A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aula |
id |
UEL_41e915e31decfdda49c59d120fe21f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/17382 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew LipmanThe community experience as a democratic experience for Matthew LipmanComunidade de InvestigaçãoExperiênciaDemocraciaEducaçãoLipmanEnsino de FilosofiaComunidade e escolaCiências Humanas - EducaçãoResearch CommunityExperienceDemocracyEducationLipmanPhilosophy teachingCommunity and schoolEsta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aulaThis research proposes to analyze the concept of community as a basis for understanding democracy and education from the perspective of Matthew Lipman. Experiences carried out in the classroom, both through specific research for TCC and through internships for the pedagogy course, showed that pedagogical practice follows a traditional model of transmitting content in a fragmented way, making the learning experience in a democratic community difficult. The absence of the idea of community is expressed at other levels of the country's educational, social and political situation, in limited public awareness and participation and in the favoring of policies that reduce, in school curricula, subjects which encourage reflection and intellectual emancipation, such as philosophy, sociology and art. All these aspects mentioned have justified the need to research the theme of community. This idea has been the subject of a study by Matthew Lipman, who presents a proposal for education in Research Community that takes into account the student's experience, thinking in its various guises from childhood onwards and philosophical dialogue. Lipman's ideas have become an object of research interest due to their possible contributions to rethinking education in our context. Thus, we pose the following question as a research problem: what is the democratic and educational community in Lipman's perspective? As a methodology, bibliographical and documentary research will be used, consulting the main works of the base author and related references, scientific articles and Brazilian educational legislation documents in order to provide a documentary and bibliographical analysis of the problem of this work. Therefore, this research aims to analyze the concept of community to understand its importance for the development of a democratic education in Lipman's perspective. The specific objectives of the research are: to analyze the idea of experience and community in order to understand its relationship to human and social formation for Lipman; to analyze education as an experience of democratic community in order to understand its social function from Lipman's perspective; and finally, to analyze the treatment given to the democratic experience as an educational experience in the educational legislation of the State of Paraná, focusing on the Curricular Reference of Paraná, evaluating the scope or limits of this educational orientation. We hope that this research will help to broaden the view of education as a democratic experience, contributing to rethinking teaching practice in the classroomMuraro, Darcísio NatalLorieri, Marcos AntonioGuimarães, Marcelo SennaHenning, Leoni Maria PadilhaAlves, Sandra dos Santos2024-09-02T17:36:07Z2024-09-02T17:36:07Z2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina160 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:04:32Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:04:32Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman The community experience as a democratic experience for Matthew Lipman |
title |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman |
spellingShingle |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman Alves, Sandra dos Santos Comunidade de Investigação Experiência Democracia Educação Lipman Ensino de Filosofia Comunidade e escola Ciências Humanas - Educação Research Community Experience Democracy Education Lipman Philosophy teaching Community and school |
title_short |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman |
title_full |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman |
title_fullStr |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman |
title_full_unstemmed |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman |
title_sort |
A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman |
author |
Alves, Sandra dos Santos |
author_facet |
Alves, Sandra dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muraro, Darcísio Natal Lorieri, Marcos Antonio Guimarães, Marcelo Senna Henning, Leoni Maria Padilha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Sandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade de Investigação Experiência Democracia Educação Lipman Ensino de Filosofia Comunidade e escola Ciências Humanas - Educação Research Community Experience Democracy Education Lipman Philosophy teaching Community and school |
topic |
Comunidade de Investigação Experiência Democracia Educação Lipman Ensino de Filosofia Comunidade e escola Ciências Humanas - Educação Research Community Experience Democracy Education Lipman Philosophy teaching Community and school |
description |
Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aula |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-14 2024-09-02T17:36:07Z 2024-09-02T17:36:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CECA - Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Estadual de Londrina - UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina 160 p. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823282425233408 |