A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sandra dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aula
id UEL_41e915e31decfdda49c59d120fe21f49
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17382
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew LipmanThe community experience as a democratic experience for Matthew LipmanComunidade de InvestigaçãoExperiênciaDemocraciaEducaçãoLipmanEnsino de FilosofiaComunidade e escolaCiências Humanas - EducaçãoResearch CommunityExperienceDemocracyEducationLipmanPhilosophy teachingCommunity and schoolEsta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aulaThis research proposes to analyze the concept of community as a basis for understanding democracy and education from the perspective of Matthew Lipman. Experiences carried out in the classroom, both through specific research for TCC and through internships for the pedagogy course, showed that pedagogical practice follows a traditional model of transmitting content in a fragmented way, making the learning experience in a democratic community difficult. The absence of the idea of community is expressed at other levels of the country's educational, social and political situation, in limited public awareness and participation and in the favoring of policies that reduce, in school curricula, subjects which encourage reflection and intellectual emancipation, such as philosophy, sociology and art. All these aspects mentioned have justified the need to research the theme of community. This idea has been the subject of a study by Matthew Lipman, who presents a proposal for education in Research Community that takes into account the student's experience, thinking in its various guises from childhood onwards and philosophical dialogue. Lipman's ideas have become an object of research interest due to their possible contributions to rethinking education in our context. Thus, we pose the following question as a research problem: what is the democratic and educational community in Lipman's perspective? As a methodology, bibliographical and documentary research will be used, consulting the main works of the base author and related references, scientific articles and Brazilian educational legislation documents in order to provide a documentary and bibliographical analysis of the problem of this work. Therefore, this research aims to analyze the concept of community to understand its importance for the development of a democratic education in Lipman's perspective. The specific objectives of the research are: to analyze the idea of experience and community in order to understand its relationship to human and social formation for Lipman; to analyze education as an experience of democratic community in order to understand its social function from Lipman's perspective; and finally, to analyze the treatment given to the democratic experience as an educational experience in the educational legislation of the State of Paraná, focusing on the Curricular Reference of Paraná, evaluating the scope or limits of this educational orientation. We hope that this research will help to broaden the view of education as a democratic experience, contributing to rethinking teaching practice in the classroomMuraro, Darcísio NatalLorieri, Marcos AntonioGuimarães, Marcelo SennaHenning, Leoni Maria PadilhaAlves, Sandra dos Santos2024-09-02T17:36:07Z2024-09-02T17:36:07Z2023-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina160 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:04:32Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17382Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:04:32Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
The community experience as a democratic experience for Matthew Lipman
title A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
spellingShingle A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
Alves, Sandra dos Santos
Comunidade de Investigação
Experiência
Democracia
Educação
Lipman
Ensino de Filosofia
Comunidade e escola
Ciências Humanas - Educação
Research Community
Experience
Democracy
Education
Lipman
Philosophy teaching
Community and school
title_short A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
title_full A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
title_fullStr A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
title_full_unstemmed A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
title_sort A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman
author Alves, Sandra dos Santos
author_facet Alves, Sandra dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muraro, Darcísio Natal
Lorieri, Marcos Antonio
Guimarães, Marcelo Senna
Henning, Leoni Maria Padilha
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade de Investigação
Experiência
Democracia
Educação
Lipman
Ensino de Filosofia
Comunidade e escola
Ciências Humanas - Educação
Research Community
Experience
Democracy
Education
Lipman
Philosophy teaching
Community and school
topic Comunidade de Investigação
Experiência
Democracia
Educação
Lipman
Ensino de Filosofia
Comunidade e escola
Ciências Humanas - Educação
Research Community
Experience
Democracy
Education
Lipman
Philosophy teaching
Community and school
description Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aula
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14
2024-09-02T17:36:07Z
2024-09-02T17:36:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CECA - Departamento de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
160 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823282425233408