Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Cibele Andrade
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12569
Resumo: Resumo: As Bibliotecas Universitárias estão se reinventando para atrair seus usuários, atualmente classificados na literatura como nativos digitais Os serviços tradicionais não são mais suficientes para fidelizar seu público É necessário entender quais são as necessidades que a geração dos nativos digitais possui Dessa maneira será possível oferecer serviços que façam sentido para esses usuários Partindo dessa premissa, a pesquisa realiza o uso de uma abordagem inovadora baseada na colaboração, empatia e experimentação, denominado Design Thinking O Design Thinking vem sendo utilizado por diversas bibliotecas em diferentes regiões do mundo por ser considerado uma alternativa eficiente que objetiva trabalhar com recursos financeiros, humanos e tecnológicos que sejam compatíveis com as possibilidades disponíveis às organizações Como objetivo a pesquisa buscou compreender de que maneira a abordagem poderia ser utilizada na Biblioteca Central da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em seu processo de inovação É caracterizada como estudo de caso por focar especificamente na instituição citada e o processo de coleta de dados foi feito por meio da triangulação de dados obtidos por várias fontes de informação, sendo o grupo focal, questionário e o próprio Design Thinking Como resultado, após a identificação dos anseios e das necessidades informacionais dos usuários, apresentou-se a proposta de criação de um espaço de descanso para os acadêmicos O protótipo foi validado e as alterações realizadas Portanto, pode-se afirmar que a utilização da abordagem do Design Thinking na Biblioteca Central da UFGD é uma alternativa válida para o processo de inovação em serviços de informação
id UEL_51aad275bb6b2ac965467a416e85f1e4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12569
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGDBiblioteca universitáriaInovaçãoUniversity library - InnovationUniversity library - Design thinkingResumo: As Bibliotecas Universitárias estão se reinventando para atrair seus usuários, atualmente classificados na literatura como nativos digitais Os serviços tradicionais não são mais suficientes para fidelizar seu público É necessário entender quais são as necessidades que a geração dos nativos digitais possui Dessa maneira será possível oferecer serviços que façam sentido para esses usuários Partindo dessa premissa, a pesquisa realiza o uso de uma abordagem inovadora baseada na colaboração, empatia e experimentação, denominado Design Thinking O Design Thinking vem sendo utilizado por diversas bibliotecas em diferentes regiões do mundo por ser considerado uma alternativa eficiente que objetiva trabalhar com recursos financeiros, humanos e tecnológicos que sejam compatíveis com as possibilidades disponíveis às organizações Como objetivo a pesquisa buscou compreender de que maneira a abordagem poderia ser utilizada na Biblioteca Central da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em seu processo de inovação É caracterizada como estudo de caso por focar especificamente na instituição citada e o processo de coleta de dados foi feito por meio da triangulação de dados obtidos por várias fontes de informação, sendo o grupo focal, questionário e o próprio Design Thinking Como resultado, após a identificação dos anseios e das necessidades informacionais dos usuários, apresentou-se a proposta de criação de um espaço de descanso para os acadêmicos O protótipo foi validado e as alterações realizadas Portanto, pode-se afirmar que a utilização da abordagem do Design Thinking na Biblioteca Central da UFGD é uma alternativa válida para o processo de inovação em serviços de informaçãoDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The academic libraries are reinventing themselves to attract their users, currently classified, in the literature, as digital natives The traditional services are not enough anymore to retain their public It’s necessary to understand which are the needs of digital natives generation have This way it will be possible to offer services that make sense to these users Starting from this premise the research aimed to apply the use of an innovative approach based on collaboration, empathy and experimentation, named design thinking The Design Thinking had been used to various libraries of different regions of the world to be considered an efficient alternative that objectives to work with financial, human and technological resources that are compatible to the available possibilities to the organizations As objective, the study sought to understand in which way the approach could be used in the UFGD Central Library innovation process It’s characterized as a study of case because it focus specifically in the cited institution Data colection process had been done throught triangulation of data obtained from many information sources, being the focus group, the questionnaire and the design thinking itself As results, after the identification of the users' desires and information needs, it had been presented the proposal of creating a rest spot for the academics The prototype had been validated and the changes realized Therefore it could be said that the use of the Design Thinking approach on the Central Library of UFGD is a viable innovation process in information servicesZaninelli, Thais Batista [Orientador]Santos Neto, João Arlindo dosDemarchi, Ana Paula PerfettoNogueira, Cibele Andrade2024-05-01T14:00:21Z2024-05-01T14:00:21Z2020.0021.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12569porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
title Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
spellingShingle Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
Nogueira, Cibele Andrade
Biblioteca universitária
Inovação
University library - Innovation
University library - Design thinking
title_short Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
title_full Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
title_fullStr Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
title_full_unstemmed Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
title_sort Inovação pelo design thinking no contexto de unidades de informação : o caso da Biblioteca Central da UFGD
author Nogueira, Cibele Andrade
author_facet Nogueira, Cibele Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zaninelli, Thais Batista [Orientador]
Santos Neto, João Arlindo dos
Demarchi, Ana Paula Perfetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Cibele Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Inovação
University library - Innovation
University library - Design thinking
topic Biblioteca universitária
Inovação
University library - Innovation
University library - Design thinking
description Resumo: As Bibliotecas Universitárias estão se reinventando para atrair seus usuários, atualmente classificados na literatura como nativos digitais Os serviços tradicionais não são mais suficientes para fidelizar seu público É necessário entender quais são as necessidades que a geração dos nativos digitais possui Dessa maneira será possível oferecer serviços que façam sentido para esses usuários Partindo dessa premissa, a pesquisa realiza o uso de uma abordagem inovadora baseada na colaboração, empatia e experimentação, denominado Design Thinking O Design Thinking vem sendo utilizado por diversas bibliotecas em diferentes regiões do mundo por ser considerado uma alternativa eficiente que objetiva trabalhar com recursos financeiros, humanos e tecnológicos que sejam compatíveis com as possibilidades disponíveis às organizações Como objetivo a pesquisa buscou compreender de que maneira a abordagem poderia ser utilizada na Biblioteca Central da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em seu processo de inovação É caracterizada como estudo de caso por focar especificamente na instituição citada e o processo de coleta de dados foi feito por meio da triangulação de dados obtidos por várias fontes de informação, sendo o grupo focal, questionário e o próprio Design Thinking Como resultado, após a identificação dos anseios e das necessidades informacionais dos usuários, apresentou-se a proposta de criação de um espaço de descanso para os acadêmicos O protótipo foi validado e as alterações realizadas Portanto, pode-se afirmar que a utilização da abordagem do Design Thinking na Biblioteca Central da UFGD é uma alternativa válida para o processo de inovação em serviços de informação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T14:00:21Z
2024-05-01T14:00:21Z
21.02.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12569
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Informação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291445084160