Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14220 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação da consciência de classe em si e para si Prioriza-se a necessidade vital de compreender o processo de formação da consciência nos nexos com a produção da existência no capitalismo O objetivo central da Dissertação foi investigar, na produção bibliográfica especializada sobre o tema, como se dá o processo de formação da consciência no capitalismo, considerando-se o estágio de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, a fim de sistematizar subsídios teórico-metodológicos que permitam, posteriormente, compreender como tem se dado esse processo na formação social brasileira, e, no seu interior, mais especificamente, no ensino superior e na formação de professores de Educação Física Partimos dos pressupostos da concepção materialista e dialética da história como teoria do conhecimento, entendendo que não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência Por meio de uma revisão bibliográfica, de autores marxistas e de autores da Educação Física, indicamos as bases objetivas que devem ser consideradas para o entendimento dos processos de formação da consciência dos professores de educação física na formação social brasileira A partir desta revisão bibliográfica pudemos previamente concluir que: (a) está posta a necessidade de se investigar o processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, uma vez que há um acirramento das disputas de projetos pela formação da classe trabalhadora, (b) é preciso superar os limites dos autores da Educação Física que discutem a temática da consciência, pois estão calcados no idealismo, (c) o atual projeto de formação de professores de Educação Física limita a formação da consciência de classe em si e para si Portanto, propomos os apontamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa do processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, com bases na perspectiva materialista e dialética da história, no intuito de indicar o caminho de futuras investigações que possam apreender o processo de formação da consciência de classe em si e para si em sua totalidade, e assim, defender outro projeto de formação para a classe trabalhadora, o qual possibilite desenvolver a consciência de classe com vistas à superação do modo capitalista de produção da existência |
id |
UEL_4bcc203b806c59dffaf6ee272043ed63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14220 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação físicaEducação físicaFormação de professoresConsciência de classeCapitalismoPhysical education - HistoryClass consciousnessCapitalismTeacher trainingResumo: Esta Dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação da consciência de classe em si e para si Prioriza-se a necessidade vital de compreender o processo de formação da consciência nos nexos com a produção da existência no capitalismo O objetivo central da Dissertação foi investigar, na produção bibliográfica especializada sobre o tema, como se dá o processo de formação da consciência no capitalismo, considerando-se o estágio de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, a fim de sistematizar subsídios teórico-metodológicos que permitam, posteriormente, compreender como tem se dado esse processo na formação social brasileira, e, no seu interior, mais especificamente, no ensino superior e na formação de professores de Educação Física Partimos dos pressupostos da concepção materialista e dialética da história como teoria do conhecimento, entendendo que não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência Por meio de uma revisão bibliográfica, de autores marxistas e de autores da Educação Física, indicamos as bases objetivas que devem ser consideradas para o entendimento dos processos de formação da consciência dos professores de educação física na formação social brasileira A partir desta revisão bibliográfica pudemos previamente concluir que: (a) está posta a necessidade de se investigar o processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, uma vez que há um acirramento das disputas de projetos pela formação da classe trabalhadora, (b) é preciso superar os limites dos autores da Educação Física que discutem a temática da consciência, pois estão calcados no idealismo, (c) o atual projeto de formação de professores de Educação Física limita a formação da consciência de classe em si e para si Portanto, propomos os apontamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa do processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, com bases na perspectiva materialista e dialética da história, no intuito de indicar o caminho de futuras investigações que possam apreender o processo de formação da consciência de classe em si e para si em sua totalidade, e assim, defender outro projeto de formação para a classe trabalhadora, o qual possibilite desenvolver a consciência de classe com vistas à superação do modo capitalista de produção da existênciaDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: This Dissertation has as object of study the process of formation of class-consciousness itself and for itself Priority is given to the vital need to understand the formation processes of consciousness in connections with the existence production in capitalism The central aim of the dissertation is to investigate, in the bibliographical production specialized on the topic, how is the process of conscience formation in capitalism, considering the stage of development of the productive forces and relations of production, in order to systematize theoretical and methodological subsidies allowing subsequently understand of how this process occurs in the Brazilian social formation, and, inside, more specifically, in higher education and training of Physical Education teachers In order to achieve