A moda enquanto metáfora moderna em Virginia Woolf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Ana Carolina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9574
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo veicular a ideia de que o fenômeno da moda, a partir da definição de Walter Benjamin, pode funcionar enquanto uma metáfora a representar o funcionamento e as características pertencentes à modernidade de um modo geral Para tanto, pressupõe-se a ideia de que a literatura de Virginia Woolf disponibiliza um material de análise interessante Isso porque, conforme explicitará a interpretação que o trabalho prioriza, as personagens de Woolf que aqui encontrarão espaço, em sua maioria, circundam-se pela experiência da moda Para isso, são destacados os enredos de Mrs Dalloway, romance de importância inquestionável na trajetória de Woolf, e os contos “A duquesa e o joalheiro”, “A sociedade”, “O vestido novo” e “Phyllis e Rosamond” Os títulos mencionados, sem exceção, promovem uma alternativa de réplica ao questionamento postulado por Walter Benjamin no tocante à moda e seus possíveis desdobramentos na modernidade Ainda, em relação a Benjamin, aborda-se, além do que o autor declara a respeito da moda como um fenômeno do tempo moderno, seu conceito de continuidade histórica e suas reflexões a respeito do que é nomeada perda de experiência na modernidade e, por fim, sua análise a respeito do autor enquanto produtor A pesquisa também inclui os escritos de Susan Buck-Morss, que explanam de maneira esclarecedora boa parte do legado intelectual de Walter Benjamin, além do que Giorgio Agamben acrescenta à discussão relacionada à contemporaneidade e a contribuição de Jacques Rancière no que diz respeito ao anacronismo e suas características Traça-se, por último, paralelos entre a modernidade tal qual experimentada por Charles Baudelaire e aquela que foi alvo de críticas na literatura de Virginia Woolf, posto que, aliadas, as reflexões levantam pontos significativos A introdução esclarece quais preceitos direcionam o trabalho – a ideia a princípio levantada e os caminhos traçados com a intenção de que ela pudesse, enfim, ser manifestada por uma escrita edificada Em seguida, o capítulo teórico visa retomar as teorias que permitem interligações com o raciocínio que a obra literária, enquanto ponto de partida, desperta Depois, apresenta-se a análise literária daqueles que formam o corpus do estudo – o romance e os contos de Virginia Woolf já mencionados A partir dos estudos de Benjamin e ilustrado pelas personagens de Woolf, compreende-se a moda como uma metáfora que explicita o funcionamento da modernidade sobre a qual Virginia Woolf e Walter Benjamin escrevem
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This paper aims to convey the idea that the phenomenon of fashion, from the definition of Walter Benjamin, can function as a metaphor to represent the functioning and characteristics of modernity in general To this end, it is assumed that Virginia Woolf's literature provides interesting analysis material This is because, as will be explained by the interpretation that the work prioritizes, the characters of Woolf who will find space here, for the most part, are surrounded by the experience of fashion To this end, we highlight Mrs Dalloway's plots, a novel of unquestionable importance in Woolf's career, and the tales “The Duchess and the Jeweler”, “The Society”, “The New Dress” and “Phyllis and Rosamond” The above mentioned titles, without exception, provide an alternative to replicate Walter Benjamin's questioning of fashion and its possible developments in modernity In relation to Benjamin, besides the author declares about fashion as a phenomenon of modern time, his concept of historical continuity and his reflections about what is called loss of experience in modernity are approached and, therefore, Finally, his analysis of the author as a producer The research also includes the writings of Susan Buck-Morss, which illuminate much of Walter Benjamin's intellectual legacy, and Giorgio Agamben adds to the discussion of contemporaneity and Jacques Rancière's contribution to anachronism and your characteristics Finally, parallels are drawn between modernity as experienced by Charles Baudelaire and that which has been the target of criticism in Virginia Woolf's literature, since, allied, the reflections raise significant points The introduction clarifies which precepts direct the work - the idea first raised and the paths outlined with the intention that it could finally be manifested by edified writing Then, the theoretical chapter aims to return to the theories that allow interconnections with the reasoning that the literary work, as a starting point, arouses Then we present the literary analysis of those who form the corpus of the study - Virginia Woolf's novel and short stories already mentioned From Benjamin's studies and illustrated by Woolf's characters, fashion is understood as a metaphor that spells out the workings of modernity about which Virginia Woolf and Walter Benjamin writeRio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]Silva, Maria das Graças Gomes Villa daAlves, Regina Célia dos SantosRomero, Ana Carolina2024-05-01T12:08:52Z2024-05-01T12:08:52Z2019.0030.09.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9574porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - 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