A imagem das mulheres na publicidade no Brasil nas décadas de 1940 e 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Claudio Francisco da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10409
Resumo: Resumo: Este trabalho analisa a imagem das mulheres brasileiras em anúncios publicitários de revistas de massa veiculadas nas décadas de 194 e 195, tempo que marca contraditoriamente a gênese da sociedade de massa e da modernização industrial do país e a continuidade de uma sociedade tradicional A pesquisa de campo foi realizada nos arquivos do Departamento de Documentação Editora Abril (Dedoc) e em arquivos pessoais, com a recuperação de 47 anúncios pertinentes ao tema O referencial teórico permite entender que a publicidade não vende apenas mercadorias, vende também estilos de vida, padrões de consumo, representações sobre a sociedade, a família e relações homem-mulher A categorização aponta a vida familiar, o lar, o papel de mãe, de socialite, os cuidados-de-si e a vida de trabalho como centrais na apresentação do discurso publicitário A publicidade se coloca além da representação da realidade, produzindo e reproduzindo representações sobre a sociedade, contribuindo para a construção de significados e colaborando para delimitar a hegemonia de determinadas visões de mundo
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