Entre três paredes : um olhar sobre a intimidade na peça As lágrimas amargas de Petra von Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Fabrício Batista
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15565
Resumo: Resumo: Esta Dissertação tem por objeto peça As lágrimas amargas de Petra von Kant, escrita em 1972 pelo diretor alemão Rainer Werner Fassbinder Busca-se refletir sobre as relações íntimas da estilista Petra von Kant vivenciadas em seu quarto, as quais são marcadas por paixões intensas como o ressentimento e o desejo de vingança devido a não possibilidade de vivenciar seus relacionamentos As personagens buscam atingir seus objetivos e usam o outro para conseguir o que desejam No quarto de Petra não há possibilidade para um amor altruísta e o sentimento é moeda de troca para conseguir os desejos pessoais Contextualmente, a sociedade alemã retratada por Fassbinder em sua peça viveu um período que ficou conhecido como “A Reconstrução”, entre 195 e 197, momento no qual a Alemanha Ocidental recebeu altos investimentos, sobretudo dos E U A, e rapidamente refez as cidades destruídas pela guerra, ocasionando o surgimento da classe média Contudo, os cidadãos não se reconstruíram com a mesma velocidade e o resultado foi a formação de seres ressentidos que não conseguiram refazer suas vidas e seus relacionamentos devido a não adaptação a uma sociedade centrada na individualização do sujeito Rainer Fassbinder foi um dos artistas alemães que expuseram as feridas não cicatrizadas de seu povo e suas peças e filmes exibem um olhar crítico sobre a vida íntima e sobre os relacionamentos desgastados, marcados incompletude do sujeito, falta de confiança no outro e impossibilidade de encontrar sentimentos que não estejam baseados em interesses próprios Petra von Kant é representante dessa classe média caracterizada pelo ressentimento e movida por relações sustentadas na posse do outro e no interesse monetário A peça, de modo geral, traz uma visão pessimista sobre o homem e sobre a impossibilidade de um final feliz para as personagens fassbinderianas
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