Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares, Camila
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13441
Resumo: Resumo: O presente trabalho objetivou identificar no contexto de uma turma da educação infantil como tem acontecido o processo de ensino e aprendizagem das crianças que frequentam o último ano, as atividades que vêm sendo desenvolvidas, focalizando o processo interativo e interlocutivo dos envolvidos Para tanto, foi selecionada uma turma com 17 alunos, com idades que variavam entre cinco e seis anos, da Educação Infantil de uma escola pública do interior do Paraná O estudo está fundamentado nas teses centrais da perspectiva histórico-cultural elaboradas por Vigotski e Luria e tomou também como referência as contribuições teóricas de Charlot, Bakhtin e Volochínov O procedimento investigativo adotado baseou-se na abordagem microgenética, a qual exige cuidado com os detalhes presentes em acontecimentos interativos com vistas à análise do funcionamento dos sujeitos-alvo, bem como a sua relação com aqueles que os circundam e as condições sociais em que se encontram, propiciando o entrelaçamento das dimensões históricas, sociais e culturais A coleta de dados contou com os seguintes procedimentos: observação e registro em diário de campo, vídeo-gravação das aulas e posterior transcrição, durante um período de três meses, em três dias da semana, nos meses de setembro a novembro do ano de 214 Dentre os resultados, foi possível constatar uma realidade investigada que vai além do mero assistencialismo, comumente reconhecido nas creches e pré-escolas, na medida em que presenciou-se uma prática docente que incorpora a defesa do ato de ensinar e, por meio deste, de inserir os conhecimentos científicos ou sistematizados considerados importantes e necessários nas diferentes áreas de conhecimento abordadas; a maioria dos alunos conseguiu apreender o que lhes foi proposto, ainda que em graus distintos, como se dá em qualquer período da escolarização, o que leva a considerar a importância do ensinar e, consequentemente, do aprender no contexto da educação infantil À vista dos resultados, ganha destaque a necessidade de uma formação inicial e continuada de professores que assegure uma profissionalização melhor fundamentada no conhecimento sistematizado, que ao mesmo tempo incentive e promova as condições de realização de estudos e reflexões sobre os acontecimentos em sala de aula relativos ao ensinar e o aprender em suas múltiplas dimensões: histórica, política, sociológica, filosófica, psicológica e antropológica
id UEL_5322cbfa2a54998b8057320aed3b4a01
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13441
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anosEducação de criançasEnsinoAprendizagemEarly childhood educationResumo: O presente trabalho objetivou identificar no contexto de uma turma da educação infantil como tem acontecido o processo de ensino e aprendizagem das crianças que frequentam o último ano, as atividades que vêm sendo desenvolvidas, focalizando o processo interativo e interlocutivo dos envolvidos Para tanto, foi selecionada uma turma com 17 alunos, com idades que variavam entre cinco e seis anos, da Educação Infantil de uma escola pública do interior do Paraná O estudo está fundamentado nas teses centrais da perspectiva histórico-cultural elaboradas por Vigotski e Luria e tomou também como referência as contribuições teóricas de Charlot, Bakhtin e Volochínov O procedimento investigativo adotado baseou-se na abordagem microgenética, a qual exige cuidado com os detalhes presentes em acontecimentos interativos com vistas à análise do funcionamento dos sujeitos-alvo, bem como a sua relação com aqueles que os circundam e as condições sociais em que se encontram, propiciando o entrelaçamento das dimensões históricas, sociais e culturais A coleta de dados contou com os seguintes procedimentos: observação e registro em diário de campo, vídeo-gravação das aulas e posterior transcrição, durante um período de três meses, em três dias da semana, nos meses de setembro a novembro do ano de 214 Dentre os resultados, foi possível constatar uma realidade investigada que vai além do mero assistencialismo, comumente reconhecido nas creches e pré-escolas, na medida em que presenciou-se uma prática docente que incorpora a defesa do ato de ensinar e, por meio deste, de inserir os conhecimentos científicos ou sistematizados considerados importantes e necessários nas diferentes áreas de conhecimento abordadas; a maioria dos alunos conseguiu apreender o que lhes foi proposto, ainda que em graus distintos, como se dá em qualquer período da escolarização, o que leva a considerar a importância do ensinar e, consequentemente, do aprender no contexto da educação infantil À vista dos resultados, ganha destaque a necessidade de uma formação inicial e continuada de professores que assegure uma profissionalização melhor fundamentada no conhecimento sistematizado, que ao mesmo tempo incentive e promova as condições de realização de estudos e reflexões sobre os acontecimentos em sala de aula relativos ao ensinar e o aprender em suas múltiplas dimensões: histórica, política, sociológica, filosófica, psicológica e antropológicaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work had the objective to identify in the context of an infant education's classroom how the process of teaching and learning of children attending the last year of their infant education has been happening, the activities that has been developed, focusing in the interactive and interlocutory of those involved For this purpose, a classroom was selected with 17 pupils, with ages ranging between 5 to 6 years old, of an infant education public school in the state's countryside of Parana The study was substantiated in the central thesis of the historical-cultural perspective elaborated by Vigotski and Luria