Esporte e educação : competências da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grubertt, Guilherme Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17483
Resumo: No âmbito da ciência do esporte, os desafios da combinação entre a formação educacional ou vocacional e esporte é denominada dupla carreira. As competências relacionadas a dupla carreira são caracterizadas pelo conjunto de atitudes, habilidades e conhecimentos que permitem os atletas combinarem de maneira efetiva a formação educacional com a carreira esportiva. Diante de todas as características multifatoriais do processo de adaptação humana, as etapas de transição da dupla carreira devem ser consideradas tanto em termos de desenvolvimento como em um âmbito holístico. Até o momento, os trabalhos realizados no Brasil que identificaram e quantificaram características da dupla carreira não investigaram as competências dos estudantes-atletas utilizando instrumentos específicos baseados em uma abordagem holística. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi analisar as competências, atitudes e habilidades da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do Paraná-Brasil através de investigações com delineamento quantitativo. Os objetivos específicos foram: (1) apresentar as propriedades psicométricas e evidências de validades de conteúdo, baseada na estrutura interna e resposta aos itens da versão brasileira do Dual Career Competency Questionnarie for Atlhetes (DCCQ-A); (2) investigar em que medida os escores das competências da dupla carreira variam para estudantes-atletas de ambos os sexos, tipos de instituições de ensino (IES) e nível de escolaridade. Para tanto, foram avaliados 745 estudantes-atletas (Midade17,3 + 5,4; sexo feminino 54%; estudantes-atletas com deficiência 8%) do Programa de bolsas do estado do Paraná – Geração Olímpica e Paralímpica. A versão Brasileira do DCCQ-A apresentou propriedades psicométricas satisfatórias através cálculo da validade de conteúdo, da análise fatorial confirmatória e índices de ajuste excelentes (CFI = 0.982, TLI = 0.980, SRMR = 0.057, RMSEA = 0.056). A análise Rasch multidimensional indicou uma excelente consistência interna das pontuações e uma boa discriminação dos participantes. Além disso, houve resultados estatisticamente significativos no efeito principal para sexo (F(4, 738) = 17,782, p < 0,001), instituição de ensino (F(4, 738) = 5,509, p <0,001) e escolaridade (F(4, 738) = 3,335, p<0,05). Estudantes-atletas do sexo feminino de IES públicas apresentaram escores maiores para a gestão da dupla carreira (M = 4,23 + 0,38) quando comparados ao sexo masculino de IES públicas (M = 4,03 + 0,04). Em IES privadas, estudantes-atletas do sexo feminino apresentaram escores menores da competência consciência emocional (M = 3,73 + 0,04). Escores de consciência emocional também foram menores para estudantes-atletas do sexo feminino nos dois tipos IES (ensino básico, M = 3,78 + 0,03; p < 0,05; ensino superior, M = 3,66 + 0,06; p < 0,001). Devido a robustez psicométrica da versão brasileira do DCCQ-A, esse instrumento indica uma contribuição importante para a aplicabilidade prática e de pesquisa da psicologia do esporte. Os resultados desse estudo demonstraram a relevância das competências da dupla carreira e recomenda que as diferenças entre sexo e IES devem ser consideradas no desenvolvimento da dupla carreira. Esse desfecho pode auxiliar treinadores, gestores do esporte, estudantes-atletas e todos os envolvidos a compreenderem e otimizarem suas atitudes referentes a dupla carreira, além de auxiliar pesquisadores a avançar o conhecimento nessa área tão recente no Brasil.
