Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Feliciano da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o Consumo
id UEL_51e18eb69a27cbb4b623cfa2d7f66a6c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8729
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamentalSolução de problemasMetodologia ativaProporção (Matemática)Razão e proporçãoProblem solvingActive methodologyProportion (Mathematics)Ratio and proportionResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o ConsumoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: The present work aims to present a proposal for the teaching of proportionality through Active Methodologies When considering Problem Solving as an Active Methodology, the announced proposal presents a collection of problems for the teaching of ratio and proportion of quantities Based on the work in the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics, according to Onuchic and Allevato (214) with the generating problems, the content is introduced, and from the knowledge that the students have, the teacher performs a mediating work in classroom in order for students to build solutions to problems From the resolution, the desired concepts are systematized or formalized The problems used in the proposal include some of the Transversal Contemporary Themes present in the National Common Curricular Base (BNCC), linked to the reality of students: Environmental Education and Education for ConsumptionPasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Ferruzzi, Elaine CristinaPires, Magna Natalia MarinSilva, Matheus Feliciano da2024-05-01T11:39:56Z2024-05-01T11:39:56Z2022.0011.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
title Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
spellingShingle Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
Silva, Matheus Feliciano da
Solução de problemas
Metodologia ativa
Proporção (Matemática)
Razão e proporção
Problem solving
Active methodology
Proportion (Mathematics)
Ratio and proportion
title_short Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
title_full Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
title_fullStr Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
title_sort Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
author Silva, Matheus Feliciano da
author_facet Silva, Matheus Feliciano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]
Ferruzzi, Elaine Cristina
Pires, Magna Natalia Marin
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Feliciano da
dc.subject.por.fl_str_mv Solução de problemas
Metodologia ativa
Proporção (Matemática)
Razão e proporção
Problem solving
Active methodology
Proportion (Mathematics)
Ratio and proportion
topic Solução de problemas
Metodologia ativa
Proporção (Matemática)
Razão e proporção
Problem solving
Active methodology
Proportion (Mathematics)
Ratio and proportion
description Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o Consumo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.05.2022
2022.00
2024-05-01T11:39:56Z
2024-05-01T11:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270208274432