Mediação e inclusão informacional para musicistas cegos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seco, Layara Feifer Calixto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16160
Resumo: Resumo: Esta pesquisa procede da percepção de escassez de trabalhos que abordam aspectos sobre mediação e inclusão informacional de deficientes visuais no âmbito da Ciência da Informação no Brasil Parte da premissa de que o acesso à informação pode transformar a sociedade, permitir o despertar da consciência crítica nos indivíduos com alguma limitação e dar autonomia para que exerçam seu papel de cidadãos Adstringindo-se o norte da pesquisa, são discutidas as particularidades dos deficientes visuais, especialmente dos musicistas Além disso, trata da relação entre as bibliotecas e seus atores, atuando como mediadores da informação, e musicista cego, como usuário mediado Discorre sobre a inclusão e acessibilidade no Brasil, visto que são muitos os desafios enfrentados pelos indivíduos com deficiência visual em uma sociedade essencialmente vidente Dessa forma, a temática desta investigação é conduzida pela expectativa de que a inclusão informacional seja algo real e palpável Possui enfoque qualitativo, permitindo melhor entendimento da experiência humana; utiliza-se da técnica de amostragem denominada Snowball para conhecer as características da população Com esta técnica conseguiu-se o número de nove participantes distribuídos entre Sul, Sudeste e Norte do Brasil Tem a Questão Gerativa da Narrativa como técnica de coleta de dados, pois as narrativas permitem a apresentação de experiências pessoais nos acontecimentos de vida Os discursos dos sujeitos permitiram identificar alguns pontos significativos para a análise do discurso que foram categorizados como problemas e desafios na aquisição de partituras e materiais adaptados; dificuldades do ensino básico ao superior; gastos extras para transcrição de partituras durante o curso de Música; deficiência na produção de material musicográfico em braille; superação constante de desafios relacionada à desistência da formação musical; instituições jurídicas sem fins lucrativos, escolas e universidades; capacitação profissional dos agentes universitários; falta de investimentos; familiares, amigos e voluntários; acessibilidade; tecnologias; bibliotecas Observou-se no tópico principal da análise a inconsistência das bibliotecas na garantia do acesso democrático à informação, mesmo que a tentativa de contribuição para ações inclusivas seja frequente A mediação da informação foi temática pouco abordada pelos sujeitos da pesquisa, visto que o acesso a materiais didático-musicais acessíveis em formatos tradicionais em braille e tecnológicos ainda é precário no Brasil, tornando os musicistas cegos usuários pouco ou nada frequentes nas bibliotecas
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utiliza-se da técnica de amostragem denominada Snowball para conhecer as características da população Com esta técnica conseguiu-se o número de nove participantes distribuídos entre Sul, Sudeste e Norte do Brasil Tem a Questão Gerativa da Narrativa como técnica de coleta de dados, pois as narrativas permitem a apresentação de experiências pessoais nos acontecimentos de vida Os discursos dos sujeitos permitiram identificar alguns pontos significativos para a análise do discurso que foram categorizados como problemas e desafios na aquisição de partituras e materiais adaptados; dificuldades do ensino básico ao superior; gastos extras para transcrição de partituras durante o curso de Música; deficiência na produção de material musicográfico em braille; superação constante de desafios relacionada à desistência da formação musical; instituições jurídicas sem fins lucrativos, escolas e universidades; capacitação profissional dos agentes universitários; falta de investimentos; familiares, amigos e voluntários; 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The technique of sampling called Snowball is used to know the characteristics of the population With this technique the number of nine participants was distributed between South, Southeast and North of Brazil It has the Generative Question of Narrative as a technique of data collection, because the narratives allow the presentation of personal experiences in the events of life The discourses of the subjects allowed to identify twelve significant points for discourse analysis that can be categorized as problems and challenges in acquiring scores and adapted materials; difficulties of basic education to the superior; extra expenses for transcription of scores during the course of Music; deficiency in the production of musicgraphic material in braille; constant overcoming of challenges related to the withdrawal of musical training; non-profit legal institutions, schools and universities; professional training of university agents; lack of investments; family, friends and volunteers; accessibility; technologies; libraries The main topic of the analysis was the inconsistency of libraries in guaranteeing democratic access to information, even if the attempt to contribute to inclusive actions is frequent The mediation of the information was not very much approached by the research subjects, since access to didactic-musical materials accessible in traditional braille and technological formats is still precarious in Brazil, making blind musicians users little or nothing frequent in librariesBortolin, Sueli [Orientador]Engelmann, Adriana Rosecler AlcaráConeglian, André Luís OnórioSeco, Layara Feifer Calixto2024-05-01T15:02:30Z2024-05-01T15:02:30Z2017.0027.04.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16160porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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