Interesses, ações e práticas (in)sustentáveis da Samarco Mineração S.A. em registros fotográficos do crime ambiental de Mariana : uma construção analítica a partir da sociologia bourdieusiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Gabriel Dias dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13436
Resumo: Resumo: A fotografia apresenta um papel crucial na sociedade contemporânea Como forma de registro, ela testemunha e atesta uma série de acontecimentos históricos Nesta perspectiva, as organizações como organismos multifacetados e complexos, passaram a aderir ao uso de registros fotográficos em documentos, relatórios e mídias sociais Com isto, há uma necessidade de se entender essa nova configuração das organizações O desenvolvimento do sistema capitalista e a busca incessante por recursos, colocou em xeque o papel das organizações no desencadeamento de uma crise ambiental As organizações passaram a adotar a sustentabilidade em seus discursos, práticas e até mesmo com a publicação de fotografias Contudo, muitas das práticas se mantêm somente no discurso e acabam por ocasionar grandes desastres A partir deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral desvelar, a partir de registros fotográficos do crime ambiental de Mariana, as narrativas relacionadas a interesses, ações e práticas (in)sustentáveis adotadas pela Samarco Mineração SA Para tanto, a lente sociológica de Pierre Bourdieu foi escolhida como arcabouço teórico e neste sentido as fotografias foram interpretadas como manifestações narrativas Entendeu-se também que as fotografias apresentam elementos objetivos que denunciam elementos subjetivos e até mesmo simbólicos Para que este objetivo fosse alcançado esta pesquisa foi classificada como qualitativa e descritiva Como critério de seleção da unidade de análise, optou-se pela Samarco Mineração SA devido à repercussão do que foi considerado como o maior crime ambiental do Brasil, ocorrido em Mariana/MG no ano de 215 Os dados foram alcançados a partir de uma pesquisa documental, incluindo registros fotográficos do crime ambiental extraídos do site corporativo, Facebook, relatório de sustentabilidade e book de um ano de rompimento da empresa selecionada Ao todo foram dezesseis fotografias Os registros fotográficos foram analisados a partir de uma metodologia que envolveu contribuições sobre análise de narrativas, análise de fotografias e interpretações inspiradas à luz da sociologia bourdieusiana Na análise dos dados foi possível perceber que a Samarco optou pela publicação de fotografias pelo interesse de exposição de ações tomadas para lidar com os desdobramentos pós-crime A empresa também aderiu a exclusão e/ou acobertamento de fotografias que pudesse comprometer sua nova postura pós-crime A prática se revelou pela reconquista da confiança com os envolvidos diretamente e indiretamente com o acontecido e também pelo resgaste da sustentabilidade Ademais, questionou-se se uma organização que se diz sustentável teria esse tipo de comportamento Mesmo diante deste cenário, as fotografias testemunharam evidências e rastros de (in)sustentabilidade A sustentabilidade foi compreendida como alegoria, isto é, as fotografias promoveram uma extrapolação de seu sentido
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this research was classified as qualitative and descriptive As criterion for selecting the analysis unitit Samarco Mineração SA was chosen due to the repercussion of what was considered as the great environmental crime in Brazil, which occurred in Mariana/MG in 215 The data were obtained from a documentary search, including photographic records of the environmental crime extracted from the corporate website, Facebook, sustainability reports and a one year rupture book of the selected company There were sixteen photographs in total The photographic records were analyzed using a methodology that involved contributions on narrative analysis, photograph analysis and interpretations inspired in the light of bourdieusian sociology In the data analysis, it was possible to notice that Samarco chose to publish photographs because of the interest in exposing the actions taken to deal with post crime developments The company also adhered to the exclusion and/or cover-up of photographs that could compromise its new post-crime attitude The practice was revealed by the regaining of trust with those directly and indirectly involved with what happened and also by the rescue of sustainability Furthermore, it was questioned whether an organization that claims to be sustainable would have this type of behavior Even in this scenario, the photographs witnessed evidence and traces of (un)sustainability Sustainability was understood as an allegory, in other words, the photographs promoted an extrapolation of its meaningBorim-de-Souza, Rafael [Orientador]Baccaro, Thais AcciolyRese, NatáliaSantos, João Gabriel Dias dos2024-05-01T14:15:08Z2024-05-01T14:15:08Z2021.0025.11.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13436porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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