composicional, seu conteúdo temático e seus traços estilísticos, permitindo sua caracterização como gênero textual de resistência As categorias de análise utilizadas levarão em consideração o modelo de análise proposto pelo interacionismo sócio-discursivo, analisando o contexto sócio-histórico de produção dos textos e sua arquitetura interna, constituída por três camadas: a infra-estrutura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos Nosso procedimento metodológico se fundamenta primeiramente na perspectiva enunciativa bakhtiniana que estabelece o enunciado oral e escrito como unidade real da comunicação verbal, procedente dos integrantes de uma determinada esfera da atividade humana e sobre os pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), que entende a linguagem "como um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age, interpretando os fatos de linguagem como traços das condutas humanas contextualizadas socialmente" Sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart, deve-se primeiramente examinar as relações que as ações de linguagem mantêm com os parâmetros do contexto histórico-social em que estão inscritas, passando para as capacidades que as ações colocam em funcionamento e então para as condições de construção dessas capacidades Como o objetivo desta pesquisa foi analisar a canção-rock a fim de fornecer material que possa ser utilizado em sala de aula de línguas, acreditamos que as categorias de análise que utilizamos são suficientes para descrever a canção-rock como um gênero textual, buscando uma aproximação entre o que postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999), isto é, que os textos são produtos de uma história social e cultural, um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age O modelo do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart foi suficiente para caracterizar a canção como um gênero textual autônomo, isto é, independente e não como um gênero englobado no gênero textual "poema" A caracterização da cancão-rock como gênero textual decorre do fato de que ela é produzida na esfera da criação artística, e apresenta parâmetros de ação de linguagem que envolvem um autor-criador que desempenha na sociedade o papel social de artista, uma personalidade pública, formador de opinião, disseminador de comportamentos, introdutor de modas, modismos, modos de falar, de pensar, de se comportar, a quem a sociedade "permite" a expressão livre de novas posturas em relação às regras sociais e em relação a fatos sociais A canção-rock é produzida tendo em vista um destinatário (virtual ou não), o ouvinte, a quem compete compreender os sentidos do texto e manifestar a contra-palavra por meio da audição e negação da forma como é tratado o tema Ao contrário do que se pode inferir da aparência pessoal de um "roqueiro", o compositor da canção-rock promove reflexões sobre a situação existente, normalmente de cunho social, convidando o interlocutor a reagir, compartilhando ou não dos valores expressos pelo enunciador da canção, em suma, provoca a reação-resposta ao seu apelo de resistência O reconhecimento da canção como gênero textual autônomo também se apóia na forma como sua organização textual é influenciada pelo contexto de produção, tanto como resultado de um comportamento verbal concreto, ação de linguagem inscrita no quadro das atividades de uma formação sócia A resistência é a marca desse gênero textual, caracterizando-se na sua materialidade sonora pela batida forte e pela simplicidade da harmonia, o que exerce um apelo emocional, que seduz adeptos e fãs nos quatro cantos do mundo Na sua materialidade verbal, essa resistência é caracterizada pela crítica aos valores e regras tradicionais impostos pela sociedade, que são contestados pelos jovens, que expressam a sua aversão e desacordo com os padrões ditados pelas classes dominantes Ao explorar o conhecimento sobre este instrumento de comunicação, esperamos contribuir para o enriquecimento das possibilidades de uso da linguagem, implicada na prática de escuta da canção-rock como um gênero textual que se configura na dimensão textual da expressão oral (dirigida para um destinatário-ouvinte) e na dimensão textual da expressão escrita (para um destinatário-leitor) |
