Literatura e ensino de história : a construção do conhecimento histórico em sala de aula a partir das crônicas de Lima Barreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milian, Vanessa Kiara Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10609
Resumo: Resumo: O presente trabalho discute o uso das crônicas do autor Lima Barreto em sala de aula para pensar a situação dos ex-escravizados na Primeira República Em um primeiro momento, por meio do campo da Educação Histórica, problematizou-se o ensino de história e a importância de enxergar o aluno como agente ativo e participativo do processo de ensino e/ou aprendizagem, refletindo como o conhecimento histórico é construído por parte destes discentes Contextualizou-se em seguida as crônicas do autor Lima Barreto – O Momento (1915) e 15 de Novembro (1921) – que abordam de forma crítica a Primeira República como um sistema político excludente e dicotômico, discutindo ainda a marginalização sofrida pelos negros durante este período No que se refere à parte prática da pesquisa, o estudo foi desenvolvido em duas turmas de 8º ano em diferentes escolas na cidade de Londrina-PR, para investigar, em um primeiro momento, as ideias prévias dos estudantes acerca do uso da literatura em história e dos seus conhecimentos iniciais sobre a situação dos recém-libertos na Primeira República As intervenções em sala de aula foram pautadas no modelo de aula-oficina, discutido por Isabel Barca (BARCA, 24), de modo que este paradigma educacional forneceu elementos teóricos e metodológicos para trabalhar as crônicas do autor Lima Barreto nas escolas, buscando-se, então, problematizar as fontes e discuti-las como evidências históricas Após a sistematização das narrativas iniciais dos estudantes, projetou-se a aula temática, partindo da análise das crônicas e da realização, por parte dos estudantes, de uma atividade pautada na técnica de “história hipotética” (SOUZA, 212) A atividade abrangeu 12 questões referentes às possibilidades históricas do cotidiano de um menino negro no período da Proclamação da República e foi projetada pensando em diferentes formas de abordar o contexto socioeconômico da população negra do período Apresentam-se por fim as narrativas finais dos estudantes após o trabalho com as crônicas de Barreto em sala de aula, permitindo a compreensão de como o conhecimento histórico foi construído por estes discentes e se estes desenvolveram a literacia histórica, ou seja, entenderam a natureza específica do saber histórico
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This paper discusses the use of the chronicles of the author Lima Barreto in the classroom to think about the situation of former slaves in Brazilian First Republic At first, through the field of History Education, we problematized up the history teaching and the importance of seeing the students as active and participatory agents of the teaching and / or learning process, reflecting how historical knowledge is built by these students It was then contextualized the chronicles the author Lima Barreto - O Momento (1915) and 15 de Novembro (1921) - that address critically the First Republic as an excluding and dichotomous political system, still discussing the marginalization suffered by blacks during this period As regards the practical part of the research, the study was conducted in two 8th grade classes in different schools in the city of Londrina, to investigate, at first, the previous ideas of students about the use of literature in history and its initial knowledge about the situation of newly freed slaves in the First Republic Interventions in the classroom were guided in the classroom-workshop model, discussed by Isabel Barca (Barca, 24), so this educational paradigm has provided theoretical and methodological elements to work the chronicles of the author Lima Barreto in schools, seeking to then problematize the historical sources and discuss them as historical evidence After the systematization of the early narratives of the students, we designed the thematic class, starting from analysis of the chronicles and students performance, composed by an guided activity through the technique of "hypothetical history" (SOUZA, 212) The activity included 12 questions related to the historical possibilities of the everyday life of a black boy in the period of the Proclamation of the Republic and is designed by the thought of reflecting the different ways to address the socioeconomic background of the black population of the period We present finally the final narratives of the students after the work with the chronicles of Barreto in the classroom, allowing the understanding of how historical knowledge is built by these students and if they developed historical literacy, ie, understood the specific nature of historical knowledgeRamos, Márcia Elisa Teté [Orientador]Cainelli, Marlene RosaAlves, Ronaldo CardosoMilian, Vanessa Kiara Rodrigues2024-05-01T12:45:42Z2024-05-01T12:45:42Z2015.0017.09.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10609porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - 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