Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Patrícia Emí de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10012
Resumo: Resumo: O trânsito é um fenômeno social composto por pessoas, veículos e ambiente Pela importância que representa a toda sociedade e pela diversidade de sua expressão, é cenário de conflitos de interesses e situações adversas, os ditos acidentes de trânsito Isso gera preocupação a maioria dos governantes, pois cabe a eles uma parcela da responsabilidade, tanto da manutenção da ordem, quanto da formação dos participantes Contudo, a sociedade não exime a sua participação, bastante atuante na atualidade Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS (218), os acidentes de trânsito acarretam prejuízos expressivos à sociedade Considerando que é composto por perspectivas tão diferentes, de diversidade de papéis, muitas áreas participam dos estudos sobre ele A Psicologia não poderia se abster, visto que investiga o comportamento humano, que é o elemento mais importante deste contexto O comportamento humano no trânsito pode ser compreendido sob diversos aspectos, pelo enfoque dos processos cognitivos, como se propõe este trabalho, apenas uma dessas possibilidades A fim de organizar os elementos que o compõe, o Brasil possui seu Código de Trânsito (CTB), que ganhou uma nova versão em 221 Esse acontecimento gerou impactos para a Psicologia do Trânsito Em contrapartida, buscando organizar o trabalho do psicólogo que atua neste espaço, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) também apresenta a sua orientação por meio da Resolução n 1/219, que regulamenta o processo de avaliação psicológica para candidatos a motoristas As regulamentações que hoje são vigentes passaram por diversas transformações ao longo do tempo A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise das perícias psicológicas no contexto de trânsito em cidades do Estado do Paraná no ano de 219 no que tange o desempenho atencional, mnemônico e de inteligência, assim como efetuar análises correlacionais entre os construtos investigados e os dados sociodemográficos Para tanto, foram consultados 19 processos arquivados em 3 clínicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-Pr), sob a chancela deste, com registros de informações em planilhas do Excel Os resultados apontaram que a idade média de participantes foi de 27 anos, a escolaridade citada com maior frequência foi o ensino médio completo (44,4%) A primeira habilitação foi o motivo de processo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais incidente (72,2%), a categoria A/B foi a categoria mais citada na amostra (61%) Quanto ao momento de aprovação na etapa da avaliação psicológica, 92,3% dos candidatos foram aprovados até o segundo atendimento psicológico Foram encontrados 12 tipos de instrumentos de Avaliação Psicológica padronizados Os resultados observados no desempenho médio nos instrumentos ficaram bem próximos da média geral encontrada nos manuais de referência Os resultados permitem apontar que a forma como a legislação se apresenta favorece o ingresso de pessoas jovens como aspirantes a condutores - com educação fundamental em sua maioria - há relação entre os construtos cognitivos analisados Considera-se que, além das habilidades cognitivas preservadas, a formação dos condutores desde o ensino básico seria uma forma bastante interessante de contribuir com o trânsito seguro
id UEL_3b767d499532d86e6aa6138680df9c1a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10012
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivosPerícias psicológicasTrânsitoPerícias psicológicasTrânsitoParanáPsychological expertise - Traffic - ParanáPsychological assessment - Driver training - ParanáPsychological expertise - Traffic - AnalysisDrivers - Traffic - Psychological aspeResumo: O trânsito é um fenômeno social composto por pessoas, veículos e ambiente Pela importância que representa a toda sociedade e pela diversidade de sua expressão, é cenário de conflitos de interesses e situações adversas, os ditos acidentes de trânsito Isso gera preocupação a maioria dos governantes, pois cabe a eles uma parcela da responsabilidade, tanto da manutenção da ordem, quanto da formação dos participantes Contudo, a sociedade não exime a sua participação, bastante atuante na atualidade Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS (218), os acidentes de trânsito acarretam prejuízos expressivos à sociedade Considerando que é composto por perspectivas tão diferentes, de diversidade de papéis, muitas áreas participam dos estudos sobre ele A Psicologia não poderia se abster, visto que investiga o comportamento humano, que é o elemento mais importante deste contexto O comportamento humano no trânsito pode ser compreendido sob diversos aspectos, pelo enfoque dos processos cognitivos, como se propõe este trabalho, apenas uma dessas possibilidades A fim de organizar os elementos que o compõe, o Brasil possui seu Código de Trânsito (CTB), que ganhou uma nova versão em 221 Esse acontecimento gerou impactos para a Psicologia do Trânsito Em contrapartida, buscando organizar o trabalho do psicólogo que atua neste espaço, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) também apresenta a sua