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A canção-rock nos anos 80 : um genêro textual de resistênciaMúsica popularGêneros textuaisRockInteracionismo sociodiscursivoSocio-discursive interactionismTexty genresRock musicResumo: O objetivo desse estudo é analisar canções-rock, focalizando-as como um gênero textual, a fim de transformá-las em objeto de escolarização que seja, ao mesmo tempo, um instrumento de comunicação e um objeto de ensino-aprendizagem, e fornecer material para a criação de um modelo didático do gênero que auxiliará o professor de línguas em sala de aula Os objetivos específicos a serem alcançados na pesquisa são: a) abordar a canção-rock percebendo-a como um objeto semiótico sincrético, isto é, que possui duas materialidades, a sonora e a verbal, buscando observar como ocorre a interação entre melodia, o ritmo e letra; b) investigar as letras das canções-rock como textos em prosa, podendo assim, serem lidos de forma horizontal, além da leitura vertical, em estrofes e versos; e c) analisar a organização global interna das canções-rock quanto à sua composição estilística, seus mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos Para tanto, buscamos realizar duas tarefas básicas: a) resgatar o contexto sócio-histórico em que se desenvolveram as canções-rock dos anos 8, nosso objeto de análise, a partir da investigação do fenômeno rock na perspectiva mundial, desde seus primórdios, para, em seguida, descrever e analisar suas implicações para o movimento rock-Brasil; b) analisar a canção-rock dos anos 8 em suas características formais e estéticas, partindo de seu contexto de produção, sua estrutura composicional, seu conteúdo temático e seus traços estilísticos, permitindo sua caracterização como gênero textual de resistência As categorias de análise utilizadas levarão em consideração o modelo de análise proposto pelo interacionismo sócio-discursivo, analisando o contexto sócio-histórico de produção dos textos e sua arquitetura interna, constituída por três camadas: a infra-estrutura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos Nosso procedimento metodológico se fundamenta primeiramente na perspectiva enunciativa bakhtiniana que estabelece o enunciado oral e escrito como unidade real da comunicação verbal, procedente dos integrantes de uma determinada esfera da atividade humana e sobre os pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), que entende a linguagem "como um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age, interpretando os fatos de linguagem como traços das condutas humanas contextualizadas socialmente" Sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart, deve-se primeiramente examinar as relações que as ações de linguagem mantêm com os parâmetros do contexto histórico-social em que estão inscritas, passando para as capacidades que as ações colocam em funcionamento e então para as condições de construção dessas capacidades Como o objetivo desta pesquisa foi analisar a canção-rock a fim de fornecer material que possa ser utilizado em sala de aula de línguas, acreditamos que as categorias de análise que utilizamos são suficientes para descrever a canção-rock como um gênero textual, buscando uma aproximação entre o que postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999), isto é, que os textos são produtos de uma história social e cultural, um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age O modelo do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart foi suficiente para caracterizar a canção como um gênero textual autônomo, isto é, independente e não como um gênero englobado no gênero textual "poema" A caracterização da cancão-rock como gênero textual decorre do fato de que ela é produzida na esfera da criação artística, e apresenta parâmetros de ação de linguagem que envolvem um autor-criador que desempenha na sociedade o papel social de artista, uma personalidade pública, formador de opinião, disseminador de comportamentos, introdutor de modas, modismos, modos de falar, de pensar, de se comportar, a quem a sociedade "permite" a expressão livre de novas posturas em relação às regras sociais e em relação a fatos sociais A canção-rock é produzida tendo em vista um destinatário (virtual ou não), o ouvinte, a quem compete compreender os sentidos do texto e manifestar a contra-palavra por meio da audição e negação da forma como é tratado o tema Ao contrário do que se pode inferir da aparência pessoal de um "roqueiro", o compositor da canção-rock promove reflexões sobre a situação existente, normalmente de cunho social, convidando o interlocutor a reagir, compartilhando ou não dos valores expressos pelo enunciador da canção, em suma, provoca a reação-resposta ao seu apelo de resistência O reconhecimento da canção como gênero textual autônomo também se apóia na forma como sua organização textual é influenciada pelo contexto de produção, tanto como resultado de um comportamento verbal concreto, ação de linguagem inscrita no quadro das atividades de uma formação sócia A resistência é a marca desse gênero textual, caracterizando-se na sua materialidade sonora pela batida forte e pela simplicidade da harmonia, o que exerce um apelo emocional, que seduz adeptos e fãs nos quatro cantos do mundo Na sua materialidade verbal, essa resistência é caracterizada pela crítica aos valores e regras tradicionais impostos pela sociedade, que são contestados pelos jovens, que expressam a sua aversão e desacordo com os padrões ditados