Efeitos de um programa de intervenção analítico-comportamental com adolescentes em conflito com a lei
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15232 |
Resumo: | Resumo: A preocupação com a incidência de atos infracionais envolvendo jovens menores de idade vem aumentando nos últimos anos Um dos possíveis fatores de risco que contribui para que os jovens continuem com a emissão de comportamentos desviantes após atingirem a maior idade pode estar na dificuldade de generalização de comportamentos considerados socialmente adequados após cumprirem medidas socioeducativas Com base nessa constatação, entende-se o autocontrole seria de grande relevância num processo de intervenção na medida em que tem, dentre outras, a função de ensinar o indivíduo a descrever seu próprio comportamento e analisá-lo funcionalmente, aumentando as chances de o indivíduo exercer controle sobre seu próprio responder, possibilitando assim, a tomada de decisão O trabalho visa, portanto, apresentar os resultados de um programa de intervenção analítico-comportamental em respostas de impulsividade aumentando o repertório de autocontrole em adolescentes em conflito com a lei, na tentativa de proporcionar uma tecnologia eficaz na reintegração dessa população Para tanto, foram realizados três estudos O primeiro estudo consiste na fundamentação teórica sobre o comportamento de autocontrole e na descrição dos fatores responsáveis pela prática infracional Os fatores de risco consistem em: evasão escolar e transtornos de aprendizagem precoces, exposição pregressa à violência, ausência ou déficit educacional parental e exclusão social relacionada a atuação das politicas públicas O segundo estudo apresenta uma nova proposta de treino de autocontrole em adolescentes em conflito com a lei, utilizando-se de um conjunto de técnicas analítico-comportamentais como forma de aprimorar as intervenções nos centros de medidas socioeducativas Finalmente, o terceiro estudo apresenta os resultados da aplicação do programa de intervenção desenvolvimento no estudo 2, aplicado em quatro adolescentes em conflito com a lei em um Centro Socioeducativo Os resultados apontam para a redução de comportamentos de impulsividade avaliados a partir dos instrumentos aplicados antes e após a intervenção |
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Efeitos de um programa de intervenção analítico-comportamental com adolescentes em conflito com a leiAnálise do comportamentoIntervenção (Psicologia)AutodomínioAdolescentesCondutaBehavioral analysisIntervention (Psychology)Teenagers - Conduct of lifeResumo: A preocupação com a incidência de atos infracionais envolvendo jovens menores de idade vem aumentando nos últimos anos Um dos possíveis fatores de risco que contribui para que os jovens continuem com a emissão de comportamentos desviantes após atingirem a maior idade pode estar na dificuldade de generalização de comportamentos considerados socialmente adequados após cumprirem medidas socioeducativas Com base nessa constatação, entende-se o autocontrole seria de grande relevância num processo de intervenção na medida em que tem, dentre outras, a função de ensinar o indivíduo a descrever seu próprio comportamento e analisá-lo funcionalmente, aumentando as chances de o indivíduo exercer controle sobre seu próprio responder, possibilitando assim, a tomada de decisão O trabalho visa, portanto, apresentar os resultados de um programa de intervenção analítico-comportamental em respostas de impulsividade aumentando o repertório de autocontrole em adolescentes em conflito com a lei, na tentativa de proporcionar uma tecnologia eficaz na reintegração dessa população Para tanto, foram realizados três estudos O primeiro estudo consiste na fundamentação teórica sobre o comportamento de autocontrole e na descrição dos fatores responsáveis pela prática infracional Os fatores de risco consistem em: evasão escolar e transtornos de aprendizagem precoces, exposição pregressa à violência, ausência ou déficit educacional parental e exclusão social relacionada a atuação das politicas públicas O segundo estudo apresenta uma nova proposta de treino de autocontrole em adolescentes em conflito com a lei, utilizando-se de um conjunto de técnicas analítico-comportamentais como forma de aprimorar as intervenções nos centros de medidas socioeducativas Finalmente, o terceiro estudo apresenta os resultados da aplicação do programa de intervenção desenvolvimento no estudo 2, aplicado em quatro adolescentes em conflito com a lei em um Centro Socioeducativo Os resultados apontam para a redução de comportamentos de impulsividade avaliados a partir dos instrumentos aplicados antes e após a intervençãoDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The concern about young committing criminal acts are higher on last years One possible risk factor to adolescent still emitting deviant behaviors after adulthood could be the difficult on generalizing adequate social behaviors after alternative measures Based on this, self-control could be highly relevant on intervention process during measure that have, among other functions, teach the individual to describe his/her own behavior and functionally analyze it, increasing the chance the individual controls his/her own respond, making possible decision making This work aimed at presenting results of a behavioral analytic intervention program on impulsivity responses increasing the repertoire of self-control with young offenders, in an attempt to deliver an effective technology for this population reintegration For so, we performed three studies The first study is a theoretical analysis of self-control behavior and factors responsible for criminal acts Those factors are: school dropout and early learning disabilities, early exposure to violence, lack of deficit of parenting education, and social exclusion related to public policies The second study presented an intervention suggestion to develop self-control among young offenders based on behavior analysis assumptions as a way to improve intervention used on alternative measure facilities Finally, the third study presented results of the intervention program developed on Study 2 applied with four young offenders in secure custody Results point out the reduction of impulsive behavior scored by instruments applied before and after interventionGallo, Alex Eduardo [Orientador]Padovani, Ricardo da CostaFornazari, Silvia AparecidaCaleiro, Fernanda Mendes2024-05-01T14:46:16Z2024-05-01T14:46:16Z2014.0029.09.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15232porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - 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