Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Edimar Eder
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9802
Resumo: Resumo: Reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes profissionais do professor de Geografia da educação básica a partir da reflexão sobre sua atuação docente no âmbito de seu trabalho com conceitos permite delimitar o que denominamos por “saberes conceituais geográficos” Essa é a nossa tese, que trata da expressividade e mobilização dos saberes profissionais do professor de Geografia, em seu âmbito conceitual O foco da investigação foi o discurso de dez professores experientes que atuam na educação básica pública estadual do Paraná, Brasil, partindo da questão central: como os professores de Geografia da educação básica reconhecem e explicitam os conhecimentos/saberes concernentes à sua atuação profissional e mobilizam-nos em saberes conceituais geográficos? Nossos objetivos foram, num sentido amplo, compreender o processo de reconhecimento e explicitação dos conhecimentos/saberes concernentes à atuação dos professores de Geografia na educação básica, notadamente quanto à sua mobilização conceitual geográfica, e, num sentido específico, identificar as finalidades da Geografia na educação básica para os professores desta disciplina; analisar as concepções destes quanto à relação entre a teoria e a prática em sua atuação profissional; explicitar como estes professores expressam, organizam, reproduzem os conhecimentos e saberes que mobilizam e/ou emergem na/da sua prática profissional; compreender suas concepções acerca de seu trabalho com conceitos geográficos no ensino-aprendizagem da Geografia escolar, vislumbrando-as em suas relações com a Geografia escolar e a educação geográfica Interpretamos os discursos docentes pela caracterização do ensino como uma prática social complexa, cujo exercício transforma o professor, à luz dos referenciais teóricos da práxis, dos saberes docentes, de Lee Shulman e Lev Vygotsky, tendo a dialética por método investigativo Para reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes dos professores utilizamos quatro instrumentos de pesquisa: teste de associação de palavras, questionário, grupo focal e entrevista, pautando-nos na abordagem qualitativa e na técnica de análise de conteúdo, de Bardin (211) Os resultados obtidos confluíram para a confirmação da tese Os conhecimentos e saberes profissionais dos professores são matizados pela Geografia – acadêmica e escolar – e constituem uma amálgama ampla e diversificada, cujas fontes principais são a formação inicial e contínua; e a experiência adquirida com a prática, a atuação docente A consciência acerca dos saberes conceituais geográficos e, portanto, a qualidade do trabalho conceitual desenvolvido pelos professores está atrelada à presença da reflexão, autonomia e criatividade em sua práxis docente Acerca do trabalho conceitual dos professores, constatamos a primazia do início da abordagem dos conteúdos como momento preferencial da inserção dos conceitos nas atividades de ensino e aprendizagem; a utilização de exemplificações como forma metodológica mais usual de sua realização; a contextualização enquanto busca de sentido e vínculo com o cotidiano do aluno; e o possível risco, dela advinda, de que os conceitos deixem de cumprir sua função de contribuir para a autonomia intelectual do aluno ao possibilitar-lhe a apropriação de formas de pensar mais abstratas e sistematizadas
id UEL_427fb80270ddcac70f7298b092e29151
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9802
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitualGeografiaProfessores de geografiaGeografiaGeographyGeography teachersGeography - EnvironmentStudy and teachingResumo: Reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes profissionais do professor de Geografia da educação básica a partir da reflexão sobre sua atuação docente no âmbito de seu trabalho com conceitos permite delimitar o que denominamos por “saberes conceituais geográficos” Essa é a nossa tese, que trata da expressividade e mobilização dos saberes profissionais do professor de Geografia, em seu âmbito conceitual O foco da investigação foi o discurso de dez professores experientes que atuam na educação básica pública estadual do Paraná, Brasil, partindo da questão central: como os professores de Geografia da educação básica reconhecem e explicitam os conhecimentos/saberes concernentes à sua atuação profissional e mobilizam-nos em saberes conceituais geográficos? Nossos objetivos foram, num sentido amplo, compreender o processo de reconhecimento e explicitação dos conhecimentos/saberes concernentes à atuação dos professores de Geografia na educação básica, notadamente quanto à sua mobilização conceitual geográfica, e, num sentido específico, identificar as finalidades da Geografia na educação básica para os professores desta disciplina; analisar as concepções destes quanto à relação entre a teoria e a prática em sua atuação profissional; explicitar como estes professores expressam, organizam, reproduzem os conhecimentos e saberes que mobilizam e/ou emergem na/da sua prática profissional; compreender suas concepções acerca