O problema do progresso da ciência em Karl Popper
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14868 |
Resumo: | Resumo: A ideia de progresso, na epistemologia popperiana, está ligada à ideia de verossimilhança, originária do falseacionismo metodológico como critério de demarcação Na concepção de Popper, o conceito de corroboração é o que permite uma avaliação crítica de teorias e, por conseguinte, a escolha de teorias de maior abrangência e poder explicativo O interesse de Popper no que diz respeito ao progresso da ciência é assegurar sua racionalidade As dificuldades inerentes à definição de verossimilhança surgem no momento em que se questiona o sentido da comparação de teorias, pondo em dúvida sua aplicabilidade enquanto critério de escolha interteórica Tais questionamentos revelam o caráter problemático da ideia de progresso na epistemologia popperiana O objetivo desta Dissertação é argumentar que apesar de não ser possível a comparação de teorias a partir do conteúdo verdade e do conteúdo falsidade, é possível, através do método de tentativa e eliminação de erros, manter a racionalidade do conhecimento científico que Popper, seguindo Russell, julgou estar ameaçada devido às conclusões de Hume; além disso, pretende-se mostrar que a ciência evolui e o instrumento necessário é a crítica Com isso, o progresso da ciência se dá através da resolução de problemas caracterizado pela diferença entre problemas antigos e novos que emergem da discussão crítica em torno de teorias concorrentes Não será possível afirmar que este progresso é em direção à verdade, contudo ele não compromete o falseacionismo no que diz respeito à racionalidade da ciência |
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O problema do progresso da ciência em Karl PopperEpistemologiaCiênciaFilosofiaVerdade e falsidadeFilosofia inglesaEpistemologyTruthfulness and falsehoodPhilosophy, EnglishScience - PhilosophyResumo: A ideia de progresso, na epistemologia popperiana, está ligada à ideia de verossimilhança, originária do falseacionismo metodológico como critério de demarcação Na concepção de Popper, o conceito de corroboração é o que permite uma avaliação crítica de teorias e, por conseguinte, a escolha de teorias de maior abrangência e poder explicativo O interesse de Popper no que diz respeito ao progresso da ciência é assegurar sua racionalidade As dificuldades inerentes à definição de verossimilhança surgem no momento em que se questiona o sentido da comparação de teorias, pondo em dúvida sua aplicabilidade enquanto critério de escolha interteórica Tais questionamentos revelam o caráter problemático da ideia de progresso na epistemologia popperiana O objetivo desta Dissertação é argumentar que apesar de não ser possível a comparação de teorias a partir do conteúdo verdade e do conteúdo falsidade, é possível, através do método de tentativa e eliminação de erros, manter a racionalidade do conhecimento científico que Popper, seguindo Russell, julgou estar ameaçada devido às conclusões de Hume; além disso, pretende-se mostrar que a ciência evolui e o instrumento necessário é a crítica Com isso, o progresso da ciência se dá através da resolução de problemas caracterizado pela diferença entre problemas antigos e novos que emergem da discussão crítica em torno de teorias concorrentes Não será possível afirmar que este progresso é em direção à verdade, contudo ele não compromete o falseacionismo no que diz respeito à racionalidade da ciênciaDissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: The Idea of the progress, in Popper’s epistemology, is connected to the idea of verisimilitude from the methodological empirical falsification as a criteria of demarcation In Popper’s ideas, the concept of corroboration is the one which permits a critical evaluation of the theories and, therefore, the choice of the most reachable theories and explicative power The interest of Popper about the progress of Science is to assure its rationality The inherent difficulties to the definition of verisimilitude appear in the moment that the sense of comparability of the theories is questioned , doubting its applicability while a intertheoretical choice criteria Such questions reveal the problematic character of the idea of progress in Popper’s epistemology The aim of this dissertation is to argue that despite the fact that it is not possible to compare the theories from its true and and false content, it is possible, through the attempt method and through the error elimination, keep the rationality of the scientific knowledge that Popper, following Russell, judged to be threatened due to Hume’s conclusions; besides that, it is intended to show that science evolutes and the necessary instrument is the critic Considering this, the progress of science happens through the problem solving characterized by the difference among old problems and new problems which emerge from the critical discussion around the concurrent theories It will not be possible to affirm that this progress is towards the truth, but, he does not compromises the falsificationism and scientific rationalityListon, Gelson [Orientador]Plastino, Caetano ErnestoManholi, Carlos LucianoMoreira Filho, Aristides2024-05-01T14:38:26Z2024-05-01T14:38:26Z2014.0003.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14868porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14868Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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