Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8951 |
Resumo: | Resumo: A gestão da segurança do trabalho nos canteiros de obras da construção civil é um tema recorrente nos estudos científicos, haja vista os altos índices de acidentes registrados no setor Diversos estudos apontam para deficiências na tomada de decisão dos gestores no que diz respeito à segurança ocupacional, de modo que se sugere que é necessário desenvolver meios mais eficientes para capacitá-los para essas competências Nesse sentido, o presente estudo objetivou propor diretrizes para o desenvolvimento de recursos baseados em jogos e na tecnologia da realidade virtual para a capacitação de gestores da construção civil, no que diz respeito à percepção e às formas de mitigação de riscos presentes no canteiro de obra A abordagem metodológica adotada foi a Design Science Research (DSR), sendo realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico e um estudo exploratório para entendimento dos problemas relativos a esse tema Posteriormente, o desenvolvimento de um simulador em realidade virtual para a capacitação de gestores sobre segurança do trabalho, denominado Projeto Obra Segura, permitiu refletir sobre alternativas para o treinamento desses profissionais e abstrair sete diretrizes em vista do objetivo pretendido Os resultados da pesquisa revelaram que a associação do arcabouço teórico do universo dos jogos com os estímulos audiovisuais da tecnologia da realidade virtual culminaram na criação de um simulador capaz de capacitar seus usuários, especialmente àqueles com baixa experiência no tema Observou-se que um dos principais diferenciais do simulador criado consiste no modo inovador de capacitação, em que o usuário participa ativamente do seu próprio processo de aprendizado Concluiu-se, assim, que a criação de recursos baseados nas diretrizes propostas tem potencial para contribuir com a capacitação dos gestores sobre gestão da segurança do ambiente de trabalho, sendo sugerido a trabalhos futuros que testem essas diretrizes a outros contextos |
id |
UEL_3834ea7e95af7c6168ab249ef52e4f4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8951 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civilCanteiro de obrasSegurança do trabalhoJogosRealidade virtualEngenharia civilConstruction siteIndustrial safetyGamesVirtual realityCivil engineeringResumo: A gestão da segurança do trabalho nos canteiros de obras da construção civil é um tema recorrente nos estudos científicos, haja vista os altos índices de acidentes registrados no setor Diversos estudos apontam para deficiências na tomada de decisão dos gestores no que diz respeito à segurança ocupacional, de modo que se sugere que é necessário desenvolver meios mais eficientes para capacitá-los para essas competências Nesse sentido, o presente estudo objetivou propor diretrizes para o desenvolvimento de recursos baseados em jogos e na tecnologia da realidade virtual para a capacitação de gestores da construção civil, no que diz respeito à percepção e às formas de mitigação de riscos presentes no canteiro de obra A abordagem metodológica adotada foi a Design Science Research (DSR), sendo realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico e um estudo exploratório para entendimento dos problemas relativos a esse tema Posteriormente, o desenvolvimento de um simulador em realidade virtual para a capacitação de gestores sobre segurança do trabalho, denominado Projeto Obra Segura, permitiu refletir sobre alternativas para o treinamento desses profissionais e abstrair sete diretrizes em vista do objetivo pretendido Os resultados da pesquisa revelaram que a associação do arcabouço teórico do universo dos jogos com os estímulos audiovisuais da tecnologia da realidade virtual culminaram na criação de um simulador capaz de capacitar seus usuários, especialmente àqueles com baixa experiência no tema Observou-se que um dos principais diferenciais do simulador criado consiste no modo inovador de capacitação, em que o usuário participa ativamente do seu próprio processo de aprendizado Concluiu-se, assim, que a criação de recursos baseados nas diretrizes propostas tem potencial para contribuir com a capacitação dos gestores sobre gestão da segurança do ambiente de trabalho, sendo sugerido a trabalhos futuros que testem essas diretrizes a outros contextosDissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilAbstract: Construction site safety management is a recurring topic in scientific studies, given the high rates of accidents in the sector Several studies point out deficiencies in the decisions made by managers regarding to occupational safety Thus it is suggested the need to develop more efficient means for managing trainnig regarding these competencies In this sense, the present study aimed to propose guidelines for the development of resources based on games and virtual reality technology for the training of construction managers, regarding risk identification and proposal of mitigating measures The methodological approach