Escolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000170901
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que possibilitaram uma análise das matrículas de alunos com deficiência (visual, auditiva, física intelectual) na EJA (regular e especial) a partir das etapas de ensino, dependência administrativa e faixa etária. Os resultados indicam: alto índice de alunos com deficiência nas séries iniciais da EJA; concentração de matrículas de alunos com deficiência física e deficiência intelectual em espaços segregados; alto percentual de matrículas de alunos com deficiência intelectual nessa modalidade; juvenilização dos deficientes; concentração das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias municipais da EJA regular e centralização das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na esfera privada da EJA especial. Verificou-se um crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação Especial.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscolarização de alunos com deficiência na educação de jovens e adultos : uma análise dos indicadores educacionais brasileiros2012-02-15Silvia Márcia Ferreira Meletti . José Geraldo Silveira Bueno Maria Cristina MarqueziniTaísa Grasiela Gomes Liduenha GonçalvesUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBREste trabalho objetivou identificar e analisar as matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que possibilitaram uma análise das matrículas de alunos com deficiência (visual, auditiva, física intelectual) na EJA (regular e especial) a partir das etapas de ensino, dependência administrativa e faixa etária. Os resultados indicam: alto índice de alunos com deficiência nas séries iniciais da EJA; concentração de matrículas de alunos com deficiência física e deficiência intelectual em espaços segregados; alto percentual de matrículas de alunos com deficiência intelectual nessa modalidade; juvenilização dos deficientes; concentração das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais em instâncias municipais da EJA regular e centralização das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na esfera privada da EJA especial. Verificou-se um crescente número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na EJA indicando que esta modalidade se tornou mais um espaço vinculado à Educação Especial.This study aimed to identify and analyze the enrollment of students with special educational needs in Youth and Adult Education (EJA) in Brazil. The study was based on microdatas from the Census of Basic Education provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) wich made possible an analysis of the enrollment of students with disabilities (visual, hearing, physical, intellectual) in EJA (regular and special) from the stages of teaching, administrative dependence and age group. The results indicate: high rate of students with disabilities in the first school years of EJA; concentration of enrollment of students with physical and intellectual disabilities in segregated spaces; high percentage of enrollment of students with intellectual disabilities in this modality; juvenilization of the disabled; concentration of enrollment of students with special educational needs in municipal regular instances of EJA and centralization of enrollment of students with special educational needs in the private sphere of special EJA. There was a growing enrollment of students with special educational needs in EJA, indicating that this modality has become more linked to the Special Education area.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000170901porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:41Zoai:uel.br:vtls000170901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2012-04-20T20:02:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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