pelas classes dominantes Ao explorar o conhecimento sobre este instrumento de comunicação, esperamos contribuir para o enriquecimento das possibilidades de uso da linguagem, implicada na prática de escuta da canção-rock como um gênero textual que se configura na dimensão textual da expressão oral (dirigida para um destinatário-ouvinte) e na dimensão textual da expressão escrita (para um destinatário-leitor)Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study aims at analyzing the rock-song by focusing it as a textual genre in order to make it into scholarization object that is, at the same time, both a communication instrument and a teaching-learning object and provide material for creating a didactic model of such genre that helps the teacher inside the language classroom As more specific objectives we intend to: a) approach the rock-song perceiving it as a syncretic semiotic object, that is, it holds two materialities, the sonorous and the verbal, trying to notice how the interaction among melody, rhythm and lyrics occurs; b) to investigate the rock-song lyrics by approaching them as prose texts, thus being able to read them horizontally besides the vertical reading in verses and lines; and c) to analyze the internal global organization of the rock-song related to its stylistic composition, its enunciative and textualization mechanisms To reach that we intend to accomplish two basic tasks: a) to rescue the sociohistorical context where the eighty-decade rock-songs, our object of analysis, had developed, from the inquiry of the phenomenon rock in a world-wide perspective, since its beginning, for, after that, describing and analyzing its implication on the Brazilian rock movementto analyze the rock-songs in the eighties in its formal and aesthetic features, focusing on its production context, compositional structure, theme content and stylistic traces allowing its characterization as a resistance textual genre The categories for analysis we use will consider the model of analysis model considered by the socio-discursive interactionism, analyzing the texts sociohistorical production context and its internal architecture, constituted by three layers: the general infrastructure of the text, the textualization and enunciative mechanisms Our methodological procedure is based firstly on Bakhtin's enunciative perspective that states the oral and written enunciated as the real unit of the verbal communication, coming from the integrants of a determined sphere of the human activity and on the contents of the socio-discursive interactionism (BRONCKART, 1999), that presents the language "as a semiotical instrument in which man exists and act, interpretating the language facts as traces of human conduct that are socially contextualized" In the perspective of the socio-discursive interactionism (SDI) proposed by Bronckart, one must firstly examine the relations that the language actions have with sociohistorical context parameters in which they are, going through the capacities that the action put into working and finally to the conditions of construction of such capacities As this work aimed at analyzing the rock-song in order to provide material we can use in language classes, we believe the categories of analysis used here are enough to describe the rock-song as a textual genre The socio-discursive interactionism model was enough to characterize the rock-song as an independent textual genre and not as one inside the textual genre "poem" The characterization of the rock-song as a textual genre comes from the fact that it is produced into the art sphere, and shows language action parameters that involve a creator-author that performs the social role of an artist, "allowed" by the society to have free of expression of new views related to social rules and facts The recognition of the rock-song as an independent textual genre is also supported by the way as its textual organizationis influenced by the production context both as the results of a concrete verbal behavior, a language action inscribed in the frame of the social formations The resistance is what characterizes this textual genre, in its sonorous form by the strong beat and the simplicity of the harmony that bears an emotional appeal, seducing adherents and fans all over the world In its verbal form, this resistance characterizes itself by the criticism of the values and rules imposed by the society, contested by the young, expressing their aversion and disagreement with the life standard imposed by the dominant class When exploring the knowledge on this instrument, we hope to contribute for the enrichment of the possibilities of language use, implied in the practical of listening of the rock-song as a textual genre that configures itself in the textual dimension of the oral expression (towards an addressee-listener) and in the textual dimension of the written expression (towards an addressee-reader)Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]Curado, Odilon Helou FleuryCristóvão, Vera Lúcia LopesSilva, Jackson Barbosa da2024-05-01T13:54:29Z2024-05-01T13:54:29Z2006.0006.09.