adopted was Design Science Research (DSR) Initially, a bibliographic survey and an exploratory study were performed to understand the problems related to this topic Subsequently, the development of a virtual reality simulator for managers training on occupational safety, called Project Safe Construction Work, allowed to reflect on alternatives for the training of these professionals and to establish seven guidelines for this purpose The research results revealed that the association of the theoretical framework of the game universe with the audiovisual stimuli of virtual reality technology culminated in the creation of a simulator capable of generating learning for its users, especially those with low experience in the subject It was observed that one of the main differentials of the simulator created is the innovative mode of training, in which the user actively participates in their own learning process Concluding, the creation of resources based on the proposed guidelines has the potential to contribute to the managers' learning about workplace safety management, being suggested to future works the test of these guidelines in other contextsSaffaro, Fernanda Aranha [Orientador]Ortenzi Junior, AltibanoCosta, Dayana BastosLucena, Arthur Felipe Echs2024-05-01T11:45:54Z2024-05-01T11:45:54Z2019.0020.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8951porMestradoEngenharia CivilCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
title |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
spellingShingle |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil Lucena, Arthur Felipe Echs Canteiro de obras Segurança do trabalho Jogos Realidade virtual Engenharia civil Construction site Industrial safety Games Virtual reality Civil engineering |
title_short |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
title_full |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
title_fullStr |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
title_sort |
Desenvolvimento de recursos baseados em jogos e realidade virtual para capacitação em segurança do trabalho de gestores da construção civil |
author |
Lucena, Arthur Felipe Echs |
author_facet |
Lucena, Arthur Felipe Echs |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saffaro, Fernanda Aranha [Orientador] Ortenzi Junior, Altibano Costa, Dayana Bastos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Arthur Felipe Echs |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canteiro de obras Segurança do trabalho Jogos Realidade virtual Engenharia civil Construction site Industrial safety Games Virtual reality Civil engineering |
topic |
Canteiro de obras Segurança do trabalho Jogos Realidade virtual Engenharia civil Construction site Industrial safety Games Virtual reality Civil engineering |
description |
Resumo: A gestão da segurança do trabalho nos canteiros de obras da construção civil é um tema recorrente nos estudos científicos, haja vista os altos índices de acidentes registrados no setor Diversos estudos apontam para deficiências na tomada de decisão dos gestores no que diz respeito à segurança ocupacional, de modo que se sugere que é necessário desenvolver meios mais eficientes para capacitá-los para essas competências Nesse sentido, o presente estudo objetivou propor diretrizes para o desenvolvimento de recursos baseados em jogos e na tecnologia da realidade virtual para a capacitação de gestores da construção civil, no que diz respeito à percepção e às formas de mitigação de riscos presentes no canteiro de obra A abordagem metodológica adotada foi a Design Science Research (DSR), sendo realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico e um estudo exploratório para entendimento dos problemas relativos a esse tema Posteriormente, o desenvolvimento de um simulador em realidade virtual para a capacitação de gestores sobre segurança do trabalho, denominado Projeto Obra Segura, permitiu refletir sobre alternativas para o treinamento desses profissionais e abstrair sete diretrizes em vista do objetivo pretendido Os resultados da pesquisa revelaram que a associação do arcabouço teórico do universo dos jogos com os estímulos audiovisuais da tecnologia da realidade virtual culminaram na criação de um simulador capaz de capacitar seus usuários, especialmente àqueles com baixa experiência no tema Observou-se que um dos principais diferenciais do simulador criado consiste no modo inovador de capacitação, em que o usuário participa ativamente do seu próprio processo de aprendizado Concluiu-se, assim, que a criação de recursos baseados nas diretrizes propostas tem potencial para contribuir com a capacitação dos gestores sobre gestão da segurança do ambiente de trabalho, sendo sugerido a trabalhos futuros que testem essas diretrizes a outros contextos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
20.12.2019 2019.00 2024-05-01T11:45:54Z 2024-05-01T11:45:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8951 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823288076009472 |