A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fassina, Uriá
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11482
Resumo: Resumo: Este estudo de caráter exploratório concentra-se em demonstrar possibilidades de uso de infográficos, técnicas de visualização e de design da informação para facilitar o acesso à tipografia Propõe-se uma análise e síntese de métodos e relatos de experiências que orientam a criação de gráficos informacionais, de onde se extrai a ideia de que o processo de construção e não somente a consulta de infográficos também pode ser utilizado na curva de aprendizagem, funcionando como seu agente Considerando pontos de dificuldade no estudo de tipografia, sugere-se um recurso orientado a aprimorar o processo comunicacional e de compreensão de conteúdo de tipografia: a criação de infográficos estritamente direcionados ao tema que atuarão tanto como objetos passivos de consulta, como fios condutores da comunicação e da investigação e também como exercício prático que estimula habilidades básicas do designer A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa e nas ciências que tratam da complexidade, visando diminuir as barreiras de entendimento do conteúdo Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das área de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto ao uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem Esta pesquisa indica, ainda, que os desdobramentos do objeto em estudo podem ter aplicação didático- -pedagógica e serem úteis para a transmissão de informação também em outras áreas, não se limitando ao universo da tipografia, ao passo que se revela como linguagem em ascensão que tem olhos no hibridismo dos processos comunicacionais imagético-visuais
id UEL_3ac08170c5aa8f5f83b235500033e084
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11482
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografiaTipografiaEstudo e ensinoComunicação visualInfográficosArtes gráficasTypographyStydy and teachingVisual communicationInfographicsResumo: Este estudo de caráter exploratório concentra-se em demonstrar possibilidades de uso de infográficos, técnicas de visualização e de design da informação para facilitar o acesso à tipografia Propõe-se uma análise e síntese de métodos e relatos de experiências que orientam a criação de gráficos informacionais, de onde se extrai a ideia de que o processo de construção e não somente a consulta de infográficos também pode ser utilizado na curva de aprendizagem, funcionando como seu agente Considerando pontos de dificuldade no estudo de tipografia, sugere-se um recurso orientado a aprimorar o processo comunicacional e de compreensão de conteúdo de tipografia: a criação de infográficos estritamente direcionados ao tema que atuarão tanto como objetos passivos de consulta, como fios condutores da comunicação e da investigação e também como exercício prático que estimula habilidades básicas do designer A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa e nas ciências que tratam da complexidade, visando diminuir as barreiras de entendimento do conteúdo Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das área de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto ao uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem Esta pesquisa indica, ainda, que os desdobramentos do objeto em estudo podem ter aplicação didático- -pedagógica e serem úteis para a transmissão de informação também em outras áreas, não se limitando ao universo da tipografia, ao passo que se revela como linguagem em ascensão que tem olhos no hibridismo dos processos comunicacionais imagético-visuaisDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This exploratory study focuses on the use potential of infographics, visualization techniques and information design to enhance access to typography An analysis and synthesis of methods is proposed and added to experience reports that guide the creation of informational graphics, from where the idea that the construction process and not only the query use of information graphics can be used in the learning curve, and work as its agent Considering points of difficulty in the study of typography, it is suggested an action-oriented resource to improve the communication process and understanding the content of typography: the creation of infographics strictly directed to the topic that will serve both as passive objects of consultation, to guise communication and research, and also as a practical exercise that stimulates basic skills of the designer The information visualization and infographics are widely used in the print media and the sciences that deal with the complexity in order to reduce the barriers to understanding the content This feature proves useful to deal with typography, a basic knowledge for the communication and visual design area that relates to both the project and the conscious use of alphabetic symbols in the construction of the message This research also indicates that the unfolding of the object under study can be of didactical and pedagogical application and also be useful for the information transmission in other areas, not limited to the typography’s world, while it reveals itself as a language on the rise that has eyes in the hybridity of the communication processes in visual imageryContani, Miguel Luiz [Orientador]Panichi, Edina Regina PugasKlein, Alberto Carlos AugustoFassina, Uriá2024-05-01T13:15:18Z2024-05-01T13:15:18Z2011.0023.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11482porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
title A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
spellingShingle A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
Fassina, Uriá
Tipografia
Estudo e ensino
Comunicação visual
Infográficos
Artes gráficas
Typography
Stydy and teaching
Visual communication
Infographics
title_short A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
title_full A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
title_fullStr A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
title_full_unstemmed A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
title_sort A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia
author Fassina, Uriá
author_facet Fassina, Uriá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Contani, Miguel Luiz [Orientador]
Panichi, Edina Regina Pugas
Klein, Alberto Carlos Augusto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassina, Uriá
dc.subject.por.fl_str_mv Tipografia
Estudo e ensino
Comunicação visual
Infográficos
Artes gráficas
Typography
Stydy and teaching
Visual communication
Infographics
topic Tipografia
Estudo e ensino
Comunicação visual
Infográficos
Artes gráficas
Typography
Stydy and teaching
Visual communication
Infographics
description Resumo: Este estudo de caráter exploratório concentra-se em demonstrar possibilidades de uso de infográficos, técnicas de visualização e de design da informação para facilitar o acesso à tipografia Propõe-se uma análise e síntese de métodos e relatos de experiências que orientam a criação de gráficos informacionais, de onde se extrai a ideia de que o processo de construção e não somente a consulta de infográficos também pode ser utilizado na curva de aprendizagem, funcionando como seu agente Considerando pontos de dificuldade no estudo de tipografia, sugere-se um recurso orientado a aprimorar o processo comunicacional e de compreensão de conteúdo de tipografia: a criação de infográficos estritamente direcionados ao tema que atuarão tanto como objetos passivos de consulta, como fios condutores da comunicação e da investigação e também como exercício prático que estimula habilidades básicas do designer A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa e nas ciências que tratam da complexidade, visando diminuir as barreiras de entendimento do conteúdo Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das área de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto ao uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem Esta pesquisa indica, ainda, que os desdobramentos do objeto em estudo podem ter aplicação didático- -pedagógica e serem úteis para a transmissão de informação também em outras áreas, não se limitando ao universo da tipografia, ao passo que se revela como linguagem em ascensão que tem olhos no hibridismo dos processos comunicacionais imagético-visuais
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T13:15:18Z
2024-05-01T13:15:18Z
23.03.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11482
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303628488704