Memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí : revisitando o passado, vivenciando o presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Zineide Pereira dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16645
Resumo: Resumo: No Brasil a preocupação com a preservação da memória em empresas, organizações ou instituições, iniciou-se por volta dos anos 197 Desde então, este tema vem ganhando importante espaço no campo de pesquisa e em diversas áreas do conhecimento humano A Ciência da Informação vem se ocupando dessa temática, abordando com frequência a memória coletiva, social e institucional com o intuito, entre outros de buscar alternativa para preservar e disponibilizar conteúdos de memória Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral investigar e narrar a memória do Instituto Federal do Paraná Campus Paranavaí desde sua origem em 26 até o início de suas atividades letivas em agosto de 21 Esta investigação tem natureza qualitativa e se caracterizou como exploratória e documental Ela iniciou-se com a coleta e análise de documentos como: atas, legislação, pareceres, reportagem jornalística etc Em um segundo momento tendo como base Flick (29) utilizou-se a entrevista narrativa, especificamente a questão gerativa de narrativa com os indivíduos envolvidos desde o Projeto de idealização desse Instituto até a sua implantação No tratamento das informações obtidas utilizou-se a Análise de Conteúdo concebida por Bardin (24) As vozes dos documentos e dos entrevistados evidenciaram primeiramente a importância da instalação do IFPR para os cidadãos de Paranavaí e da região Noroeste do Paraná Posteriormente, percebeu-se o enorme esforço de diferentes instâncias públicas e privadas na realização de um empreendimento educacional Conclui-se que a conquista do IFPR em detrimento da UTFPR, que era a proposta inicial, trouxe certa frustração, porém hoje os entrevistados reconhecem o potencial de qualificação profissional do IFPR
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