Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Iris Cristina N. O
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10544
Resumo: Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de "Zingarêsca", último conto de Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), de Guimarães Rosa (198-1967), buscando evidenciar as características do grotesco que tornam o mundo do personagem Zepaz um mundo estranhado que já não permite uma orientação - conforme teoria discutida por Wolfgang Kayser Pretende, ainda, mostrar, amparado pela teoria de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização, que o grotesco se faz presente na eliminação de censuras ocasionada pela festa carnavalesca dos zíngaros, originando, assim, a dissolução do que é considerado ordenado, a desconstrução do convencional Para atingir os objetivos pretendidos, este estudo divide-se em duas partes Em um primeiro momento, em virtude dos diálogos entre os textos da obra, há uma análise geral de Tutaméia A seguir, "Faraó e a água do rio", "O outro ou o outro", "Intruge-se" e "Vida ensinada" são focalizados, uma vez que "Zingarêsca" retoma personagens presentes nos citados contos Na segunda parte, os caminhos percorridos no trabalho, finalmente, cruzam-se "Zingarêsca" é, primeiramente, analisada visando o estabelecimento de oposições entre grupos de personagens Estabelecidas as oposições, analisa-se, a seguir, a configuração rosiana do grotesco Configuração esta que faz de "Zingarêsca" um conto no qual ocorre o encontro de opostos
id UEL_380e6bd44dde4f0abd664da51742bf93
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10544
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães RosaLiteratura brasileiraHistória e críticaGrotesco na LiteraturaHistória e críticaCarnavalização (literatura)Brazilian literatureHistory and criticismGrotesque in literatureHistory and criticismResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de "Zingarêsca", último conto de Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), de Guimarães Rosa (198-1967), buscando evidenciar as características do grotesco que tornam o mundo do personagem Zepaz um mundo estranhado que já não permite uma orientação - conforme teoria discutida por Wolfgang Kayser Pretende, ainda, mostrar, amparado pela teoria de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização, que o grotesco se faz presente na eliminação de censuras ocasionada pela festa carnavalesca dos zíngaros, originando, assim, a dissolução do que é considerado ordenado, a desconstrução do convencional Para atingir os objetivos pretendidos, este estudo divide-se em duas partes Em um primeiro momento, em virtude dos diálogos entre os textos da obra, há uma análise geral de Tutaméia A seguir, "Faraó e a água do rio", "O outro ou o outro", "Intruge-se" e "Vida ensinada" são focalizados, uma vez que "Zingarêsca" retoma personagens presentes nos citados contos Na segunda parte, os caminhos percorridos no trabalho, finalmente, cruzam-se "Zingarêsca" é, primeiramente, analisada visando o estabelecimento de oposições entre grupos de personagens Estabelecidas as oposições, analisa-se, a seguir, a configuração rosiana do grotesco Configuração esta que faz de "Zingarêsca" um conto no qual ocorre o encontro de opostosDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de LondrinaAbstract: This analysis of "Zingarêsca", the last short story of Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), by João Guimarães Rosa (198-1967), aims at showing the characteristics of grotesque that make Zepas' world a strange world that doesn't allow an orientation - according to Wolfgang Kayser's theory Based on Mikhail Bakhtin's study about carnivalization, it still aims at showing that the grotesque is present in the elimination of censures caused by the carnivalesque party of the romanies, originating the dissolution of what is considered ordered, the deconstruction of the conventionality In order to achieve these objectives, this study is divided in two parts In the first part, due to the dialogue between some of the short stories of this book, there is a general analysis of Tutaméia Secondly, "Faraó e a água do rio", "O outro ou o outro", "Intruge-se" and "Vida ensinada" are studied because some of their characters reappear in "Zingarêsca" In the second part, the first aspect analyzed is the oppositions between groups of characters present in "Zingarêsca" After that, we focus our analysis in Guimarães Rosa's configuration of grotesque This is the configuration that makes "Zingarêsca" a short story in which a meeting of opposites takes placeCézar, Adelaide Caramuru [Orientador]Fortes, Rita das Graças FélixAdolfo, Sérgio PauloPires, Iris Cristina N. O2024-05-01T12:44:33Z2024-05-01T12:44:33Z2006.0006.04.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10544porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
title Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
spellingShingle Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
Pires, Iris Cristina N. O
Literatura brasileira
História e crítica
Grotesco na Literatura
História e crítica
Carnavalização (literatura)
Brazilian literature
History and criticism
Grotesque in literature
History and criticism
title_short Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
title_full Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
title_fullStr Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
title_full_unstemmed Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
title_sort Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães Rosa
author Pires, Iris Cristina N. O
author_facet Pires, Iris Cristina N. O
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador]
Fortes, Rita das Graças Félix
Adolfo, Sérgio Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Iris Cristina N. O
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura brasileira
História e crítica
Grotesco na Literatura
História e crítica
Carnavalização (literatura)
Brazilian literature
History and criticism
Grotesque in literature
History and criticism
topic Literatura brasileira
História e crítica
Grotesco na Literatura
História e crítica
Carnavalização (literatura)
Brazilian literature
History and criticism
Grotesque in literature
History and criticism
description Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de "Zingarêsca", último conto de Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), de Guimarães Rosa (198-1967), buscando evidenciar as características do grotesco que tornam o mundo do personagem Zepaz um mundo estranhado que já não permite uma orientação - conforme teoria discutida por Wolfgang Kayser Pretende, ainda, mostrar, amparado pela teoria de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização, que o grotesco se faz presente na eliminação de censuras ocasionada pela festa carnavalesca dos zíngaros, originando, assim, a dissolução do que é considerado ordenado, a desconstrução do convencional Para atingir os objetivos pretendidos, este estudo divide-se em duas partes Em um primeiro momento, em virtude dos diálogos entre os textos da obra, há uma análise geral de Tutaméia A seguir, "Faraó e a água do rio", "O outro ou o outro", "Intruge-se" e "Vida ensinada" são focalizados, uma vez que "Zingarêsca" retoma personagens presentes nos citados contos Na segunda parte, os caminhos percorridos no trabalho, finalmente, cruzam-se "Zingarêsca" é, primeiramente, analisada visando o estabelecimento de oposições entre grupos de personagens Estabelecidas as oposições, analisa-se, a seguir, a configuração rosiana do grotesco Configuração esta que faz de "Zingarêsca" um conto no qual ocorre o encontro de opostos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.04.2006
2006.00
2024-05-01T12:44:33Z
2024-05-01T12:44:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10544
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823290613563392