and also took as reference the theoretical contributions of Charlot, Bakhtin and Volochinov The investigative procedure adopted was based on the microgenetic method approach, which requires caution with the details present in the interactive events with a view to the analysis of the target-subject' performances, just as well as their relationship with those surrounding them and the social conditions in which they are found, permitting the intertwining of historical dimensions, social and cultural The collection of data relied on the following procedures: observation and registration of data on a diary, video recording of classes and subsequent transcription, during a period of three months, three times per week, from the months of September to November 214 Among the results, it was possible to determine an investigative reality that goes further than the mere assistentialism, commonly recognized in crèches and pre-schools, as far as witnessed by a docent practise that incorporates the defence of the act of teaching and, by means of this, to insert the scientific knowledge or systematized considered important and necessary in the different areas of knowledge approached; the biggest majority of pupils were able to learn what was proposed to them, even though that in distinct levels, as happens in any period of schooling, which bring us to consider the importance of teaching and consequently of learning in the context of infant education In view of the results, gains highlight the necessity of initial and continuous formation of teachers that secure a better professionalization founded in the systematized knowledge, that at the same time encourages and promotes the conditions to the achievement of studies and reflexions about the happening in the class related to the teaching and learning in its multiple dimensions: historical, political, sociological, philosophical and anthropologicalToscano, Carlos [Orientador]Yaegashi, Solange Franci RaimundoOliveira, Francismara Neves deAlvares, Camila2024-05-01T14:15:10Z2024-05-01T14:15:10Z2016.0015.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13441porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
title Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
spellingShingle Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
Alvares, Camila
Educação de crianças
Ensino
Aprendizagem
Early childhood education
title_short Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
title_full Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
title_fullStr Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
title_full_unstemmed Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
title_sort Ensinar e aprender no contexto da educação infantil : um estudo numa turma de alunos com 5/6 anos
author Alvares, Camila
author_facet Alvares, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toscano, Carlos [Orientador]
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Oliveira, Francismara Neves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvares, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Ensino
Aprendizagem
Early childhood education
topic Educação de crianças
Ensino
Aprendizagem
Early childhood education
description Resumo: O presente trabalho objetivou identificar no contexto de uma turma da educação infantil como tem acontecido o processo de ensino e aprendizagem das crianças que frequentam o último ano, as atividades que vêm sendo desenvolvidas, focalizando o processo interativo e interlocutivo dos envolvidos Para tanto, foi selecionada uma turma com 17 alunos, com idades que variavam entre cinco e seis anos, da Educação Infantil de uma escola pública do interior do Paraná O estudo está fundamentado nas teses centrais da perspectiva histórico-cultural elaboradas por Vigotski e Luria e tomou também como referência as contribuições teóricas de Charlot, Bakhtin e Volochínov O procedimento investigativo adotado baseou-se na abordagem microgenética, a qual exige cuidado com os detalhes presentes em acontecimentos interativos com vistas à análise do funcionamento dos sujeitos-alvo, bem como a sua relação com aqueles que os circundam e as condições sociais em que se encontram, propiciando o entrelaçamento das dimensões históricas, sociais e culturais A coleta de dados contou com os seguintes procedimentos: observação e registro em diário de campo, vídeo-gravação das aulas e posterior transcrição, durante um período de três meses, em três dias da semana, nos meses de setembro a novembro do ano de 214 Dentre os resultados, foi possível constatar uma realidade investigada que vai além do mero assistencialismo, comumente reconhecido nas creches e pré-escolas, na medida em que presenciou-se uma prática docente que incorpora a defesa do ato de ensinar e, por meio deste, de inserir os conhecimentos científicos ou sistematizados considerados importantes e necessários nas diferentes áreas de conhecimento abordadas; a maioria dos alunos conseguiu apreender o que lhes foi proposto, ainda que em graus distintos, como se dá em qualquer período da escolarização, o que leva a considerar a importância do ensinar e, consequentemente, do aprender no contexto da educação infantil À vista dos resultados, ganha destaque a necessidade de uma formação inicial e continuada de professores que assegure uma profissionalização melhor fundamentada no conhecimento sistematizado, que ao mesmo tempo incentive e promova as condições de realização de estudos e reflexões sobre os acontecimentos em sala de aula relativos ao ensinar e o aprender em suas múltiplas dimensões: histórica, política, sociológica, filosófica, psicológica e antropológica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.02.2016
2016.00
2024-05-01T14:15:10Z
2024-05-01T14:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13441
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261004922880