Compras públicas municipais : uma proposta de modelo de gestão para municípios de pequeno porte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8599 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral propor um modelo de gestão de compras públicas para municípios de pequeno porte Quanto ao procedimento metodológico, este estudo realizou um estudo de caso, sendo que a unidade de análise desta pesquisa refere-se ao processo de compras públicas da Prefeitura do Município de Arapongas/PR A pesquisa utilizou-se de dados primários coletados junto à servidores que estão ligados ao processo de compras e de dados secundários oriundos de relatórios gerenciais internos emitidos por meio do software corporativo do município, de 242 processos licitatórios disponíveis realizados no exercício de 217, bem como a legislação vigente Como principais resultados, verificou-se a importância dada por diversos autores quanto ao processo de compras dada sua capacidade de fomentar, impactar e direcionar políticas públicas, sendo que, a centralização observada das compras públicas do município, vai de encontro ao pensamento de que este seria o modelo que proporciona os melhores benefícios, sendo estes resumidos em economia de escala, economias de informação, aprendizado e racionalização do processo Verificou-se também que o sistema informatizado corporativo apresenta certa ineficiência e, além disso, destacou-se certa dificuldade de interação entre os Demandantes e a Gerência de Compras Também se evidenciou a necessidade de uma maior atenção por parte das secretarias na elaboração das especificações dos produtos e no planejamento da compra, bem como uma melhor justificativa a qual demonstre efetivamente os motivos da contratação com a demonstração do interesse público que pretende ser alcançado Cabe destacar também que não há indicadores consistentes para avaliar os processos de compras públicas do município Quanto ao tempo e custo de cada fase do processo, percebeu-se que a Gerência de Compras é o grupo onde ocorre a maior média de tempo e quando se observou especificamente o custo do processo, verificou-se que o maior custo de processo é apresentado pela Secretaria de Educação Já quando se observou o valor/dia e valor/hora, viu-se que a secretaria que apresentou os maiores valores foi a de Obras Por fim, evidenciou-se no estudo que o município em questão não adota claramente práticas específicas referentes a sustentabilidade A partir destes resultados, propôs-se um modelo centralizado de gestão, que busca maior padronização dos processos bem como das aquisições (produtos e serviços), racionalização dos processos refletindo na redução dos custos, sugere também, a criação de calendário anual para facilitar o processo de planejamento das compras Está melhor organização do processo poderá ter impactos na aquisição de compras por parte de micro e pequenas empresas locais, gerando impactos econômicos sustentáveis positivos para os municípios |
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Compras públicas municipais : uma proposta de modelo de gestão para municípios de pequeno porteAdministração municipalCompras (Serviço público)Licitação públicaGovernment purchasingMunicipal administrationResumo: O presente estudo teve como objetivo geral propor um modelo de gestão de compras públicas para municípios de pequeno porte Quanto ao procedimento metodológico, este estudo realizou um estudo de caso, sendo que a unidade de análise desta pesquisa refere-se ao processo de compras públicas da Prefeitura do Município de Arapongas/PR A pesquisa utilizou-se de dados primários coletados junto à servidores que estão ligados ao processo de compras e de dados secundários oriundos de relatórios gerenciais internos emitidos por meio do software corporativo do município, de 242 processos licitatórios disponíveis realizados no exercício de 217, bem como a legislação vigente Como principais resultados, verificou-se a importância dada por diversos autores quanto ao processo de compras dada sua capacidade de fomentar, impactar e direcionar políticas públicas, sendo que, a centralização observada das compras públicas do município, vai de encontro ao pensamento de que este seria o modelo que proporciona os melhores benefícios, sendo estes resumidos em economia de escala, economias de informação, aprendizado e racionalização do processo Verificou-se também que o sistema informatizado corporativo apresenta certa ineficiência e, além disso, destacou-se certa dificuldade de interação entre os Demandantes e a Gerência de Compras Também se evidenciou a necessidade de uma maior atenção por parte das secretarias na elaboração das especificações dos produtos e no planejamento da compra, bem como uma melhor justificativa a qual demonstre efetivamente os motivos da contratação com a demonstração do interesse público que pretende ser alcançado Cabe destacar também que não há indicadores consistentes para avaliar os processos de compras públicas do município Quanto ao tempo e custo de cada fase do processo, percebeu-se que a Gerência de Compras é o grupo onde ocorre a maior média de tempo e quando se observou especificamente o custo do processo, verificou-se que o maior custo de processo é apresentado pela Secretaria de Educação Já quando se observou o valor/dia e valor/hora, viu-se que a secretaria que apresentou os maiores valores foi a de Obras Por fim, evidenciou-se no estudo que o município em questão não adota claramente práticas específicas referentes a sustentabilidade A partir destes resultados, propôs-se um modelo centralizado de gestão, que busca maior padronização dos processos bem como das aquisições (produtos e serviços), racionalização dos processos refletindo na redução dos custos, sugere também, a criação de calendário anual para facilitar o processo de planejamento das compras Está melhor organização do processo poderá ter impactos na aquisição de compras por parte de micro e pequenas empresas locais, gerando impactos econômicos sustentáveis positivos para os municípiosDissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoAbstract: The present study had as general objective to propose a model of management of public purchases for small municipalities As for the methodological procedure, this study carried out a case study, and the unit of analysis of this research refers to the public procurement process of the Municipality of Arapongas / PR The research was based on primary data collected from the Municipal Secretariat of Administration servers that are linked to the purchasing process and secondary data from internal management reports issued through the municipality's corporate software of 142 available bidding processes carried out during the year 217, as well as the current legislation The main results were the importance given by several authors to the purchasing process given its capacity to promote, impact and direct public policies, and the observed centralization of public purchases of the municipality, would be the model that provides the best benefits, which are summarized in economies of scale, information and learning economies and process economies It was also verified that the corporate computerized system presents a certain inefficiency and, in addition, it was highlighted some difficulty of interaction between the Claimants and the Purchasing Management There was also a need for greater attention by the secretariats in the elaboration of product specifications and in the planning of the purchase, as well as a better justification that effectively demonstrates the reasons for contracting with the demonstration of the public interest that is intended to be achieved It should also be noted that there are no consistent indicators to evaluate the public procurement processes of the municipality Regarding the time and cost of each phase of the process, it was noticed that the Bid and Contract Management is the group where the highest average time occurs and the modality and secretariat that presented the highest were the Price Collection in the Health Department if we specifically observed the cost of the process, it was found that the highest cost of process is presented by the Department of Education When the value / day and value / hour were observed, it was seen that the secretariat that presented the highest values was the Works Finally, it was shown in the study that the municipality in question does not clearly adopt specific practices regarding sustainability, be it in any sphere From these results, a public procurement model was proposed that met the wishes of small municipalities The suggested model is one in which all its phases are carried out by only a Secretariat or Management Unit created for this purpose, that is, it has centralized purchasing characteristics This Unit is responsible for the preparation of any bidding process jointly prepared with the other requesting SecretariatsVieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]Santos, Luís Miguel Luzio dosTridapalli, Juarez PauloPereira, Valdinei Juliano2024-05-01T11:35:03Z2024-05-01T11:35:03Z2019.0010.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8599porMestradoAdministraçãoCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8599Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - 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