Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o Consumo |
id |
UEL_51e18eb69a27cbb4b623cfa2d7f66a6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8729 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamentalSolução de problemasMetodologia ativaProporção (Matemática)Razão e proporçãoProblem solvingActive methodologyProportion (Mathematics)Ratio and proportionResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o ConsumoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: The present work aims to present a proposal for the teaching of proportionality through Active Methodologies When considering Problem Solving as an Active Methodology, the announced proposal presents a collection of problems for the teaching of ratio and proportion of quantities Based on the work in the Teaching-Learning-Assessment Methodology of Mathematics, according to Onuchic and Allevato (214) with the generating problems, the content is introduced, and from the knowledge that the students have, the teacher performs a mediating work in classroom in order for students to build solutions to problems From the resolution, the desired concepts are systematized or formalized The problems used in the proposal include some of the Transversal Contemporary Themes present in the National Common Curricular Base (BNCC), linked to the reality of students: Environmental Education and Education for ConsumptionPasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Ferruzzi, Elaine CristinaPires, Magna Natalia MarinSilva, Matheus Feliciano da2024-05-01T11:39:56Z2024-05-01T11:39:56Z2022.0011.05.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
title |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental Silva, Matheus Feliciano da Solução de problemas Metodologia ativa Proporção (Matemática) Razão e proporção Problem solving Active methodology Proportion (Mathematics) Ratio and proportion |
title_short |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
title_full |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
title_sort |
Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamental |
author |
Silva, Matheus Feliciano da |
author_facet |
Silva, Matheus Feliciano da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador] Ferruzzi, Elaine Cristina Pires, Magna Natalia Marin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Matheus Feliciano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solução de problemas Metodologia ativa Proporção (Matemática) Razão e proporção Problem solving Active methodology Proportion (Mathematics) Ratio and proportion |
topic |
Solução de problemas Metodologia ativa Proporção (Matemática) Razão e proporção Problem solving Active methodology Proportion (Mathematics) Ratio and proportion |
description |
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o Consumo |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11.05.2022 2022.00 2024-05-01T11:39:56Z 2024-05-01T11:39:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823270208274432 |