Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8518 |
Resumo: | Resumo: O texto que se apresenta está inserido na área de educação e tem como objeto de estudo o Projeto Conhecer Londrina e suas possibilidades educativas no ensino de história local, por meio da realização de trajetos urbanos e rurais envolvendo professores dos Anos Iniciais em formação continuada Para tanto, a pesquisa pautou-se no levantamento e na produção de fontes, as quais contribuíram para a elaboração do histórico do referido projeto, bem como para a metodologia de pesquisa-ação como campo investigativo dele, apresentando-se como prática associada aos estudos da cidade e aos conhecimentos constituídos e materializados nos espaços e nas relações As fontes produzidas e pesquisadas durante o curso de formação continuada “Ensino e Metodologia de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, em 217, estabeleceram-se a partir das experiências de um grupo de setenta professores, responsáveis pelo trabalho com os conteúdos de História e Geografia nas turmas de 1º ao 5º ano em unidades escolares da rede municipal de ensino A fim de consubstanciar o objeto, Benjamin (1987) e Burke (1992) dialogam sobre relações constituídas entre objeto e pesquisador na construção do conhecimento ao experienciar a cidade, já Rüsen (21) e Schmidt (27) discorrem sobre a formação da consciência, do pensamento e das narrativas históricas elaboradas por aqueles que vivenciam espaços e saberes capazes de articular história local em temporalidades distintas Do mesmo modo, as possibilidades educativas da cidade foram referenciadas pelas perspectivas de Pesavento (27) e de Alderoqui (23; 212) no processo de análise das falas dos professores sobre a cidade como espaço de pluralidades, de múltiplas aprendizagens e de constantes modificações Ademais, a cidade é experienciada e redescoberta por meio de diversos recortes espaciais e históricos, os quais reverberam no ensino de História e nas relações estabelecidas entre o lugar e seus sujeitos Observa-se, no decorrer da pesquisa, o avanço dos professores em sala de aula quanto aos conhecimentos sobre a cidade e às problematizações dela, evidenciando aspectos identitários e de segregação presentes em Londrina, ausentes de muitas discussões e narrativas relacionadas à sua trajetória |
id |
UEL_464e44e9f0a3413836255ef464cbf847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8518 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidadeEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasHistóriaEstudo e ensinoCidades e vilasEducation - BrazilHistory - Study and teachingCities and townsResumo: O texto que se apresenta está inserido na área de educação e tem como objeto de estudo o Projeto Conhecer Londrina e suas possibilidades educativas no ensino de história local, por meio da realização de trajetos urbanos e rurais envolvendo professores dos Anos Iniciais em formação continuada Para tanto, a pesquisa pautou-se no levantamento e na produção de fontes, as quais contribuíram para a elaboração do histórico do referido projeto, bem como para a metodologia de pesquisa-ação como campo investigativo dele, apresentando-se como prática associada aos estudos da cidade e aos conhecimentos constituídos e materializados nos espaços e nas relações As fontes produzidas e pesquisadas durante o curso de formação continuada “Ensino e Metodologia de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, em 217, estabeleceram-se a partir das experiências de um grupo de setenta professores, responsáveis pelo trabalho com os conteúdos de História e Geografia nas turmas de 1º ao 5º ano em unidades escolares da rede municipal de ensino A fim de consubstanciar o objeto, Benjamin (1987) e Burke (1992) dialogam sobre relações constituídas entre objeto e pesquisador na construção do conhecimento ao experienciar a cidade, já Rüsen (21) e Schmidt (27) discorrem sobre a formação da consciência, do pensamento e das narrativas históricas elaboradas por aqueles que vivenciam espaços e saberes capazes de articular história local em temporalidades distintas Do mesmo modo, as possibilidades educativas da cidade foram referenciadas pelas perspectivas de Pesavento (27) e de Alderoqui (23; 212) no processo de análise das falas dos professores sobre a cidade como espaço de pluralidades, de múltiplas aprendizagens e de constantes modificações Ademais, a cidade é experienciada e redescoberta por meio de diversos recortes espaciais e históricos, os quais reverberam no ensino de História e nas relações estabelecidas entre o lugar e seus sujeitos Observa-se, no decorrer da pesquisa, o avanço dos professores em sala de aula quanto aos conhecimentos sobre a cidade e às problematizações dela, evidenciando aspectos identitários e de segregação presentes em Londrina, ausentes de muitas discussões e narrativas relacionadas à sua trajetóriaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This text takes part in the Education area, focusing the Project “To Know Londrina” and it’s educational possibilities in History teaching as its study object, through urban and rural routes, explored by teachers from primary levels in continuing education of municipal teachers Therefore, the research is guided by data collection and sources production that contributed to the historical elaboration of the project, as well as in the research-action methodology to investigate it as a practice associated with the studies of Londrina city and historical knowledge built and materialized in the spaces and relations The sources produced and investigated in the continuing education course “Methodology of