orientação por meio da Resolução n 1/219, que regulamenta o processo de avaliação psicológica para candidatos a motoristas As regulamentações que hoje são vigentes passaram por diversas transformações ao longo do tempo A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise das perícias psicológicas no contexto de trânsito em cidades do Estado do Paraná no ano de 219 no que tange o desempenho atencional, mnemônico e de inteligência, assim como efetuar análises correlacionais entre os construtos investigados e os dados sociodemográficos Para tanto, foram consultados 19 processos arquivados em 3 clínicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-Pr), sob a chancela deste, com registros de informações em planilhas do Excel Os resultados apontaram que a idade média de participantes foi de 27 anos, a escolaridade citada com maior frequência foi o ensino médio completo (44,4%) A primeira habilitação foi o motivo de processo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais incidente (72,2%), a categoria A/B foi a categoria mais citada na amostra (61%) Quanto ao momento de aprovação na etapa da avaliação psicológica, 92,3% dos candidatos foram aprovados até o segundo atendimento psicológico Foram encontrados 12 tipos de instrumentos de Avaliação Psicológica padronizados Os resultados observados no desempenho médio nos instrumentos ficaram bem próximos da média geral encontrada nos manuais de referência Os resultados permitem apontar que a forma como a legislação se apresenta favorece o ingresso de pessoas jovens como aspirantes a condutores - com educação fundamental em sua maioria - há relação entre os construtos cognitivos analisados Considera-se que, além das habilidades cognitivas preservadas, a formação dos condutores desde o ensino básico seria uma forma bastante interessante de contribuir com o trânsito seguroDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: The traffic is a social phenomenon made of people, vehicles, and the environment Its importance – which represents the whole society, and by the diversity of its expression – is the scenario of conflicts of interests and adverse situations, so called traffic accidents This worries most governors, because it befits to them a fragment of responsibility, both of maintenance of the order, and the education of participants However, the society does not exempt their participation which is really active nowadays In 218, according to data from the Pan American Health Organization (PAHO), traffic accidents cause significant damage to society Considering that the traffic is made of such different perspectives, of different roles, a lot of areas take part on research about it Psychology could not abstain, once it investigates human behavior, and that is the most important element of this context Human behavior in traffic can be faced in different ways Cognitive aspects – which is the point of view of this research – is only one of these possibilities Aiming at organizing the elements which are part of it, Brazil has its Traffic Code (CTB) which got a new version in 221 This event caused impact on Traffic Psychology On the other hand, aiming at organizing the job of psychologists who work on this field, the Federal Council of Psychology (CFP) presents its guidance through Resolution 1/219, which regulates the evaluation process to potential drivers The rules in effect nowadays were submitted to several changes over time This research aims at carrying out an analysis of psychological technical inspections on traffic context in cities of Paraná in 219, concerning attentive, mnemonic and intelligence performance, as well as conducting correlation analyses amongst investigated constructs and sociodemographic data Therefore, we consulted one thousand and nine cold cases from three clinics accredited to Paraná Traffic Department (DETRAN-PR), under its signature, with records of information on Excel files The results showed that the average age of participants was 27 years old, and the recurrent educational level was high school (44,4%) Their first driver’s license (Carteira Nacional de Habilitação – CNH) was the most recurrent reason of the process (72,2%), and the category A/B – a license to drive both motorcycles and cars – was the most recurrent in the sample (61%) Concerning to the moment of approval on psychological evaluation stage, 92,3% of the candidates were approved until the second psychological meeting We found 12 different standard tools of Psychological Evaluation The results observed on average performance of the tools were really close to the general average found on reference manuals The results allow us to indicate that the way how the legislation is presented benefits the entrance of young people as potential drivers, mostly with a basic level of education There is a relationship amongst the cognitive constructs which were analyzed We consider that, apart from preserved cognitive skills, the education of drivers since their basic education would be a very interesting way of contributing to safe trafficOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Miguel, Fabiano KoichRueda, Fabián Javier MarínSouza, Patrícia Emí de2024-05-01T12:13:22Z2024-05-01T12:13:22Z2021.0025.11.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10012porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
title Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
spellingShingle Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
Souza, Patrícia Emí de
Perícias psicológicas
Trânsito
Perícias psicológicas
Trânsito
Paraná
Psychological expertise - Traffic - Paraná
Psychological assessment - Driver training - Paraná
Psychological expertise - Traffic - Analysis
Drivers - Traffic - Psychological aspe
title_short Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
title_full Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
title_fullStr Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
title_full_unstemmed Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
title_sort Análise de perícias psicológicas de trânsito em cidades do Paraná : um olhar sobre os construtos cognitivos
author Souza, Patrícia Emí de
author_facet Souza, Patrícia Emí de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]
Miguel, Fabiano Koich
Rueda, Fabián Javier Marín
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Patrícia Emí de
dc.subject.por.fl_str_mv Perícias psicológicas
Trânsito
Perícias psicológicas
Trânsito
Paraná
Psychological expertise - Traffic - Paraná
Psychological assessment - Driver training - Paraná
Psychological expertise - Traffic - Analysis
Drivers - Traffic - Psychological aspe
topic Perícias psicológicas
Trânsito
Perícias psicológicas
Trânsito
Paraná
Psychological expertise - Traffic - Paraná
Psychological assessment - Driver training - Paraná
Psychological expertise - Traffic - Analysis
Drivers - Traffic - Psychological aspe
description Resumo: O trânsito é um fenômeno social composto por pessoas, veículos e ambiente Pela importância que representa a toda sociedade e pela diversidade de sua expressão, é cenário de conflitos de interesses e situações adversas, os ditos acidentes de trânsito Isso gera preocupação a maioria dos governantes, pois cabe a eles uma parcela da responsabilidade, tanto da manutenção da ordem, quanto da formação dos participantes Contudo, a sociedade não exime a sua participação, bastante atuante na atualidade Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS (218), os acidentes de trânsito acarretam prejuízos expressivos à sociedade Considerando que é composto por perspectivas tão diferentes, de diversidade de papéis, muitas áreas participam dos estudos sobre ele A Psicologia não poderia se abster, visto que investiga o comportamento humano, que é o elemento mais importante deste contexto O comportamento humano no trânsito pode ser compreendido sob diversos aspectos, pelo enfoque dos processos cognitivos, como se propõe este trabalho, apenas uma dessas possibilidades A fim de organizar os elementos que o compõe, o Brasil possui seu Código de Trânsito (CTB), que ganhou uma nova versão em 221 Esse acontecimento gerou impactos para a Psicologia do Trânsito Em contrapartida, buscando organizar o trabalho do psicólogo que atua neste espaço, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) também apresenta a sua orientação por meio da Resolução n 1/219, que regulamenta o processo de avaliação psicológica para candidatos a motoristas As regulamentações que hoje são vigentes passaram por diversas transformações ao longo do tempo A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise das perícias psicológicas no contexto de trânsito em cidades do Estado do Paraná no ano de 219 no que tange o desempenho atencional, mnemônico e de inteligência, assim como efetuar análises correlacionais entre os construtos investigados e os dados sociodemográficos Para tanto, foram consultados 19 processos arquivados em 3 clínicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-Pr), sob a chancela deste, com registros de informações em planilhas do Excel Os resultados apontaram que a idade média de participantes foi de 27 anos, a escolaridade citada com maior frequência foi o ensino médio completo (44,4%) A primeira habilitação foi o motivo de processo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais incidente (72,2%), a categoria A/B foi a categoria mais citada na amostra (61%) Quanto ao momento de aprovação na etapa da avaliação psicológica, 92,3% dos candidatos foram aprovados até o segundo atendimento psicológico Foram encontrados 12 tipos de instrumentos de Avaliação Psicológica padronizados Os resultados observados no desempenho médio nos instrumentos ficaram bem próximos da média geral encontrada nos manuais de referência Os resultados permitem apontar que a forma como a legislação se apresenta favorece o ingresso de pessoas jovens como aspirantes a condutores - com educação fundamental em sua maioria - há relação entre os construtos cognitivos analisados Considera-se que, além das habilidades cognitivas preservadas, a formação dos condutores desde o ensino básico seria uma forma bastante interessante de contribuir com o trânsito seguro
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T12:13:22Z
2024-05-01T12:13:22Z
25.11.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10012
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Psicologia
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823245184008192