A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balestri, Rodrigo Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11881
Resumo: Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a formação inicial de professores de Matemática A história da matemática é apontada por muitos autores como um recurso que pode contribuir para a Educação Matemática de estudantes de diferentes níveis de ensino, inclusive alunos de cursos de formação de professores de Matemática Acreditamos ser interessante realizar discussões e análises que promovam conhecimento e aprimoramento acerca da participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática Procuramos, com a colaboração de oito professores e pesquisadores, investigar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática, considerando as seguintes questões auxiliares: Quais as contribuições da história da matemática na formação de professores de Matemática? Qual a participação da história da matemática nos cursos de graduação em Matemática? A história da matemática auxilia o professor a ministrar suas aulas? Em quais perspectivas a história da matemática deve ser abordada em sala de aula? Em quais momentos da formação inicial de professores de Matemática a história da matemática deve ser abordada? A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para análises Em nossa pesquisa, apresentamos uma discussão sobre as convergências e divergências encontradas nas entrevistas, destacando algumas categorias que nos conduziram a uma compreensão ampliada da participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática A investigação evidenciou que: em relação ao futuro professor, a história da matemática pode contribuir positivamente em sua formação matemática e em sua prática pedagógica; em relação ao curso de formação, a história pode ser articuladora das disciplinas e dos conteúdos matemáticos estudados no curso; lacunas existentes na formação dos professores formadores e a pouca disponibilidade de bons materiais acerca da história da matemática, são empecilhos para sua incorporação em cursos de formação de professores de Matemática
id UEL_54fe8843b77a8e61ada51e3a624530cd
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11881
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadoresMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaFormação de professoresMatemáticaMathematics - Study and teaching - Study and teachingMathematics - Teacher training - Study and teachingMathematics - History - Study and teachingResumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a formação inicial de professores de Matemática A história da matemática é apontada por muitos autores como um recurso que pode contribuir para a Educação Matemática de estudantes de diferentes níveis de ensino, inclusive alunos de cursos de formação de professores de Matemática Acreditamos ser interessante realizar discussões e análises que promovam conhecimento e aprimoramento acerca da participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática Procuramos, com a colaboração de oito professores e pesquisadores, investigar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática, considerando as seguintes questões auxiliares: Quais as contribuições da história da matemática na formação de professores de Matemática? Qual a participação da história da matemática nos cursos de graduação em Matemática? A história da matemática auxilia o professor a ministrar suas aulas? Em quais perspectivas a história da matemática deve ser abordada em sala de aula? Em quais momentos da formação inicial de professores de Matemática a história da matemática deve ser abordada? A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para análises Em nossa pesquisa, apresentamos uma discussão sobre as convergências e divergências encontradas nas entrevistas, destacando algumas categorias que nos conduziram a uma compreensão ampliada da participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática A investigação evidenciou que: em relação ao futuro professor, a história da matemática pode contribuir positivamente em sua formação matemática e em sua prática pedagógica; em relação ao curso de formação, a história pode ser articuladora das disciplinas e dos conteúdos matemáticos estudados no curso; lacunas existentes na formação dos professores formadores e a pouca disponibilidade de bons materiais acerca da história da matemática, são empecilhos para sua incorporação em cursos de formação de professores de MatemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This work consists in a research of qualitative approach, of which object of study is the initial training of teachers of Mathematics The history of mathematics is pointed by many authors as a resource that can contribute to the Mathematics Education of students of different levels of education, including training courses of teachers of Mathematics We believed to be interesting to accomplish discussions and analyses that promote knowledge and refinement about participation of the history of mathematics in the initial training of teachers of Mathematics We sought, with the collaboration of eight teachers and researchers, to investigate the participation of the history of mathematics in the initial training of teachers of mathematics in perspective of teachers and researchers who act or have acted with history of mathematics, considering the following auxiliaries questions: What are contributions of the history of mathematics in the training of teachers of Mathematics? What the participation of the history of mathematics in graduation in Mathematics? Does the history of mathematics aid the teacher to administer their lessons? Which perspectives the history of mathematics should be approached in the classroom? Which moments of the initial training of teachers of mathematics the history of mathematics should be approached? The collection of the information was accomplished by means of semi-structured interviews that were recorded in audio and later transcribed for analyses In our research, we presented a discussion about the convergences and divergences found in the interviews, highlighting some categories that we led to a broader understanding of the participation of the history of mathematics in the initial training of teachers of Mathematics The research showed that: in relation to the future teacher, the history of mathematics can contribute positively to their training mathematics and in your pedagogic practice; in relation to the training course, the history can be articulating of the subjects and of the content mathematics studied in the course; existing gaps in the training of teachers trainers and the little availability of good materials about the history of mathematics, are impediments for its incorporation in training courses for teachers of MathematicsCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Nobre, Sergio RobertoPasquini, Regina Célia GuapoSavioli, Ângela Marta Pereira das DoresSavioli, Ângela Marta Pereira das Dores [Coorientadora]Balestri, Rodrigo Dias2024-05-01T13:45:58Z2024-05-01T13:45:58Z2008.002008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11881porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
title A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
spellingShingle A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
Balestri, Rodrigo Dias
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Matemática
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Teacher training - Study and teaching
Mathematics - History - Study and teaching
title_short A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
title_full A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
title_fullStr A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
title_full_unstemmed A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
title_sort A participação da história da matemática na formação inicial de professores de matemática na ótica de professores e pesquisadores
author Balestri, Rodrigo Dias
author_facet Balestri, Rodrigo Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]
Nobre, Sergio Roberto
Pasquini, Regina Célia Guapo
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Balestri, Rodrigo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Matemática
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Teacher training - Study and teaching
Mathematics - History - Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Formação de professores
Matemática
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Mathematics - Teacher training - Study and teaching
Mathematics - History - Study and teaching
description Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objeto de estudo é a formação inicial de professores de Matemática A história da matemática é apontada por muitos autores como um recurso que pode contribuir para a Educação Matemática de estudantes de diferentes níveis de ensino, inclusive alunos de cursos de formação de professores de Matemática Acreditamos ser interessante realizar discussões e análises que promovam conhecimento e aprimoramento acerca da participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática Procuramos, com a colaboração de oito professores e pesquisadores, investigar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática, considerando as seguintes questões auxiliares: Quais as contribuições da história da matemática na formação de professores de Matemática? Qual a participação da história da matemática nos cursos de graduação em Matemática? A história da matemática auxilia o professor a ministrar suas aulas? Em quais perspectivas a história da matemática deve ser abordada em sala de aula? Em quais momentos da formação inicial de professores de Matemática a história da matemática deve ser abordada? A coleta das informações foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para análises Em nossa pesquisa, apresentamos uma discussão sobre as convergências e divergências encontradas nas entrevistas, destacando algumas categorias que nos conduziram a uma compreensão ampliada da participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática A investigação evidenciou que: em relação ao futuro professor, a história da matemática pode contribuir positivamente em sua formação matemática e em sua prática pedagógica; em relação ao curso de formação, a história pode ser articuladora das disciplinas e dos conteúdos matemáticos estudados no curso; lacunas existentes na formação dos professores formadores e a pouca disponibilidade de bons materiais acerca da história da matemática, são empecilhos para sua incorporação em cursos de formação de professores de Matemática
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2008
2024-05-01T13:45:58Z
2024-05-01T13:45:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11881
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823304828059648