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12439porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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b) analisar a canção-rock dos anos 8 em suas características formais e estéticas, partindo de seu contexto de produção, sua estrutura composicional, seu conteúdo temático e seus traços estilísticos, permitindo sua caracterização como gênero textual de resistência As categorias de análise utilizadas levarão em consideração o modelo de análise proposto pelo interacionismo sócio-discursivo, analisando o contexto sócio-histórico de produção dos textos e sua arquitetura interna, constituída por três camadas: a infra-estrutura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos Nosso procedimento metodológico se fundamenta primeiramente na perspectiva enunciativa bakhtiniana que estabelece o enunciado oral e escrito como unidade real da comunicação verbal, procedente dos integrantes de uma determinada esfera da atividade humana e sobre os pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), que entende a linguagem "como um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age, interpretando os fatos de linguagem como traços das condutas humanas contextualizadas socialmente" Sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart, deve-se primeiramente examinar as relações que as ações de linguagem mantêm com os parâmetros do contexto histórico-social em que estão inscritas, passando para as capacidades que as ações colocam em funcionamento e então para as condições de construção dessas capacidades Como o objetivo desta pesquisa foi analisar a canção-rock a fim de fornecer material que possa ser utilizado em sala de aula de línguas, acreditamos que as categorias de análise que utilizamos são suficientes para descrever a canção-rock como um gênero textual, buscando uma aproximação entre o que postulam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999), isto é, que os textos são produtos de uma história social e cultural, um instrumento semiótico através do qual o homem existe e age O modelo do interacionismo sócio-discursivo (ISD) proposto por Bronckart foi suficiente para caracterizar a canção como um gênero textual autônomo, isto é, independente e não como um gênero englobado no gênero textual "poema" A caracterização da cancão-rock como gênero textual decorre do fato de que ela é produzida na esfera da criação artística, e apresenta parâmetros de ação de linguagem que envolvem um autor-criador que desempenha na sociedade o papel social de artista, uma personalidade pública, formador de opinião, disseminador de comportamentos, introdutor de modas, modismos, modos de falar, de pensar, de se comportar, a quem a sociedade "permite" a expressão livre de novas posturas em relação às regras sociais e em relação a fatos sociais A canção-rock é produzida tendo em vista um destinatário (virtual ou não), o ouvinte, a quem compete compreender os sentidos do texto e manifestar a contra-palavra por meio da audição e negação da forma como é tratado o tema Ao contrário do que se pode inferir da aparência pessoal de um "roqueiro", o compositor da canção-rock promove reflexões sobre a situação existente, normalmente de cunho social, convidando o interlocutor a reagir, compartilhando ou não dos valores expressos pelo enunciador da canção, em suma, provoca a reação-resposta ao seu apelo de resistência O reconhecimento da canção como gênero textual autônomo também se apóia na forma como sua organização textual é influenciada pelo contexto de produção, tanto como resultado de um comportamento verbal concreto, ação de linguagem inscrita no quadro das atividades de uma formação sócia A resistência é a marca desse gênero textual, caracterizando-se na sua materialidade sonora pela batida forte e pela simplicidade da harmonia, o que exerce um apelo emocional, que seduz adeptos e fãs nos quatro cantos do mundo Na sua materialidade verbal, essa resistência é caracterizada pela crítica aos valores e regras tradicionais impostos pela sociedade, que são contestados pelos jovens, que expressam a sua aversão e desacordo com os padrões ditados pelas classes dominantes Ao explorar o conhecimento sobre este instrumento de comunicação, esperamos contribuir para o enriquecimento das possibilidades de uso da linguagem, implicada na prática de escuta da canção-rock como um gênero textual que se configura na dimensão textual da expressão oral (dirigida para um destinatário-ouvinte) e na dimensão textual da expressão escrita (para um destinatário-leitor) |
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