Construção e validação da escala de preocupações dos estudantes-estagiários de bacharelado em educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15305 |
Resumo: | Resumo: Ao considerar a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) quanto à promoção de experiências laborais favorecedoras ao processo de socialização e desenvolvimento profissional em estudantes-estagiários (EE), observa-se escasses de instrumentos que avaliem essa prática em Educação física – Bacharelado (EF-B) Assim, o objetivo desta investigação foi de construir e validar um instrumento psicométrico referente às preocupações dos acadêmicos de EF-B durante o ESO Para tanto, foram necessárias cinco etapas: A primeira buscou a construção dos itens geradores de preocupações: solicitou-se a 92 EE da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que relatassem em um questionário aberto suas principais preocupações durante a realização do ESO Neste momento empregou-se a Análise de Conteúdo para organização e categorização das respostas A segunda etapa consistiu na validação do conteúdo dos itens onde 2 professores com experiência em ESO nos cursos de EF-B foram convidados para avaliarem a importância das questões Utilizou-se como critério o consenso mínimo de 7% entre as respostas “Importante” ou “Muito Importante” para a classificação do item Após isto, os itens classificados foram submetidos a novos 1 professores com os mesmos pré-requisitos descritos anteriormente para avaliarem as questões conforme a Clareza, Relevância Teórica, Importância e Matriz Analítica Utilizou-se como critérios de aceitação o consenso médio maior ou igual a 8, para os critérios: Clareza, Relevância Teórica e Importância Além disso, observou-se o consenso mínimo de 7% para a representação do item na Matriz de Análise A terceira etapa avaliou a reprodutibilidade e fidedignidade do instrumento, onde 92 EE regularmente matriculados nas disciplinas de ESO da UEL em 213, responderam ao instrumento composto pelas questões que atenderam aos critérios dos especialistas Neste momento os discentes responderam ao mesmo instrumento em dois momentos distintos através da apliação “teste re-teste” intervaladas por sete dias A confiabilidade das respostas foi verificada através dos índices de Correlação Instra-Classe, concordância Kappa e a Correlação de Spearman A quarta etapa buscou a validação do constructo de preocupações, onde 189 EE em EF-B das seis Universidades Estaduais do Paraná responderam ao instrumento composto pelos itens sobreviventes às etapas anteriores O constrcuto foi validado pelo método de análise de Equações Estruturais, onde a Análise Fatorial dos itens apresentou os valores dos índices indicando a qualidade do ajustamento conforme: X2, X2df, CFI, PCFI, GFI, PGFI, RMSEA e p (rmsea) A quinta etapa avaliou a consistência interna do instrumento através do valor do Alpha de Crombach O resultado da primeira etapa evidenciou 111 temas geradores de preocupações distribuídos em cinco dimensões: “Consigo”, “Tarefa”, “Impacto da Tarefa”, “Contexto organizacional do Estágio” e “Aprendizagem” Na segunda etapa, constatou-se que 37 itens atenderam aos critérios de Clareza, Importância, Relevância Teórica e de Avaliação da Matriz de Análise Na terceira etapa, 29 questões foram consideradas aceitáveis para a composição do questionário pois atenderam aos critérios de fidedignidade reprodutibilidade estipualdos no estudo (Índice de Correlação Intra-Classe igual ou superior a ,6; Correlação de Spearman valores iguais ou superiores a ,4 e Índice de concordância Kappa igual ou superior a ,21) A quarta etapa evidenciou 16 itens que representam um ajustamento adequado conforme os índices da Análise Fatorial: X2:168,15 X2/df:1,762 CFI:,938 PCFI:,75 GFI:,94 PGFI:,638 RMSEA:,62 e p (rmsea):,93 A quinta etapa apresentou um valor do Alfa de Cronbach aceitável (,87) o que representa que o instrumento construído possui boa consistência interna Conclui-se que a Escala de Preocupações dos EE em EF-B composta por 16 questões distribuídas em cinco dimensões abordam a atuação do EE no ambiente do ESO e é representada por itens que possuem interação entre si e que possuem propriedades psicometricas satisfatórias para avaliar as procupações dos EE de EF-B |
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Construção e validação da escala de preocupações dos estudantes-estagiários de bacharelado em educação físicaSocialização profissionalBacharelado em educação físicaEducação físicaEstágios supervisionadosPsicometriaProfessional socializationResumo: Ao considerar a importância do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) quanto à promoção de experiências laborais favorecedoras ao processo de socialização e desenvolvimento profissional em estudantes-estagiários (EE), observa-se escasses de instrumentos que avaliem essa prática em Educação física – Bacharelado (EF-B) Assim, o objetivo desta investigação foi de construir e validar um instrumento psicométrico referente às preocupações dos acadêmicos de EF-B durante o ESO Para tanto, foram necessárias cinco etapas: A primeira buscou a construção dos itens geradores de preocupações: solicitou-se a 92 EE da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que relatassem em um questionário aberto suas principais preocupações durante a realização do ESO Neste momento empregou-se a Análise de Conteúdo para organização e categorização das respostas A segunda etapa consistiu na validação do conteúdo dos itens onde 2 professores com experiência em ESO nos cursos de EF-B foram convidados para avaliarem a importância das questões Utilizou-se como critério