History and Geography Teaching in the initial grades of Elementary Education” in 217, were established through the experiences of a group of seventy teachers responsible for the work with History and Geography contents in the classroom from first until fifth grade; in the municipal schools Taking this into consideration, Benjamin (1987) and Burke (1992) dialogue about the relations developed between the object study and the researcher in knowledge development process during the experiences lived in Londrina city, while Rüsen (21) and Schmidt (27) brings the process of conscious development, thoughts and historical narratives construction, during the experiences in the spaces and through the knowledge that is related to different temporalities In the same way, the educational possibilities of the city were referenced by Pesavento (27), and Alderoqui (23; 212) in the process of teacher discourse analyses about the city, having on mind the plurality of the spaces, the multiple learnings and the constant transformation, experienced and (re)discovered in historical and spacial instances that are reflected in History teaching and on the relations established between the place and the citizens It is possible to observe, during the research, the improvements on teacher knowledge acquisition about the city, as well as in the reflection about it in the classroom, related to identity and segregation aspects in Londrina city, which are nor present in many discussions and narratives related to its historyOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Silva, Cristiani Bereta daCainelli, Marlene RosaRamos, Márcia Elisa TetéCandoti, Eliane Aparecida2024-05-01T11:34:19Z2024-05-01T11:34:19Z2019.0030.08.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8518porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
title |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
spellingShingle |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade Candoti, Eliane Aparecida Educação Efeito das inovações tecnológicas História Estudo e ensino Cidades e vilas Education - Brazil History - Study and teaching Cities and towns |
title_short |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
title_full |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
title_fullStr |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
title_full_unstemmed |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
title_sort |
Projeto Conhecer Londrina : narrativas e saberes construídos pelas ruas da cidade |
author |
Candoti, Eliane Aparecida |
author_facet |
Candoti, Eliane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador] Silva, Cristiani Bereta da Cainelli, Marlene Rosa Ramos, Márcia Elisa Teté |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candoti, Eliane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Efeito das inovações tecnológicas História Estudo e ensino Cidades e vilas Education - Brazil History - Study and teaching Cities and towns |
topic |
Educação Efeito das inovações tecnológicas História Estudo e ensino Cidades e vilas Education - Brazil History - Study and teaching Cities and towns |
description |
Resumo: O texto que se apresenta está inserido na área de educação e tem como objeto de estudo o Projeto Conhecer Londrina e suas possibilidades educativas no ensino de história local, por meio da realização de trajetos urbanos e rurais envolvendo professores dos Anos Iniciais em formação continuada Para tanto, a pesquisa pautou-se no levantamento e na produção de fontes, as quais contribuíram para a elaboração do histórico do referido projeto, bem como para a metodologia de pesquisa-ação como campo investigativo dele, apresentando-se como prática associada aos estudos da cidade e aos conhecimentos constituídos e materializados nos espaços e nas relações As fontes produzidas e pesquisadas durante o curso de formação continuada “Ensino e Metodologia de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, em 217, estabeleceram-se a partir das experiências de um grupo de setenta professores, responsáveis pelo trabalho com os conteúdos de História e Geografia nas turmas de 1º ao 5º ano em unidades escolares da rede municipal de ensino A fim de consubstanciar o objeto, Benjamin (1987) e Burke (1992) dialogam sobre relações constituídas entre objeto e pesquisador na construção do conhecimento ao experienciar a cidade, já Rüsen (21) e Schmidt (27) discorrem sobre a formação da consciência, do pensamento e das narrativas históricas elaboradas por aqueles que vivenciam espaços e saberes capazes de articular história local em temporalidades distintas Do mesmo modo, as possibilidades educativas da cidade foram referenciadas pelas perspectivas de Pesavento (27) e de Alderoqui (23; 212) no processo de análise das falas dos professores sobre a cidade como espaço de pluralidades, de múltiplas aprendizagens e de constantes modificações Ademais, a cidade é experienciada e redescoberta por meio de diversos recortes espaciais e históricos, os quais reverberam no ensino de História e nas relações estabelecidas entre o lugar e seus sujeitos Observa-se, no decorrer da pesquisa, o avanço dos professores em sala de aula quanto aos conhecimentos sobre a cidade e às problematizações dela, evidenciando aspectos identitários e de segregação presentes em Londrina, ausentes de muitas discussões e narrativas relacionadas à sua trajetória |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2024-05-01T11:34:19Z 2024-05-01T11:34:19Z 30.08.2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8518 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823312744808448 |