Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polyane Primo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235966
Resumo: Pesquisa vinculada à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL), ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq). Seu problema versa sobre o modelo de gestão assumido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED, sobretudo no período correspondente ao Governo Carlos Massa Ratinho Jr, e de que modo o Programa de Tutoria Pedagógica explicita as fundamentações ideológicas que caracterizam esta gestão. Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os princípios e concepções que orientam a gestão da educação desenvolvida pela SEED-PR, tomando-se como foco na investigação o Programa de Tutoria Pedagógica implementado na rede pública estadual de ensino do Paraná durante o ano 2019. Os objetivos específicos são: compreender os aspectos políticos, econômicos, sociais e históricos nos quais as políticas educacionais estão inseridas, com um recorte temporal a partir dos anos 1990, quando houve a Reforma do Aparelho do Estado; reconhecer a tendência de modelo de gestão desenvolvido pela SEED-PR, por meio da identificação da orientação ideológica que permeia as ações educacionais propostas para a rede pública estadual de ensino; identificar os objetivos, a organização, os procedimentos e o desenvolvimento da Tutoria Pedagógica realizada por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação de Londrina nas instituições com oferta de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e, em particular, como este Programa revela o modelo de gestão da educação praticado pela rede de ensino do Paraná. Com abordagem qualitativa, “crítico-dialética” (Sánchez Gamboa, 1989; 2012), a pesquisa elencou para leitura do objeto de estudo cinco categorias ancoradas no método materialismo histórico: totalidade, contradição, reprodução, mediação e hegemonia, conforme apontadas por Cury (1986), e discutidas por outros autores, como Masson (2007; 2013) e Netto (2011). Foram utilizados como procedimentos metodológicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados aos técnicos pedagógicos do NRE de Londrina e às equipes gestoras de duas unidades escolares estaduais do município de Londrina, com oferta da Educação Básica, totalizando dezesseis profissionais entrevistados. Os estudos acenaram que o Programa de Tutoria Pedagógica contempla uma lógica gerencialista e burocrática, ao mesmo tempo em que corrobora à participação de todos os segmentos da escola, revelando-se como uma importante ferramenta que manifesta o modelo de gestão da educação assumido pela SEED-PR, e pode influenciar no conteúdo e na forma da gestão escolar, articulado às demais políticas educacionais do estado. Portanto, o Programa preserva o discurso de uma gestão com características democráticas, mas, o que sobressai são os aspectos gerenciais. Assim, a escola muda a gestão, incidindo em todas as esferas, para que o “resultado” seja avançado no tocante aos indicadores educacionais, o que está em consonância com a estratégia governamental paranaense.
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Seu problema versa sobre o modelo de gestão assumido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED, sobretudo no período correspondente ao Governo Carlos Massa Ratinho Jr, e de que modo o Programa de Tutoria Pedagógica explicita as fundamentações ideológicas que caracterizam esta gestão. Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os princípios e concepções que orientam a gestão da educação desenvolvida pela SEED-PR, tomando-se como foco na investigação o Programa de Tutoria Pedagógica implementado na rede pública estadual de ensino do Paraná durante o ano 2019. Os objetivos específicos são: compreender os aspectos políticos, econômicos, sociais e históricos nos quais as políticas educacionais estão inseridas, com um recorte temporal a partir dos anos 1990, quando houve a Reforma do Aparelho do Estado; reconhecer a tendência de modelo de gestão desenvolvido pela SEED-PR, por meio da identificação da orientação ideológica que permeia as ações educacionais propostas para a rede pública estadual de ensino; identificar os objetivos, a organização, os procedimentos e o desenvolvimento da Tutoria Pedagógica realizada por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação de Londrina nas instituições com oferta de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e, em particular, como este Programa revela o modelo de gestão da educação praticado pela rede de ensino do Paraná. Com abordagem qualitativa, “crítico-dialética” (Sánchez Gamboa, 1989; 2012), a pesquisa elencou para leitura do objeto de estudo cinco categorias ancoradas no método materialismo histórico: totalidade, contradição, reprodução, mediação e hegemonia, conforme apontadas por Cury (1986), e discutidas por outros autores, como Masson (2007; 2013) e Netto (2011). Foram utilizados como procedimentos metodológicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados aos técnicos pedagógicos do NRE de Londrina e às equipes gestoras de duas unidades escolares estaduais do município de Londrina, com oferta da Educação Básica, totalizando dezesseis profissionais entrevistados. Os estudos acenaram que o Programa de Tutoria Pedagógica contempla uma lógica gerencialista e burocrática, ao mesmo tempo em que corrobora à participação de todos os segmentos da escola, revelando-se como uma importante ferramenta que manifesta o modelo de gestão da educação assumido pela SEED-PR, e pode influenciar no conteúdo e na forma da gestão escolar, articulado às demais políticas educacionais do estado. Portanto, o Programa preserva o discurso de uma gestão com características democráticas, mas, o que sobressai são os aspectos gerenciais. Assim, a escola muda a gestão, incidindo em todas as esferas, para que o “resultado” seja avançado no tocante aos indicadores educacionais, o que está em consonância com a estratégia governamental paranaense.Research linked to the line Philosophical, Historical, Political and Cultural Educational Perspectives, more specifically to the Educational Policy Nucleus (PPEdu/UEL), to the Public Policies, Curriculum, Management and Society (CNPq) research group. Its problem is related to the management model assumed by the Paraná State Department of Education and Sport - SEED, especially in the period corresponding to the Carlos Massa Ratinho Jr Government, and how the Pedagogical Tutoring Program shows the ideological foundations that characterize this management. For this purpose, it presents as a general objective to analyze the principles and conceptions that guide the management of education developed by SEED-PR, taking as a focus in this investigation the Pedagogical Tutoring Program implemented in the state public education network of Paraná during the year 2019. The specific objectives are: understand the political, economic, social and historical aspects in which educational policies are inserted, with a time frame from the 1990s, when there was the Reform of the State Apparatus; recognize the tendency of the management model developed by SEED-PR, through the identification of the ideological orientation that permeates the educational actions proposed for the state public education system; identify the objectives, organization, procedures and development of Pedagogical Tutoring carried out by pedagogical technicians from the Regional Education Center of Londrina in institutions offering Final Years of Elementary and High School and, in particular, how this Program reveals the education management model practiced by the Paraná teaching network. With a qualitative, "critical-dialectic" approach (Sánchez Gamboa, 1989; 2012), the research listed five categories for reading the object of study, anchored in the historical materialism method: totality, contradiction, reproduction, mediation and hegemony, as pointed out by Cury (1986), and discussed by other authors, such as Masson (2007; 2013) and Netto (2011). The methodological procedures used for data collection were bibliographic research, document analysis and the application of semi-structured questionnaires to the pedagogical technicians of the NRE in Londrina and to the management teams of two state school units in the city of Londrina, with the offer of Basic Education, totaling sixteen professionals interviewed. The studies indicated that the Pedagogical Tutoring Program contemplates a managerial and bureaucratic logic, while supporting the participation of all segments of the school, revealing itself as an important tool that manifests the education management model assumed by SEED- PR, and it can influence in the content and form of school management, articulated with other educational policies in the state. Therefore, the Program preserves the discourse of a management with democratic characteristics, but what stands out are the managerial aspects. Thus, the school changes its management, affecting all spheres, for the “result” could be advanced in terms of educational indicators, which corresponds to the government strategy of Paraná.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235966porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:13Zoai:uel.br:vtls000235966Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-05-23T19:57:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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