o consenso mínimo de 7% entre as respostas “Importante” ou “Muito Importante” para a classificação do item Após isto, os itens classificados foram submetidos a novos 1 professores com os mesmos pré-requisitos descritos anteriormente para avaliarem as questões conforme a Clareza, Relevância Teórica, Importância e Matriz Analítica Utilizou-se como critérios de aceitação o consenso médio maior ou igual a 8, para os critérios: Clareza, Relevância Teórica e Importância Além disso, observou-se o consenso mínimo de 7% para a representação do item na Matriz de Análise A terceira etapa avaliou a reprodutibilidade e fidedignidade do instrumento, onde 92 EE regularmente matriculados nas disciplinas de ESO da UEL em 213, responderam ao instrumento composto pelas questões que atenderam aos critérios dos especialistas Neste momento os discentes responderam ao mesmo instrumento em dois momentos distintos através da apliação “teste re-teste” intervaladas por sete dias A confiabilidade das respostas foi verificada através dos índices de Correlação Instra-Classe, concordância Kappa e a Correlação de Spearman A quarta etapa buscou a validação do constructo de preocupações, onde 189 EE em EF-B das seis Universidades Estaduais do Paraná responderam ao instrumento composto pelos itens sobreviventes às etapas anteriores O constrcuto foi validado pelo método de análise de Equações Estruturais, onde a Análise Fatorial dos itens apresentou os valores dos índices indicando a qualidade do ajustamento conforme: X2, X2df, CFI, PCFI, GFI, PGFI, RMSEA e p (rmsea) A quinta etapa avaliou a consistência interna do instrumento através do valor do Alpha de Crombach O resultado da primeira etapa evidenciou 111 temas geradores de preocupações distribuídos em cinco dimensões: “Consigo”, “Tarefa”, “Impacto da Tarefa”, “Contexto organizacional do Estágio” e “Aprendizagem” Na segunda etapa, constatou-se que 37 itens atenderam aos critérios de Clareza, Importância, Relevância Teórica e de Avaliação da Matriz de Análise Na terceira etapa, 29 questões foram consideradas aceitáveis para a composição do questionário pois atenderam aos critérios de fidedignidade reprodutibilidade estipualdos no estudo (Índice de Correlação Intra-Classe igual ou superior a ,6; 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2 teachers with experience in the PE-B courses were asked to assess the importance of the issuesA minimum consensus of 7% between the responses "Important" and "Very Important" for an item was used as the criterion The classified items were submitted to1 new teachers with the same prerequisites as described above to assess the issues according to Clarity, Theoretical Relevance, Importance and Analytical MatrixAn average consensus greater than or equal to 8 was used as acceptance criteria for: Clarity, Theoretical Relevance and Importance In addition, a minimum consensus of 7% was observed for the representation of the item in the AnalyticalMatrix The third step assessed the reproducibility and reliability of the instrument, where 92 ST, enrolled in STR disciplines at UEL in 213, responded to the instrument composed of the issues that fulfilled the criteria of the experts Thestudents answered the same instrument at two different moments through application of the “test-retest” after an interval of seven daysThe reliability of responses was verified through the contents of Intra-class correlation, Kappa agreement and Spearman correlation The fourth step sought to verify the construct validity of the concerns; 189 PE-B student internsfrom six Paraná State Universities responded to the instrument composed of items remaining after the previous stepsThe construct was validated using the structural equation analysis method, where the factor analysis of the items presents index values indicating the goodness of fit according to: X2, X2df, CFI, PCFI, GFI, PGFI, RMSEA p (RMSEA) The fifth step assessed the internal consistency of the instrument using the Alpha of Cronbach valueThe result of the first stepelicited111 issues which generated concerns ,distributed over five dimensions: "I can", "Task", "Task Impact", "Organizational context of Internship" and "Learning" In the second step, 37 items were identified which met the Clarity, Importance andTheoretical Relevance criteria and the evaluation of the Analysis Matrix In the third step, 29 issues were considered acceptable to compose the questionnaire asthey fulfilledthe reproducibility and reliability scores stipulated in the study (Intra-Class Correlation Index less than 6; Spearman correlation values equal to or greater than 4 and Kappa index less than 21)The fourth steprevealed16 items that represented an appropriate adjustment according to the indicesof Factorial Analysis: X2: 16815 X2 / df: 1,762 CFI: 938 PCFI: GFI 75: 94 PGFI: 638 RMSEA: 62 and p (RMSEA): 93 The fifth steppresented an acceptable value of Cronbach's alpha (87) which indicates that the constructed instrument demonstrates good internal consistency We concluded that the ST of Concerns Scale PE-B, consisting of 16 questions divided into five dimensions, addresses the ST's performance in the STR environment and is represented by items that interact with each other and presentsatisfactory psychometric properties to evaluate theconcernsof PE-Bstudent internsBoth, Jorge [Orientador]Teixeira, Denilson de CastroFarias, Gelcemar OliveiraVilela, Rafael Assalim2024-05-01T14:47:07Z2024-05-01T14:47:07Z2015.0009.07.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15305porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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