A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14547 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mensurar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas e de estrutura escolar e pedagógica no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR Para tanto, o referencial teórico abarca a avaliação de políticas públicas, incluindo os tipos de avaliação, bem como a avaliação de políticas públicas educacionais brasileiras Posteriormente apresenta-se a estrutura da educação no Brasil, e em seguida, discute-se a importância de se utilizar as informações de custos na administração pública O referencial empírico apresenta pesquisas que utilizaram as informações de custos, estrutura escolar e pedagógica e informações socioeconômicas para analisar o desempenho educacional dos alunos; apresenta-se também as hipóteses encontradas nesses estudos, a fim de nortear a presente pesquisa Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa, descritiva, realizada através de censo das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR A coleta de dados foi feita tanto no município, em relação aos dados de custos, quanto através de dados secundários disponibilizadas pelo Inep e QEdu, referentes aos dados socioeconômicos e de estrutura escolar e pedagógica As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva, georreferenciamento, correlação, regressão, e análise de eficiência Ao se calcular os custos mensais das 53 escolas estudadas, verificou-se grande variação nos resultados, pois os custos vão de R$151,9 a R$355,92 (por aluno) Também foram encontradas divergências na distribuição de recursos materiais e pessoais entre as escolas, que são referentes às variáveis de estrutura escolar e pedagógica Observou-se que a experiência média dos professores e o nível socioeconômico das escolas, possuem relação pequena e moderada com a média de desempenho educacional dos alunos Na regressão, obteve-se apenas um modelo, em que o nível socioeconômico explica a variação da média Saeb em 3,7% Por fim, ao analisar a eficiência das escolas, verificou-se que apenas uma é 1% eficiente, enquanto 1 possuem eficiência abaixo de 8% Ademais, o estudo é relevante para a área de Administração, pois a presente pesquisa apresenta um novo modelo de método de análise das características educacionais no âmbito municipal |
id |
UEL_49c474fb06d84d18a23b983a162183ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14547 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PREducação e EstadoAdministração públicaEducaçãoCusto diretoEducaçãoEducation and StatePublic administrationDirect costingSocial costsEducational indicatorsCostsEducationResumo: A presente pesquisa teve como objetivo mensurar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas e de estrutura escolar e pedagógica no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR Para tanto, o referencial teórico abarca a avaliação de políticas públicas, incluindo os tipos de avaliação, bem como a avaliação de políticas públicas educacionais brasileiras Posteriormente apresenta-se a estrutura da educação no Brasil, e em seguida, discute-se a importância de se utilizar as informações de custos na administração pública O referencial empírico apresenta pesquisas que utilizaram as informações de custos, estrutura escolar e pedagógica e informações socioeconômicas para analisar o desempenho educacional dos alunos; apresenta-se também as hipóteses encontradas nesses estudos, a fim de nortear a presente pesquisa Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa, descritiva, realizada através de censo das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR A coleta de dados foi feita tanto no município, em relação aos dados de custos, quanto através de dados secundários disponibilizadas pelo Inep e QEdu, referentes aos dados socioeconômicos e de estrutura escolar e pedagógica As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva, georreferenciamento, correlação, regressão, e análise de eficiência Ao se calcular os custos mensais das 53 escolas estudadas, verificou-se grande variação nos resultados, pois os custos vão de R$151,9 a R$355,92 (por aluno) Também foram encontradas divergências na distribuição de recursos materiais e pessoais entre as escolas, que são referentes às variáveis de estrutura escolar e pedagógica Observou-se que a experiência média dos professores e o nível socioeconômico das escolas, possuem relação pequena e moderada com a média de desempenho educacional dos alunos Na regressão, obteve-se apenas um modelo, em que o nível socioeconômico explica a variação da média Saeb em 3,7% Por fim, ao analisar a eficiência das escolas, verificou-se que apenas uma é 1% eficiente, enquanto 1 possuem eficiência abaixo de 8% Ademais, o estudo é relevante para a área de Administração, pois a presente pesquisa apresenta um novo modelo de método de análise das características educacionais no âmbito municipalDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: This research aimed to measure the relationship between cost variables, socioeconomic data and educational and pedagogical structure variables on the performance of students in the first years of elementary schools in São José dos Pinhais - PR The theoretical framework incorporates an evaluation of public policies, including assessment strategies and also the evaluation of Brazilian educational public policy Then, this research presents the structure of education in Brazil, in order to discuss the importance of using cost data in public administration The empirical referential presents researchers who used cost data, educational and pedagogical structure and socioeconomic information to analyze the educational performance of students; it also brings the hypotheses found in these studies in order to guide this