de seu trabalho com conceitos geográficos no ensino-aprendizagem da Geografia escolar, vislumbrando-as em suas relações com a Geografia escolar e a educação geográfica Interpretamos os discursos docentes pela caracterização do ensino como uma prática social complexa, cujo exercício transforma o professor, à luz dos referenciais teóricos da práxis, dos saberes docentes, de Lee Shulman e Lev Vygotsky, tendo a dialética por método investigativo Para reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes dos professores utilizamos quatro instrumentos de pesquisa: teste de associação de palavras, questionário, grupo focal e entrevista, pautando-nos na abordagem qualitativa e na técnica de análise de conteúdo, de Bardin (211) Os resultados obtidos confluíram para a confirmação da tese Os conhecimentos e saberes profissionais dos professores são matizados pela Geografia – acadêmica e escolar – e constituem uma amálgama ampla e diversificada, cujas fontes principais são a formação inicial e contínua; e a experiência adquirida com a prática, a atuação docente A consciência acerca dos saberes conceituais geográficos e, portanto, a qualidade do trabalho conceitual desenvolvido pelos professores está atrelada à presença da reflexão, autonomia e criatividade em sua práxis docente Acerca do trabalho conceitual dos professores, constatamos a primazia do início da abordagem dos conteúdos como momento preferencial da inserção dos conceitos nas atividades de ensino e aprendizagem; a utilização de exemplificações como forma metodológica mais usual de sua realização; a contextualização enquanto busca de sentido e vínculo com o cotidiano do aluno; e o possível risco, dela advinda, de que os conceitos deixem de cumprir sua função de contribuir para a autonomia intelectual do aluno ao possibilitar-lhe a apropriação de formas de pensar mais abstratas e sistematizadasTese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Recognizing and making explicit the professional knowledge/expertise of the Geography teacher of basic education from the reflection on their teaching performance in the extent of their work with concepts allows delimiting what we call “geographic conceptual knowledge” This is our thesis, which deals with the expressiveness and mobilization of the professional knowledge of the Geography teacher, in its conceptual extent The focus of the investigation was the speech of ten experienced teachers who work in public basic education in the state of Paraná, Brazil, based on the central question: how do Geography teachers in basic education recognize and make explicit the knowledge/expertise concerning their professional performance and mobilize us in geographic conceptual knowledge? Our objectives were, in a broad sense, to understand the process of recognition and explicitness of the knowledge/expertise concerning the role of Geography teachers in basic education, especially regarding their geographic conceptual mobilization, and in a specific sense, to identify the purposes of Geography in basic education for teachers of this subject; to analyze their conceptions, regarding the relationship between theory and practice in their professional practice; to highlight how these teachers express, organize, reproduce the knowledge that mobilize and/or emerge in/from their professional practice; to understand their conceptions about their work with geographic concepts in the teaching-learning of school Geography, seeing them in their relations with school Geography and geographic education We interpreted the teaching speeches by characterizing the teaching as a complex social practice, whose practice transforms the teacher, in the light of the theoretical references of praxis, of the teaching knowledge, of Lee Shulman and Lev Vygotsky, using dialectic as an investigative method To recognize and make explicit the knowledge/expertise of teachers, we used four research instruments: word association test, questionnaire, focus group and interview, based on Bardin's (211) qualitative approach and content analysis technique The results obtained converged to confirm the thesis The teachers' professional knowledge and expertise are nuanced by academic and school Geography, and constitute a wide and diversified amalgamation, whose main sources are initial and continuous training; and the experience acquired with the practice, the teaching performance The awareness of geographical conceptual knowledge and, therefore, the quality of conceptual work developed by the teachers is linked to the presence of reflection, autonomy and creativity in their teaching praxis Regarding the teachers’ conceptual work, we noticed the primacy of the beginning of the approach of the contents as the preferred moment for the insertion of concepts in the teaching and learning activities; the use of exemplifications as the most usual methodological form of their realization; contextualization as a search for meaning and connection with the student's daily life; and the possible risk, arising from it, that the concepts might fail to fulfil their role of contributing to the student's intellectual autonomy by enabling them to appropriate more abstract and systematized ways of thinkingSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Cavalcanti, Lana de SouzaLopes, Claudivan SanchesMoura, Jeani Delgado PaschoalTorres, Eloiza CristianeBatista, Edimar Eder2024-05-01T12:11:13Z2024-05-01T12:11:13Z2020.0011.05.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9802porDoutoradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
title Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
spellingShingle Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
Batista, Edimar Eder
Geografia
Professores de geografia
Geografia
Geography
Geography teachers
Geography - Environment
Study and teaching
title_short Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
title_full Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
title_fullStr Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
title_full_unstemmed Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
title_sort Saberes profissionais do professor de geografia : expressividade e mobilização conceitual
author Batista, Edimar Eder
author_facet Batista, Edimar Eder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador]
Cavalcanti, Lana de Souza
Lopes, Claudivan Sanches
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Torres, Eloiza Cristiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Edimar Eder
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Professores de geografia
Geografia
Geography
Geography teachers
Geography - Environment
Study and teaching
topic Geografia
Professores de geografia
Geografia
Geography
Geography teachers
Geography - Environment
Study and teaching
description Resumo: Reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes profissionais do professor de Geografia da educação básica a partir da reflexão sobre sua atuação docente no âmbito de seu trabalho com conceitos permite delimitar o que denominamos por “saberes conceituais geográficos” Essa é a nossa tese, que trata da expressividade e mobilização dos saberes profissionais do professor de Geografia, em seu âmbito conceitual O foco da investigação foi o discurso de dez professores experientes que atuam na educação básica pública estadual do Paraná, Brasil, partindo da questão central: como os professores de Geografia da educação básica reconhecem e explicitam os conhecimentos/saberes concernentes à sua atuação profissional e mobilizam-nos em saberes conceituais geográficos? Nossos objetivos foram, num sentido amplo, compreender o processo de reconhecimento e explicitação dos conhecimentos/saberes concernentes à atuação dos professores de Geografia na educação básica, notadamente quanto à sua mobilização conceitual geográfica, e, num sentido específico, identificar as finalidades da Geografia na educação básica para os professores desta disciplina; analisar as concepções destes quanto à relação entre a teoria e a prática em sua atuação profissional; explicitar como estes professores expressam, organizam, reproduzem os conhecimentos e saberes que mobilizam e/ou emergem na/da sua prática profissional; compreender suas concepções acerca de seu trabalho com conceitos geográficos no ensino-aprendizagem da Geografia escolar, vislumbrando-as em suas relações com a Geografia escolar e a educação geográfica Interpretamos os discursos docentes pela caracterização do ensino como uma prática social complexa, cujo exercício transforma o professor, à luz dos referenciais teóricos da práxis, dos saberes docentes, de Lee Shulman e Lev Vygotsky, tendo a dialética por método investigativo Para reconhecer e explicitar os conhecimentos/saberes dos professores utilizamos quatro instrumentos de pesquisa: teste de associação de palavras, questionário, grupo focal e entrevista, pautando-nos na abordagem qualitativa e na técnica de análise de conteúdo, de Bardin (211) Os resultados obtidos confluíram para a confirmação da tese Os conhecimentos e saberes profissionais dos professores são matizados pela Geografia – acadêmica e escolar – e constituem uma amálgama ampla e diversificada, cujas fontes principais são a formação inicial e contínua; e a experiência adquirida com a prática, a atuação docente A consciência acerca dos saberes conceituais geográficos e, portanto, a qualidade do trabalho conceitual desenvolvido pelos professores está atrelada à presença da reflexão, autonomia e criatividade em sua práxis docente Acerca do trabalho conceitual dos professores, constatamos a primazia do início da abordagem dos conteúdos como momento preferencial da inserção dos conceitos nas atividades de ensino e aprendizagem; a utilização de exemplificações como forma metodológica mais usual de sua realização; a contextualização enquanto busca de sentido e vínculo com o cotidiano do aluno; e o possível risco, dela advinda, de que os conceitos deixem de cumprir sua função de contribuir para a autonomia intelectual do aluno ao possibilitar-lhe a apropriação de formas de pensar mais abstratas e sistematizadas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.05.2020
2020.00
2024-05-01T12:11:13Z
2024-05-01T12:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9802
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823292326936576