Elementos constitutivos na implementação de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental em três municípios do norte do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gini, Karen Mariette Piovezan
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10358
Resumo: Resumo: Este trabalho trata sobre a implantação do ensino de língua inglesa para crianças (LIC) no Ensino Fundamental I (EFI), e quais elementos constituem a atividade educacional que permeia tal iniciativa governamental O ensino de línguas estrangeiras (LE) no Brasil tem assumido um lugar de destaque (TONELLI, 217; ROCHA, 26, 29; MELLO, 213; TUTIDA, 216, para citar alguns) A língua inglesa ocupa um destes espaços e seu ensino tem estado presente cada vez mais cedo no contexto escolar (TONELLI; CARVALHO, 216) Consequentemente, iniciativas locais surgem como, por exemplo, a implantação de LIC no EFI Esta pesquisa está ancorada nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 28/212; MACHADO, 27) e, partindo da visão de atividade educacional enquanto processo de ensino, conforme proposto por Machado (27), objetiva identificar os elementos constitutivos da atividade educacional no ensino de LIC Além disto, os objetivos específicos da pesquisa consistem em: 1) Identificar os elementos constitutivos da atividade educacional no ensino de LIC no EFI nas cidades de Ibiporã, Maringá e Londrina, e 2) Identificar os protagonistas do ensino de LIC na implementação de LIC no EFI Os dados que compõem a pesquisa estão organizados em dois grupos: referencial teórico disseminado sobre o ensino de LIC e/ou LE para crianças e entrevistas com responsáveis pela implantação de LIC nos municípios de Ibiporã, Maringá e Londrina Na pesquisa, de natureza qualitativa, identificamos os elementos constitutivos da atividade educacional por meio da análise dos contextos de produção, classificação temática, entre Segmentos de Orientação Temática e Segmentos de Tratamento Temático (BRONCKART, 28), e levantamento de protagonistas (BRONCKART; MACHADO, 24; CRISTOVÃO; FERNANDEZ, 29) por meio das análises das orações, dos sujeitos e dos verbos Após as análises os elementos constitutivos identificados foram: a formação do professor, políticas públicas para o ensino de LIC e/ou LEC, avaliação, carga horária, reflexão sobre a língua, construção de planos organizacionais e material didático No que se refere aos protagonistas da implantação de LIC no EFI estão a formação de professores, a presença e o poder conferido à equipe pedagógica, a língua inglesa enquanto componente curricular, diretrizes para o ensino de LIC, avaliação, carga horária A partir dos elementos identificados, elaboramos uma Carta ao Gestor para auxiliar gestores em momentos de implantação de LIC em seus municípios, nela contemplamos os elementos da atividade educacional identificados em nossas análises
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MACHADO, 24; CRISTOVÃO; FERNANDEZ, 29) por meio das análises das orações, dos sujeitos e dos verbos Após as análises os elementos constitutivos identificados foram: a formação do professor, políticas públicas para o ensino de LIC e/ou LEC, avaliação, carga horária, reflexão sobre a língua, construção de planos organizacionais e material didático No que se refere aos protagonistas da implantação de LIC no EFI estão a formação de professores, a presença e o poder conferido à equipe pedagógica, a língua inglesa enquanto componente curricular, diretrizes para o ensino de LIC, avaliação, carga horária A partir dos elementos identificados, elaboramos uma Carta ao Gestor para auxiliar gestores em momentos de implantação de LIC em seus municípios, nela contemplamos os elementos da atividade educacional identificados em nossas análisesDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This paper deals with the implantation of English Language Teaching for Children (ELTC) in Elementary School I (ESI), and which elements constitute the educational activity that permeates this governmental initiative The teaching of foreign languages (FL) in Brazil has assumed a prominent place (TONELLI, 217, ROCHA, 26, 29, MELLO, 213, TUTIDA, 216, to name a few) The English language occupies one of these spaces and its teaching has been present earlier in the school context (TONELLI, CARVALHO, 216) Consequently, local initiatives emerge such as the implantation of ELTC in ESI This research is anchored in the assumptions of Sociodiscursive Interactionism (SDI) (BRONCKART, 28/212; MACHADO, 27) and, based on the vision of educational activity as a teaching process, as proposed by Machado (27), it aims to identify the constitutive elements of educational activity in ELTC In addition, the specific objectives of the research are: 1) To identify the constitutive elements of the educational activity in ELTC in the ESI in the cities of Ibiporã, Maringá and Londrina, and 2) To identify the protagonists of ELTC in the implantation of ELTC in the ESI The data that compose the research are organized into two groups: theoretical reference disseminated on ELTC and/or FL for children and interviews with those responsible for the implantation of ELTC in the cities of Ibiporã, Maringá, and Londrina In the research, of a qualitative nature, we identify the constitutive elements of the educational activity through the analysis of the production contexts, thematic classification, between Thematic Organization Segments and Thematic Treatment Segments (BRONCKART, 28), and survey of protagonists (BRONCKART; , 24), through the analysis of sentences, subjects and verbs After the analysis, the constitutive elements identified were: teacher training, public policies for ELTC and/or FL, assessment, the amount of time in class, reflection on the language, construction of organizational plans and didactic material With regard to the protagonists of the implantation of ELTC in ESI are the teacher training, the presence and the power conferred to the pedagogical team, the English language as a curricular component, guidelines for ELTC, evaluation, class load From the identified elements, we elaborated a letter to those responsible for making ELTC happen Our aim with this letter is to assist them at the time of implantation of ELTC in their cities, in which we contemplate the elements of the educational activity identified in our analysisTonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Cristovão, Vera Lúcia LopesOrtenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoGini, Karen Mariette Piovezan2024-05-01T12:41:50Z2024-05-01T12:41:50Z2017.0008.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10358porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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