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Até o momento, os trabalhos realizados no Brasil que identificaram e quantificaram características da dupla carreira não investigaram as competências dos estudantes-atletas utilizando instrumentos específicos baseados em uma abordagem holística. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi analisar as competências, atitudes e habilidades da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do Paraná-Brasil através de investigações com delineamento quantitativo. Os objetivos específicos foram: (1) apresentar as propriedades psicométricas e evidências de validades de conteúdo, baseada na estrutura interna e resposta aos itens da versão brasileira do Dual Career Competency Questionnarie for Atlhetes (DCCQ-A); (2) investigar em que medida os escores das competências da dupla carreira variam para estudantes-atletas de ambos os sexos, tipos de instituições de ensino (IES) e nível de escolaridade. Para tanto, foram avaliados 745 estudantes-atletas (Midade17,3 + 5,4; sexo feminino 54%; estudantes-atletas com deficiência 8%) do Programa de bolsas do estado do Paraná – Geração Olímpica e Paralímpica. A versão Brasileira do DCCQ-A apresentou propriedades psicométricas satisfatórias através cálculo da validade de conteúdo, da análise fatorial confirmatória e índices de ajuste excelentes (CFI = 0.982, TLI = 0.980, SRMR = 0.057, RMSEA = 0.056). A análise Rasch multidimensional indicou uma excelente consistência interna das pontuações e uma boa discriminação dos participantes. Além disso, houve resultados estatisticamente significativos no efeito principal para sexo (F(4, 738) = 17,782, p < 0,001), instituição de ensino (F(4, 738) = 5,509, p <0,001) e escolaridade (F(4, 738) = 3,335, p<0,05). Estudantes-atletas do sexo feminino de IES públicas apresentaram escores maiores para a gestão da dupla carreira (M = 4,23 + 0,38) quando comparados ao sexo masculino de IES públicas (M = 4,03 + 0,04). Em IES privadas, estudantes-atletas do sexo feminino apresentaram escores menores da competência consciência emocional (M = 3,73 + 0,04). Escores de consciência emocional também foram menores para estudantes-atletas do sexo feminino nos dois tipos IES (ensino básico, M = 3,78 + 0,03; p < 0,05; ensino superior, M = 3,66 + 0,06; p < 0,001). Devido a robustez psicométrica da versão brasileira do DCCQ-A, esse instrumento indica uma contribuição importante para a aplicabilidade prática e de pesquisa da psicologia do esporte. Os resultados desse estudo demonstraram a relevância das competências da dupla carreira e recomenda que as diferenças entre sexo e IES devem ser consideradas no desenvolvimento da dupla carreira. Esse desfecho pode auxiliar treinadores, gestores do esporte, estudantes-atletas e todos os envolvidos a compreenderem e otimizarem suas atitudes referentes a dupla carreira, além de auxiliar pesquisadores a avançar o conhecimento nessa área tão recente no Brasil.In sports science, the challenges of combining educational or vocational preparation with sport are recognized as dual career characteristics. The competencies related to a dual career are characterized by the set of attitudes, skills, and knowledge that enable athletes to effectively combine their educational training with their sports career. Considering all the multifactorial characteristics of the human adaptation process, the dual career transition stages must be considered both developmentally and holistically. The studies conducted in Brazil so far that have identified and quantified dual career characteristics have not investigated the student-athletes' competencies using specific instruments based on a holistic approach. Thus, the general aim was to use quantitative research to analyze the competencies, attitudes, and skills of the dual career of student-athletes from the state of Paraná – Brazil. The specific aims were: (1) examine the psychometric properties and assess content validity, factorial validity and evidence based on response processes of the Brazilian version of the Dual Career Competency Questionnaire for Athletes (DCCQ-A). (2) investigate the extent to which dual career competency scores vary for student-athletes of both genders, types of educational institutions, and educational levels. The Brazilian DCCQ-A was administered to 745 student-athletes (Mage = 17.3 ± 5.4; 54% female; 8% student-athletes with disabilities) from the Paraná State grant program - Olympic and Paralympic Generation. Content validity coefficient analysis indicated clarity of language, theoretical pertinence, and practical relevance of the Brazilian DCCQ-A items. Confirmatory factorial analysis revealed excellent goodness-of-fit indices of the 4-factor structure model (CFI = 0.982, TLI = 0.980, SRMR = 0.057, RMSEA = 0.056). Polytomous Rasch analysis demonstrated an acceptable adjustment of the items and good organization in the item response categories. In addition, there were statistically significant results in the main effect for sex (F(4, 738) = 17.782, p < 0.001), education institution (F(4, 738) = 5.509, p <0.001), and educational levels (F(4, 738) = 3.335, p<0.05). Female student-athletes from public educational institutions showed higher scores for dual career management (M = 4.23 + 0.38) when compared to males from public educational institutions. (M = 4.03 + 0.04). In private educational institutions, female student-athletes showed lower scores in the emotional awareness competency (M = 3.73 + 0.04). Emotional awareness scores were also lower for female student-athletes in both types of educational institutions (secondary education, M = 3.78 + 0.03; p < 0.05; higher education, M = 3.66 + 0.06; p < 0.001). Considering the psychometric strength of the Brazilian DCCQ-A, this instrument can contribute to the practical and research applicability of sport psychology. Research findings showed that the relevance of dual career competencies and recommends that gender and educational institutes differences should be considered in dual career development. This study may assist coaches, sport managers, student-athletes, and all those involved to understand and optimize their attitudes towards dual careers, as well as helping researchers advance knowledge in this area, which is so recent in Brazil.Serassuelo Júnior, HélioAlvarez, Miquel TorregrossaAburachid, Layla Maria CamposCosta, Felipe Rodrigues daDourado, Antonio CarlosGrubertt, Guilherme Alves2024-09-10T13:22:43Z2024-09-10T13:22:43Z2023-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17483porCEFE - Departamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina110 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-11T06:02:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-11T06:02:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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