A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10447 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender uma gênese da ideia de nação brasileira através da iconografia do século XIX, produzida no período de 1838 até 1893 As imagens a serem analisadas: Engenho da cachoeira Corte de cana-de-açúcar de Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga de Pedro Américo e Evangelho das Selvas de Benedito Calixto, bem como relatos de viagens, enquanto texto-imagem, o surgimento do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), e o papel da elite intelectual ligada ao IHGB no contexto da gênese da nação Delimitando seu território, demonstrando sua organização, sua genealogia, informando acontecimentos nas diferentes regiões do Brasil na busca de uma homogeneidade da promissora nação brasileira, estimulando os mais profundos sentimentos em prol dessa unidade nacional |
id |
UEL_464534a97ca91585386022d1e18edd5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10447 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIXArteBrasilNacionalismoBrasilHistória socialHistory19th centuryBrazil - Social policyResumo: O objetivo desta pesquisa é compreender uma gênese da ideia de nação brasileira através da iconografia do século XIX, produzida no período de 1838 até 1893 As imagens a serem analisadas: Engenho da cachoeira Corte de cana-de-açúcar de Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga de Pedro Américo e Evangelho das Selvas de Benedito Calixto, bem como relatos de viagens, enquanto texto-imagem, o surgimento do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), e o papel da elite intelectual ligada ao IHGB no contexto da gênese da nação Delimitando seu território, demonstrando sua organização, sua genealogia, informando acontecimentos nas diferentes regiões do Brasil na busca de uma homogeneidade da promissora nação brasileira, estimulando os mais profundos sentimentos em prol dessa unidade nacionalDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em HistóriaAbstract: The goal of this research is to understand a genesis of the idea of brazilian nation trough the iconography of the XIX century, produced in the period of 1838 to 1893 The images to be analized: Engenho da cachoeira Corte de cana-de-açúcar of Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil of Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga of Pedro Américo, and Evangelho das Selvas of Benedito Calixto, as well as the travelogues, whilst text-image, the emerge of the Brazilian Geographic Historic Institute (IHGB), the Imperial Academy of Fine Arts (AIBA), and the paper of the intellectual elite conected to IHGB in context of nation genesis Delimiting its territory, demonstrating its organization, its genealogy, informing the events of different regions of Brazil in seeking of an homogeneity of the promissing brazilian nation, stimulating the deepest feelings for this national unityJoanilho, André Luiz [Orientador]Pereira, Magnus Roberto de MelloSouza, Sílvia Cristina Martins deSilva, Verediana Carolina da2024-05-01T12:43:03Z2024-05-01T12:43:03Z2013.0028.06.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10447porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
title |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
spellingShingle |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX Silva, Verediana Carolina da Arte Brasil Nacionalismo Brasil História social History 19th century Brazil - Social policy |
title_short |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
title_full |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
title_fullStr |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
title_full_unstemmed |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
title_sort |
A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIX |
author |
Silva, Verediana Carolina da |
author_facet |
Silva, Verediana Carolina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Joanilho, André Luiz [Orientador] Pereira, Magnus Roberto de Mello Souza, Sílvia Cristina Martins de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Verediana Carolina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Brasil Nacionalismo Brasil História social History 19th century Brazil - Social policy |
topic |
Arte Brasil Nacionalismo Brasil História social History 19th century Brazil - Social policy |
description |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender uma gênese da ideia de nação brasileira através da iconografia do século XIX, produzida no período de 1838 até 1893 As imagens a serem analisadas: Engenho da cachoeira Corte de cana-de-açúcar de Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga de Pedro Américo e Evangelho das Selvas de Benedito Calixto, bem como relatos de viagens, enquanto texto-imagem, o surgimento do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), e o papel da elite intelectual ligada ao IHGB no contexto da gênese da nação Delimitando seu território, demonstrando sua organização, sua genealogia, informando acontecimentos nas diferentes regiões do Brasil na busca de uma homogeneidade da promissora nação brasileira, estimulando os mais profundos sentimentos em prol dessa unidade nacional |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T12:43:03Z 2024-05-01T12:43:03Z 28.06.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10447 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Social Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823242755506176 |