Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí : revisitando o passado, vivenciando o presente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16645 |
Resumo: | Resumo: No Brasil a preocupação com a preservação da memória em empresas, organizações ou instituições, iniciou-se por volta dos anos 197 Desde então, este tema vem ganhando importante espaço no campo de pesquisa e em diversas áreas do conhecimento humano A Ciência da Informação vem se ocupando dessa temática, abordando com frequência a memória coletiva, social e institucional com o intuito, entre outros de buscar alternativa para preservar e disponibilizar conteúdos de memória Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral investigar e narrar a memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí desde sua origem em 26 até o início de suas atividades letivas em agosto de 21 Esta investigação tem natureza qualitativa e se caracterizou como exploratória e documental Ela iniciou-se com a coleta e análise de documentos como: atas, legislação, pareceres, reportagem jornalística etc Em um segundo momento tendo como base Flick (29) utilizou-se a entrevista narrativa, especificamente a questão gerativa de narrativa com os indivíduos envolvidos desde o Projeto de idealização desse Instituto até a sua implantação No tratamento das informações obtidas utilizou-se a Análise de Conteúdo concebida por Bardin (24) As vozes dos documentos e dos entrevistados evidenciaram primeiramente a importância da instalação do IFPR para os cidadãos de Paranavaí e da região Noroeste do Paraná Posteriormente, percebeu-se o enorme esforço de diferentes instâncias públicas e privadas na realização de um empreendimento educacional Conclui-se que a conquista do IFPR em detrimento da UTFPR, que era a proposta inicial, trouxe certa frustração, porém hoje os entrevistados reconhecem o potencial de qualificação profissional do IFPR |
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Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí : revisitando o passado, vivenciando o presenteMemória institucionalRecuperação da informaçãoDocumentaçãoCiência da InformaçãoInformation retrievalDocumentationInformation scienceResumo: No Brasil a preocupação com a preservação da memória em empresas, organizações ou instituições, iniciou-se por volta dos anos 197 Desde então, este tema vem ganhando importante espaço no campo de pesquisa e em diversas áreas do conhecimento humano A Ciência da Informação vem se ocupando dessa temática, abordando com frequência a memória coletiva, social e institucional com o intuito, entre outros de buscar alternativa para preservar e disponibilizar conteúdos de memória Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral investigar e narrar a memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí desde sua origem em 26 até o início de suas atividades letivas em agosto de 21 Esta investigação tem natureza qualitativa e se caracterizou como exploratória e documental Ela iniciou-se com a coleta e análise de documentos como: atas, legislação, pareceres, reportagem jornalística etc Em um segundo momento tendo como base Flick (29) utilizou-se a entrevista narrativa, especificamente a questão gerativa de narrativa com os indivíduos envolvidos desde o Projeto de idealização desse Instituto até a sua implantação No tratamento das informações obtidas utilizou-se a Análise de Conteúdo concebida por Bardin (24) As vozes dos documentos e dos entrevistados evidenciaram primeiramente a importância da instalação do IFPR para os cidadãos de Paranavaí e da região Noroeste do Paraná Posteriormente, percebeu-se o enorme esforço de diferentes instâncias públicas e privadas na realização de um empreendimento educacional Conclui-se que a conquista do IFPR em detrimento da UTFPR, que era a proposta inicial, trouxe certa frustração, porém hoje os entrevistados reconhecem o potencial de qualificação profissional do IFPRDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: In Brazil, the concern for the preservation of memory concept in companies, organizations or institutions began in the 197s Since then, this theme has been acquiring important space in the research field as well in several areas of human knowledge The Information Science (IC) has been dealing with this theme, and it has been frequently approaching the collective, social and institutional memory with the in other to seek an alternative to preserve and make available contents of memory n this regard, this study had as main goal to investigate and narrate the memory of the Federal Institute of Paraná Paranavaí Campus since its origin in 26 until the beginning of its academic activities in August 21 This research has a qualitative nature and it has been characterized as exploratory and documentary It began with the collection and analysis of documents such as minutes, legislation, feedback, news reports, etc Following this, basing on Flick (29) it has been used the narrative interview, specifically the creating matter of narrative with the individuals involved since the idealization of the project of this Institute until its implementation In the treatment of the information obtained it has been used the Content Analysis conceived by Bardin (24) The voices of the records and the interviewees first highlighted the importance of the IFPR facility for the citizens of Paranavaí and the Northwest region of Paraná Subsequently, it was noticed the huge effort of different public and private institutions in the acomplishiment of an educational undertaking It has been concluded that the achievement of the IFPR to the detriment of UTFPR, which was the initial proposal, brought some frustration, but nowadays the interviewees recognize the potential for professional qualification of IFPRBortolin, Sueli [Orientador]Molina, Letícia GorriFavaro, Marta Regina GimenezSantos, Zineide Pereira dos2024-05-01T15:13:24Z2024-05-01T15:13:24Z2018.0006.06.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16645porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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