Niilismo e imanência em Espinosa e Nietzsche
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14969 |
Resumo: | Resumo: Nossa intenção nesta Dissertação é investigar a questão da problemática da vigência da negatividade, que perpassa as filosofias modernas e contemporâneas como um esfacelamento dos valores e dos aspectos centrais de conduta do homem e da sociedade Para tal, apresentaremos em primeiro momento, uma perspectiva moderna com a filosofia de Baruch de Espinosa, nos baseando em sua filosofia totalmente negadora de uma transcendência e fazendo da imanência e da potencialidade do ser humano em se auto-afirmar (conatus), o caminho para a saída de uma ideia incorreta e escravizadora de mundo Em segundo momento, analisaremos a filosofia de Friedrich Nietzsche, através de sua negação de um mundo transcendente e de seu conceito de niilismo, firmado pela tradição por meio do platonismo e do cristianismo, e sua proposta de alternativa para tal problema visando à existência uma vontade (vontade de poder) de vencer essas incongruências firmando-se assim apenas no mundo existente e eliminando consequentemente o “mundo criado” Nosso propósito então é defender a hipótese, de que, segundo tais autores, essa negatividade se dá através de concepções imaginativas de mundos transcendentes e da desvalorização do homem, e que apenas uma construção imanente de mundo, aliada a uma ética de auto-superação é capaz de fazer o homem encontrar uma possibilidade para confrontar esse elemento negativo presente |
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Niilismo e imanência em Espinosa e NietzscheFilosofia modernaNegatividade (Filosofia)Niilismo (Filosofia)Imanência (Filosofia)Modern philosophyNegativity (Philosophy)Nihilism (Philosophy)Immanence (Philosophy)Resumo: Nossa intenção nesta Dissertação é investigar a questão da problemática da vigência da negatividade, que perpassa as filosofias modernas e contemporâneas como um esfacelamento dos valores e dos aspectos centrais de conduta do homem e da sociedade Para tal, apresentaremos em primeiro momento, uma perspectiva moderna com a filosofia de Baruch de Espinosa, nos baseando em sua filosofia totalmente negadora de uma transcendência e fazendo da imanência e da potencialidade do ser humano em se auto-afirmar (conatus), o caminho para a saída de uma ideia incorreta e escravizadora de mundo Em segundo momento, analisaremos a filosofia de Friedrich Nietzsche, através de sua negação de um mundo transcendente e de seu conceito de niilismo, firmado pela tradição por meio do platonismo e do cristianismo, e sua proposta de alternativa para tal problema visando à existência uma vontade (vontade de poder) de vencer essas incongruências firmando-se assim apenas no mundo existente e eliminando consequentemente o “mundo criado” Nosso propósito então é defender a hipótese, de que, segundo tais autores, essa negatividade se dá através de concepções imaginativas de mundos transcendentes e da desvalorização do homem, e que apenas uma construção imanente de mundo, aliada a uma ética de auto-superação é capaz de fazer o homem encontrar uma possibilidade para confrontar esse elemento negativo presenteDissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: Our intention in this dissertation is to investigate the question of the issue of validity of negativity, that pervades the modern and contemporary philosophies as disintegration of values and of the central aspects of conduct of man and society For this, we will introduce in the first time, a modern perspective with the philosophy of Baruch Spinoza, in basing on their philosophy completely which flies a transcendence and making of immanence and the potential of the human being in self-affirming (conatus), the path to the output of a wrong idea and repressive of world In the second moment, we look at the philosophy of Friedrich Nietzsche, through their denial of a transcendent world and its concept of nihilism, signed by tradition by means of platonism and christianity, and his proposal for an alternative to this problem in order to existence a will (will to power) to overcome these inconsistencies confirm the thus only in existing world and there by eliminating the "created world" Our goal then is to defend the hypothesis, that, according to these authors, this negativity is by means of imaginative conceptions of transcendent worlds and the devaluation of the man, and that only a construction immanent in the world, combined with an ethic of self-overcoming is able to make the man to find a possibility to confront this present negative elementSantos, Eder Soares [Orientador]Weber, José FernandesSantiago, Homero SilveiraAlmeida, Pablo Joel2024-05-01T14:44:14Z2024-05-01T14:44:14Z2015.0029.05.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14969porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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