Mafalda em dez tirinhas : uma prática de leitura pelo viés da semiótica greimasiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Daniela Raffo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8425
Resumo: Resumo: Esta pesquisa apresenta o estudo do ethos de Mafalda como uma experiência na verificação de resultados na proficiência leitora de sujeitos em idade escolar Partiu-se da tese de que a exposição a mais de um texto protagonizado pela mesma personagem pudesse mobilizar a construção do ethos, sendo o estudo desse ethos uma ferramenta para a obtenção de melhores resultados na produção de sentidos Para verificar a validade dessa tese, desenvolvemos um objetivo geral que consistiu em vivenciar uma prática de leitura com duas turmas de oitavos anos do ensino fundamental de uma escola pública, utilizando como base dez tiras da Mafalda, com vistas a estudar o ethos dessa personagem A fim de viabilizar a realização desse objetivo, propusemos o desmembramento em quatro objetivos específicos O primeiro percorre o referencial teórico utilizado na pesquisa, que é a semiótica greimasiana, seus principais conceitos e uma das vertentes mais atuais: a sociossemiótica e a articulação que constitui com a leitura O segundo objetivo específico diz respeito à escuta de quinze docentes de língua portuguesa que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande / MS, visando conhecer como avaliam as atividades de leitura do livro didático Singular & Plural, adotado para o ensino de língua portuguesa, nos oitavos anos do ensino fundamental Já o terceiro objetivo consiste em análise prévia de cinco das dez tiras que serão objeto de leitura das duas turmas de oitavo ano, a fim de cotejá-la, posteriormente, com as análises realizadas pelos alunos dessas turmas O último objetivo específico é a aplicação de uma proposta de leitura de dez tiras da Mafalda com duas turmas de oitavo ano, da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, do município de Campo Grande / MS, levando em conta o estudo do ethos da Mafalda, comparativamente, a fim de identificar diferenças e semelhanças nos resultados coletadosFaz-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas que levem em conta não só aspectos pertinentes às propostas do livro didático, mas que permitam uma mobilização dos sujeitos da enunciação para uma análise mais acurada do que se constitui o éthos em Mafalda Considerando a atuação de vários sujeitos no desenrolar da pesquisa – professores e estudantes -, inserimos as contribuições de Eric Landowski, semioticista que amplia a teoria semiótica por meio das interações, das experiências, das construções de sentido no coletivo
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research presents the study of Mafalda ethos as an experience in the verification of results in the reading proficiency of school-age subjects It was based on the thesis that exposure more than one text by the same character could mobilize the construction of the ethos, being the study of this ethos a tool to obtain better results in the production of meanings To verify the validity of this thesis, we developed a general objective that consisted in experiencing a reading practice with two classes of eighth grade elementary school in a public school, using as a base ten strips of Mafalda, with a view to studying the ethos of this character In order to achieve this objective, we have proposed the break-up into four specific objectives the first one goes through the theoretical reference used in the research, which is greimasian semiotics, its main concepts and one of the most current aspects: the socio-demitic and the articulation that constitutes with the reading The second specific objective is to listen to fifteen portuguese-speaking teachers who work in the municipal education network of Campo Grande / MS, in order to know how they evaluate the reading activities of the singular & plural textbook, adopted for teaching portuguese, in the eighth grade of elementary school The third objective consists of a preliminary analysis of five of the 1 strips that will be the object of reading the two classes of eighth grade, in order to compare it, later, with the analyzes carried out by the students of these classes The last specific objective is the application of a proposal to read ten strips of Mafalda with two groups of 8th grade, from the municipal school João Evangelista Vieira de Almeida, in the city of Campo Grande / MS, taking into account the study of ethos da Mafalda , in order to identify differences and similarities in the results collected There is a reflection on pedagogical practices that take into account not only aspects pertinent to the textbook proposals, but which allow a mobilization of the subjects of the enunciation for a more accurate analysis of what constitutes ethos in Mafalda Considering the performance of several subjects in the course of research - teachers and students - we have inserted the contributions of Eric Landowski, a semioticist who extends semiotic theory through interactions, experiences, and constructions of meaning in the collectiveLimoli, Loredana [Orientador]Médola, Ana Sílvia Lopes DaviTasso, Ismara Eliane Vidal de SouzaLima, Sheila OliveiraRodrigues, Flávio Luís FreireScherer, Daniela Raffo2024-05-01T11:33:34Z2024-05-01T11:33:34Z2019.0029.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8425porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - 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