A utilização da informação na bebê-clínica da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12959 |
Resumo: | Resumo: Analisa as condições que caracterizam a utilização da informação na Bebê-Clínica da Universidade Estadual de Londrina Foi seguido o modelo processual de gestão da informação de Choo (23) que considera três etapas: a criação de significados, a construção de conhecimento e a tomada de decisões, atividades estas avaliadas no estudo empírico desenvolvido Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória-descritiva, de análise qualitativa, fazendo-se uso do procedimento de estudo de caso Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas em profundidade, realizadas com os professores responsáveis pela supervisão clínica dos atendimentos odontológicos Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de readequação do modelo de prontuário utilizado, como também da implantação de um sistema informatizado, alinhando-se processos de trabalho e tecnologias de informação O uso da informação é contínuo e racional, o que traz implicações bastante significativas, seja nos atendimentos aos pacientes, seja na disseminação do conhecimento científico A partir das ações sugeridas, espera-se o aprimoramento do processo informacional, com um olhar específico para a utilização da informação pelos professores e profissionais da organização |
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A utilização da informação na bebê-clínica da Universidade Estadual de LondrinaGestão da informaçãoOdontopediatriaArquivos médicosSistemas informatizadosProcesso decisórioInformation managementMedical recordsInformation managementQuality controlPediatric dentisty - Medical recordsResumo: Analisa as condições que caracterizam a utilização da informação na Bebê-Clínica da Universidade Estadual de Londrina Foi seguido o modelo processual de gestão da informação de Choo (23) que considera três etapas: a criação de significados, a construção de conhecimento e a tomada de decisões, atividades estas avaliadas no estudo empírico desenvolvido Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória-descritiva, de análise qualitativa, fazendo-se uso do procedimento de estudo de caso Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas em profundidade, realizadas com os professores responsáveis pela supervisão clínica dos atendimentos odontológicos Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de readequação do modelo de prontuário utilizado, como também da implantação de um sistema informatizado, alinhando-se processos de trabalho e tecnologias de informação O uso da informação é contínuo e racional, o que traz implicações bastante significativas, seja nos atendimentos aos pacientes, seja na disseminação do conhecimento científico A partir das ações sugeridas, espera-se o aprimoramento do processo informacional, com um olhar específico para a utilização da informação pelos professores e profissionais da organizaçãoDissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoAbstract: Analyzes the conditions that characterize the use of information at Bebê-Clinica of the Universidade Estadual de Londrina It was followed the Choo’s (23) information management procedural model, that considers three steps: the creation of meanings, knowledge building and decision making, activities that are evaluated in the empirical study This research is characterized as an exploratory-descriptive, qualitative analysis, making use of the procedure for case study The data and information were collected through desk research and in-depth interviews with the teachers responsible for the supervision of dental care attendances The survey results point to the need to readjustment of records' model that is used, as well as the implementation of a computerized system, aligning work processes and information technology The use of information is continuous and rational, which brings very significant implications, whether in attendances to patients, or in the dissemination of scientific knowledge From the suggested actions, we expect the improvement of the informational process, with a looking to the specific use of information by teachers and organization’s professionalsMarchiori, Marlene Regina [Orientador]Carelli, Ana EsmeraldaMarchiori, Patrícia ZeniTrindade, Marisa de Fátima Silva Lemes2024-05-01T14:04:40Z2024-05-01T14:04:40Z2012.0028.05.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12959porMestrado ProfissionalGestão da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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