A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178465 |
Resumo: | O objeto de estudo apresentado nesta pesquisa refere-se ao ensino de História da Educação e o papel desse campo de conhecimento na formação do Pedagogo. Um importante movimento de renovação metodológica e conceitual vem ocorrendo nas últimas décadas no campo da pesquisa e do ensino de História da Educação, cujas reflexões tomam como ponto de partida questões e temáticas da atualidade. Nota-se, também, uma aproximação e identificação da História da Educação com os processos cognitivos que estão em curso no campo específico da História. Nesse sentido, assumiu-se como foco de atenção desta pesquisa o ensino de História da Educação e as contribuições deste para a formação do pedagogo, pensadas a partir dos contributos de Jörn Rüsen para o conceito de consciência histórica. A preocupação em investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos sobre a História da Educação e o pensar historicamente é um desafio recente, pois são poucas produções científicas acerca do ensino de História da Educação e menos ainda sobre como se aprende essa história. Esta pesquisa foi construída a partir de estudos bibliográficos; análises dos programas da disciplina, entendidos como fontes documentais, e estudo empírico, de natureza qualitativa, de caráter exploratório, composto por entrevistas semiestruturadas com professores de História da Educação e aplicação de questionário com alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados estão divididos em três partes: na primeira apresentou-se o processo de constituição do Curso de Pedagogia, lócus no qual efetiva a História da Educação como disciplina; na segunda foram tecidas considerações acerca dos programas da disciplina na Universidade Estadual de Londrina no intuito de analisar a configuração do ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia desta instituição; na terceira objetivou-se fomentar a discussão sobre o conceito de consciência histórica e suas contribuições para o ensino da disciplina História da Educação e no processo de formação do Pedagogo. Desta forma, espera-se poder contribuir para com o processo de reconfiguração do ensino e da historiografia da História da Educação. |
id |
UEL_50536980bf4acc72a96bcb8915af0e30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000178465 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos2012-04-24Sandra Regina Ferreira de Oliveira . Décio Gatti Junior Magda Madalena TumaMarianna NogueiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRO objeto de estudo apresentado nesta pesquisa refere-se ao ensino de História da Educação e o papel desse campo de conhecimento na formação do Pedagogo. Um importante movimento de renovação metodológica e conceitual vem ocorrendo nas últimas décadas no campo da pesquisa e do ensino de História da Educação, cujas reflexões tomam como ponto de partida questões e temáticas da atualidade. Nota-se, também, uma aproximação e identificação da História da Educação com os processos cognitivos que estão em curso no campo específico da História. Nesse sentido, assumiu-se como foco de atenção desta pesquisa o ensino de História da Educação e as contribuições deste para a formação do pedagogo, pensadas a partir dos contributos de Jörn Rüsen para o conceito de consciência histórica. A preocupação em investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos sobre a História da Educação e o pensar historicamente é um desafio recente, pois são poucas produções científicas acerca do ensino de História da Educação e menos ainda sobre como se aprende essa história. Esta pesquisa foi construída a partir de estudos bibliográficos; análises dos programas da disciplina, entendidos como fontes documentais, e estudo empírico, de natureza qualitativa, de caráter exploratório, composto por entrevistas semiestruturadas com professores de História da Educação e aplicação de questionário com alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados estão divididos em três partes: na primeira apresentou-se o processo de constituição do Curso de Pedagogia, lócus no qual efetiva a História da Educação como disciplina; na segunda foram tecidas considerações acerca dos programas da disciplina na Universidade Estadual de Londrina no intuito de analisar a configuração do ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia desta instituição; na terceira objetivou-se fomentar a discussão sobre o conceito de consciência histórica e suas contribuições para o ensino da disciplina História da Educação e no processo de formação do Pedagogo. Desta forma, espera-se poder contribuir para com o processo de reconfiguração do ensino e da historiografia da História da Educação.The object of study presented in this research refers to the teaching of History of Education and the role of this knowledge field in the Pedagogue training process. An important movement of methodological renewal and conceptual is occurring in the last decades in the research field and in the teaching of History of Education, which reflexions take as staring point issues and themes of the present time. Is noticeable, also, an approach and identification of the History of Education to the cognitive processes that are in progress in the