the objective delimited, we assume the dialectical and materialist conception of history as theory of knowledge, understanding that it is not consciousness that determines life, but life that determines consciousness Through the literature review of marxist authors and Physical Education authors, we indicated the objective bases that must be considered to understand the process of consciousness formation of Physical Education teachers in the Brazilian social formation From this literature review we previously concluded that: (a) is put the need to investigate the formation processes of consciousness of physical education teachers, since there is an intensification of the disputes of working-class formation projects, (b) is necessary to overcome the limits of the authors of Physical Education that discuss the thematic of consciousness, because they are trampled on idealism, (c) the current formation of teacher of Physical Education limits the formation of class consciousness in and for itself Therefore, we propose the methodological and theoretical approaches for the study of the formation process of consciousness of physical education teachers, with bases in the dialectical materialist perspective of history in order to point the way for futures researches that can apprehend the process of formation of class consciousness in and for itself in its totality, and thus, defend another formation project for the working class, which enable the development of class consciousness in order to overcoming the capitalist mode of production existencePeixoto, Elza Margarida de Mendonça [Orientador]Barbosa-Rinaldi, Ieda ParraSantos Junior, Cláudio de LiraSilveira, Paula Souza da2024-05-01T14:29:28Z2024-05-01T14:29:28Z2013.0025.06.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14220porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
title |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
spellingShingle |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física Silveira, Paula Souza da Educação física Formação de professores Consciência de classe Capitalismo Physical education - History Class consciousness Capitalism Teacher training |
title_short |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
title_full |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
title_fullStr |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
title_full_unstemmed |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
title_sort |
Formação da consciência e produção da existência : apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física |
author |
Silveira, Paula Souza da |
author_facet |
Silveira, Paula Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça [Orientador] Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra Santos Junior, Cláudio de Lira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Paula Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Formação de professores Consciência de classe Capitalismo Physical education - History Class consciousness Capitalism Teacher training |
topic |
Educação física Formação de professores Consciência de classe Capitalismo Physical education - History Class consciousness Capitalism Teacher training |
description |
Resumo: Esta Dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação da consciência de classe em si e para si Prioriza-se a necessidade vital de compreender o processo de formação da consciência nos nexos com a produção da existência no capitalismo O objetivo central da Dissertação foi investigar, na produção bibliográfica especializada sobre o tema, como se dá o processo de formação da consciência no capitalismo, considerando-se o estágio de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, a fim de sistematizar subsídios teórico-metodológicos que permitam, posteriormente, compreender como tem se dado esse processo na formação social brasileira, e, no seu interior, mais especificamente, no ensino superior e na formação de professores de Educação Física Partimos dos pressupostos da concepção materialista e dialética da história como teoria do conhecimento, entendendo que não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência Por meio de uma revisão bibliográfica, de autores marxistas e de autores da Educação Física, indicamos as bases objetivas que devem ser consideradas para o entendimento dos processos de formação da consciência dos professores de educação física na formação social brasileira A partir desta revisão bibliográfica pudemos previamente concluir que: (a) está posta a necessidade de se investigar o processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, uma vez que há um acirramento das disputas de projetos pela formação da classe trabalhadora, (b) é preciso superar os limites dos autores da Educação Física que discutem a temática da consciência, pois estão calcados no idealismo, (c) o atual projeto de formação de professores de Educação Física limita a formação da consciência de classe em si e para si Portanto, propomos os apontamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa do processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, com bases na perspectiva materialista e dialética da história, no intuito de indicar o caminho de futuras investigações que possam apreender o processo de formação da consciência de classe em si e para si em sua totalidade, e assim, defender outro projeto de formação para a classe trabalhadora, o qual possibilite desenvolver a consciência de classe com vistas à superação do modo capitalista de produção da existência |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T14:29:28Z 2024-05-01T14:29:28Z 25.06.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14220 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Física Centro de Educação Física e Esportes Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823257373704192 |