Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9402 |
Resumo: | Resumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa que se preocupa com a transposição de referenciais teóricos dos estudos semiológicos para a educação científica Sob essa perspectiva, o objetivo do trabalho buscou identificar os affordances negativos dos signos e os equívocos conceituais e procedimentais influenciados por eles na aprendizagem de química dos estudantes e, examinar a natureza das representações sígnicas mediadoras da ação discursiva, que levaram os aprendizes à superação dessas incorreções A pesquisa foi realizada com 2 estudantes do curso Técnico em Química, em 219, 2 aprendizes do mesmo curso, em 22 e 12 licenciandos do 1º ano do curso de Licenciatura em Química, em 219 Para perscrutar os desvios de interpretação e ação instigados pelos affordances negativos, o trabalho se valeu de uma metodologia baseada na descrição da fala e gestos dos aprendizes durante instrução científica no laboratório didático Portanto, obtivemos no referencial da multimodalidade representacional a fonte teórica para analisar as relações errôneas na aprendizagem dos estudantes e inclusive, para caracterizar as representações sígnicas mediadoras da composição discursiva, responsáveis por encaminhar o raciocínio dos aprendizes em direção ao acerto do procedimento ou à compreensão do conceito Com relação aos resultados obtidos, constatamos affordances negativos nos objetos, diagramas, experimentos, equações, figuras, fórmulas químicas e gráficos Também, mostramos que a emissão de representações sígnicas, principalmente, os signos com função de “indicações circunstanciais”, auxiliou os estudantes a ultrapassarem as incorreções influenciadas pelos affordances negativos Os resultados da pesquisa permitiram refletir a respeito das concepções conceituais distorcidas e procedimentos errôneos dos aprendizes tendo como base o referencial de affordances negativos Além disso, a contribuição da tese com a análise do percurso comunicativo consistiu em proporcionar àquele que ensina informações a respeito da natureza das representações sígnicas emitidas durante encaminhamentos dialógicos em situações de ensino e aprendizagem de química |
id |
UEL_38d46a25184aa810ccfa75d08e354eb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9402 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de químicaQuímicaEnsinoQuímicaAprendizagemQuímicaChemistry - TeachingChemistry - LearningChemistry - Circumstantial indicationsResumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa que se preocupa com a transposição de referenciais teóricos dos estudos semiológicos para a educação científica Sob essa perspectiva, o objetivo do trabalho buscou identificar os affordances negativos dos signos e os equívocos conceituais e procedimentais influenciados por eles na aprendizagem de química dos estudantes e, examinar a natureza das representações sígnicas mediadoras da ação discursiva, que levaram os aprendizes à superação dessas incorreções A pesquisa foi realizada com 2 estudantes do curso Técnico em Química, em 219, 2 aprendizes do mesmo curso, em 22 e 12 licenciandos do 1º ano do curso de Licenciatura em Química, em 219 Para perscrutar os desvios de interpretação e ação instigados pelos affordances negativos, o trabalho se valeu de uma metodologia baseada na descrição da fala e gestos dos aprendizes durante instrução científica no laboratório didático Portanto, obtivemos no referencial da multimodalidade representacional a fonte teórica para analisar as relações errôneas na aprendizagem dos estudantes e inclusive, para caracterizar as representações sígnicas mediadoras da composição discursiva, responsáveis por encaminhar o raciocínio dos aprendizes em direção ao acerto do procedimento ou à compreensão do conceito Com relação aos resultados obtidos, constatamos affordances negativos nos objetos, diagramas, experimentos, equações, figuras, fórmulas químicas e gráficos Também, mostramos que a emissão de representações sígnicas, principalmente, os signos com função de “indicações circunstanciais”, auxiliou os estudantes a ultrapassarem as incorreções influenciadas pelos affordances negativos Os resultados da pesquisa permitiram refletir a respeito das concepções conceituais distorcidas e procedimentos errôneos dos aprendizes tendo como base o referencial de affordances negativos Além disso, a contribuição da tese com a análise do percurso comunicativo consistiu em proporcionar àquele que ensina informações a respeito da natureza das representações sígnicas emitidas durante encaminhamentos dialógicos em situações de ensino e aprendizagem de químicaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis is part of a line of research that is concerned with the transposition of theoretical references from semiological studies to scientific education From this perspective, the objective of the work sought to identify the negative affordances of signs and the conceptual and procedural mistakes influenced by them in students' chemistry learning, and to examine the nature of the sign representations that mediate the discursive action, which led learners to overcome these inaccuracies The survey was conducted with 2 students from the Chemistry Technician course in 219, 2 apprentices from the same course in 22 and 12 1st year undergraduates of the Chemistry Graduation course in 219 To investigate the deviations in interpretation and action