research As for methodological procedures, the research is quantitative, descriptive, and covered all municipal elementary schools of São José dos Pinhais - PR Data collection was done both in the municipal administration in relation to the cost data, and through secondary data provided by INEP and QEdu, related to socioeconomic data and school and educational structure Analysis was performed using exploratory/descriptive statistics, georeferencing, correlation, regression, and analysis of efficiency When calculating the monthly costs of the 53 studied schools, research found a wide variation in the results, because the costs vary from R$151,9 to R$355,92 (per student) Differences were also found in the distribution of material and human resources between schools, a type of data related to the variables of school and pedagogical structure Research observed that the average experience of teachers and the socioeconomic status of schools have small to moderate correlation with the average educational performance of students Regression obtained a single model, in which socioeconomic status explained the variation of Saeb average by 37% Finally, regarding the efficiency of schools, research indicated that only one school is 1% efficient, while 1 presented an efficiency below 8% This study is relevant to the administration area, because it presents a new model of analytical methodology to assess the educational features at the municipal levelVieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]Baccaro, Thais AcciolyLopes, Antônio Carlos VazPereira, Renata Storti2024-05-01T14:32:39Z2024-05-01T14:32:39Z2016.0018.03.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14547porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
title |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
spellingShingle |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR Pereira, Renata Storti Educação e Estado Administração pública Educação Custo direto Educação Education and State Public administration Direct costing Social costs Educational indicators Costs Education |
title_short |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
title_full |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
title_fullStr |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
title_full_unstemmed |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
title_sort |
A relação entre custos, nível socioeconômico e estrutura escolar com o desempenho educacional : uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais - PR |
author |
Pereira, Renata Storti |
author_facet |
Pereira, Renata Storti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador] Baccaro, Thais Accioly Lopes, Antônio Carlos Vaz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Renata Storti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado Administração pública Educação Custo direto Educação Education and State Public administration Direct costing Social costs Educational indicators Costs Education |
topic |
Educação e Estado Administração pública Educação Custo direto Educação Education and State Public administration Direct costing Social costs Educational indicators Costs Education |
description |
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mensurar a relação das variáveis de custos, socioeconômicas e de estrutura escolar e pedagógica no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR Para tanto, o referencial teórico abarca a avaliação de políticas públicas, incluindo os tipos de avaliação, bem como a avaliação de políticas públicas educacionais brasileiras Posteriormente apresenta-se a estrutura da educação no Brasil, e em seguida, discute-se a importância de se utilizar as informações de custos na administração pública O referencial empírico apresenta pesquisas que utilizaram as informações de custos, estrutura escolar e pedagógica e informações socioeconômicas para analisar o desempenho educacional dos alunos; apresenta-se também as hipóteses encontradas nesses estudos, a fim de nortear a presente pesquisa Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa, descritiva, realizada através de censo das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR A coleta de dados foi feita tanto no município, em relação aos dados de custos, quanto através de dados secundários disponibilizadas pelo Inep e QEdu, referentes aos dados socioeconômicos e de estrutura escolar e pedagógica As análises foram realizadas através de estatística exploratória/descritiva, georreferenciamento, correlação, regressão, e análise de eficiência Ao se calcular os custos mensais das 53 escolas estudadas, verificou-se grande variação nos resultados, pois os custos vão de R$151,9 a R$355,92 (por aluno) Também foram encontradas divergências na distribuição de recursos materiais e pessoais entre as escolas, que são referentes às variáveis de estrutura escolar e pedagógica Observou-se que a experiência média dos professores e o nível socioeconômico das escolas, possuem relação pequena e moderada com a média de desempenho educacional dos alunos Na regressão, obteve-se apenas um modelo, em que o nível socioeconômico explica a variação da média Saeb em 3,7% Por fim, ao analisar a eficiência das escolas, verificou-se que apenas uma é 1% eficiente, enquanto 1 possuem eficiência abaixo de 8% Ademais, o estudo é relevante para a área de Administração, pois a presente pesquisa apresenta um novo modelo de método de análise das características educacionais no âmbito municipal |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
18.03.2016 2016.00 2024-05-01T14:32:39Z 2024-05-01T14:32:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14547 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Administração Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823265552596992 |