specific History field. Accordingly, we assumed as the attention focus of this research the teaching of History of Education and its contributions to the Pedagogue formation, thought from the contributions of Jörn Rüsen to the historical consciousness concept. The preoccupation in investigate the relationship between the acquired knowledge about the History of Education and the think historically is a recent challenge, for there are few scientific productions about the teaching of History of Education and even less about how to learn this History. This research was built from bibliographic studies; discipline program analyses, understood as documentary sources, and empirical study, of qualitative nature, and exploratory character, composite by semi-structured interviews with History of Education teachers and questionnaire appliance with students from the Pedagogy course of the State University of Londrina. The results are divided in three parts: in the first part were presented the constitution process of the Pedagogy course, locus in which effects the History of Education as discipline; in the second, were presented considerations about the programs of the discipline in the State University of Londrina in order of analyzing the History of Education teaching configuration in the Pedagogy course of this institution; in the third we aimed to promote the discussion about the historical consciousness concept and its contributions to the teaching of the History of Education as discipline and in the Pedagogue formation process. This way, is expected to be able of contribute to the reconfiguration process of the teaching and the historiography of the History of Education.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178465porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:53Zoai:uel.br:vtls000178465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-02-08T17:19:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
title |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
spellingShingle |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos Marianna Nogueira |
title_short |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
title_full |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
title_fullStr |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
title_full_unstemmed |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
title_sort |
A disciplina história da educação no curso de pedagogia : reflexões a partir das vozes de professores e alunos |
author |
Marianna Nogueira |
author_facet |
Marianna Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Regina Ferreira de Oliveira . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Décio Gatti Junior |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Magda Madalena Tuma |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marianna Nogueira |
contributor_str_mv |
Sandra Regina Ferreira de Oliveira . Décio Gatti Junior Magda Madalena Tuma |
description |
O objeto de estudo apresentado nesta pesquisa refere-se ao ensino de História da Educação e o papel desse campo de conhecimento na formação do Pedagogo. Um importante movimento de renovação metodológica e conceitual vem ocorrendo nas últimas décadas no campo da pesquisa e do ensino de História da Educação, cujas reflexões tomam como ponto de partida questões e temáticas da atualidade. Nota-se, também, uma aproximação e identificação da História da Educação com os processos cognitivos que estão em curso no campo específico da História. Nesse sentido, assumiu-se como foco de atenção desta pesquisa o ensino de História da Educação e as contribuições deste para a formação do pedagogo, pensadas a partir dos contributos de Jörn Rüsen para o conceito de consciência histórica. A preocupação em investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos sobre a História da Educação e o pensar historicamente é um desafio recente, pois são poucas produções científicas acerca do ensino de História da Educação e menos ainda sobre como se aprende essa história. Esta pesquisa foi construída a partir de estudos bibliográficos; análises dos programas da disciplina, entendidos como fontes documentais, e estudo empírico, de natureza qualitativa, de caráter exploratório, composto por entrevistas semiestruturadas com professores de História da Educação e aplicação de questionário com alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados estão divididos em três partes: na primeira apresentou-se o processo de constituição do Curso de Pedagogia, lócus no qual efetiva a História da Educação como disciplina; na segunda foram tecidas considerações acerca dos programas da disciplina na Universidade Estadual de Londrina no intuito de analisar a configuração do ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia desta instituição; na terceira objetivou-se fomentar a discussão sobre o conceito de consciência histórica e suas contribuições para o ensino da disciplina História da Educação e no processo de formação do Pedagogo. Desta forma, espera-se poder contribuir para com o processo de reconfiguração do ensino e da historiografia da História da Educação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178465 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990170929430528 |