instigated by negative affordances, the work used a methodology based on the description of the learners' speech and gestures during scientific instruction in the didactic laboratory Therefore, we obtained in the representational multimodality framework the theoretical source to analyze the erroneous relationships in student learning and even to characterize the mediating sign representations of the discursive composition, responsible for forwarding the learners' reasoning towards the correctness of the procedure or the understanding of the concept Regarding the results obtained, we found negative affordances in objects, diagrams, experiments, equations, figures, chemical formulas and graphs We also show that the emission of sign representations, mainly the signs with the function of “circumstantial indications”, helped students to overcome the inaccuracies influenced by negative affordances The research results allowed us to reflect on the distorted conceptual conceptions and erroneous procedures of learners based on the framework of negative affordances Furthermore, the contribution of the thesis to the analysis of the communicative path consisted in providing the teacher with information about the nature of the sign representations issued during dialogic forwarding in chemistry teaching and learning situationsLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Sanzovo, Daniel TrevisanStanzani, Enio de LorenaGodoy, Marcela TeixeiraMartorano, Simone AlvesGregório, Ana Paula Hilário2024-05-01T11:55:10Z2024-05-01T11:55:10Z2021.0027.08.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9402porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
title |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
spellingShingle |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química Gregório, Ana Paula Hilário Química Ensino Química Aprendizagem Química Chemistry - Teaching Chemistry - Learning Chemistry - Circumstantial indications |
title_short |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
title_full |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
title_fullStr |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
title_full_unstemmed |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
title_sort |
Identificação e superação dos equívocos conceituais e procedimentais influenciados por affordances negativos no processo de ensino e aprendizagem de química |
author |
Gregório, Ana Paula Hilário |
author_facet |
Gregório, Ana Paula Hilário |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laburú, Carlos Eduardo [Orientador] Sanzovo, Daniel Trevisan Stanzani, Enio de Lorena Godoy, Marcela Teixeira Martorano, Simone Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregório, Ana Paula Hilário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química Ensino Química Aprendizagem Química Chemistry - Teaching Chemistry - Learning Chemistry - Circumstantial indications |
topic |
Química Ensino Química Aprendizagem Química Chemistry - Teaching Chemistry - Learning Chemistry - Circumstantial indications |
description |
Resumo: Esta tese insere-se na linha de pesquisa que se preocupa com a transposição de referenciais teóricos dos estudos semiológicos para a educação científica Sob essa perspectiva, o objetivo do trabalho buscou identificar os affordances negativos dos signos e os equívocos conceituais e procedimentais influenciados por eles na aprendizagem de química dos estudantes e, examinar a natureza das representações sígnicas mediadoras da ação discursiva, que levaram os aprendizes à superação dessas incorreções A pesquisa foi realizada com 2 estudantes do curso Técnico em Química, em 219, 2 aprendizes do mesmo curso, em 22 e 12 licenciandos do 1º ano do curso de Licenciatura em Química, em 219 Para perscrutar os desvios de interpretação e ação instigados pelos affordances negativos, o trabalho se valeu de uma metodologia baseada na descrição da fala e gestos dos aprendizes durante instrução científica no laboratório didático Portanto, obtivemos no referencial da multimodalidade representacional a fonte teórica para analisar as relações errôneas na aprendizagem dos estudantes e inclusive, para caracterizar as representações sígnicas mediadoras da composição discursiva, responsáveis por encaminhar o raciocínio dos aprendizes em direção ao acerto do procedimento ou à compreensão do conceito Com relação aos resultados obtidos, constatamos affordances negativos nos objetos, diagramas, experimentos, equações, figuras, fórmulas químicas e gráficos Também, mostramos que a emissão de representações sígnicas, principalmente, os signos com função de “indicações circunstanciais”, auxiliou os estudantes a ultrapassarem as incorreções influenciadas pelos affordances negativos Os resultados da pesquisa permitiram refletir a respeito das concepções conceituais distorcidas e procedimentos errôneos dos aprendizes tendo como base o referencial de affordances negativos Além disso, a contribuição da tese com a análise do percurso comunicativo consistiu em proporcionar àquele que ensina informações a respeito da natureza das representações sígnicas emitidas durante encaminhamentos dialógicos em situações de ensino e aprendizagem de química |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021.00 2024-05-01T11:55:10Z 2024-05-01T11:55:10Z 27.08.2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9402 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823243473780736 |