Mediação oral da literatura para bebês
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9194 |
Resumo: | Resumo: O presente projeto aborda a mediação oral da literatura para bebês Ele propõe refletir a respeito da importância da leitura na vida do indivíduo e a necessidade dela ser desenvolvida de modo amplo envolvendo os conhecimentos linguísticos, visuais e auditivos Destaca que a oralização da literatura contribui na formação do leitor desde a infância Discorre também sobre o surgimento da infância, traçando um breve histórico de ambientes criados para os cuidados infantis e o papel do mediador como maior incentivador da leitura Utiliza-se a pesquisa básica, sua tipologia é exploratória, tem abordagem qualitativa e com delineamento bibliográfico e documental Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão nas áreas da Informação e Comunicação, em língua portuguesa, buscando subsídios sobre aspectos que envolvem a mediação da literatura para bebês Foi possível apontar a existência de leis, programas e projetos que viabilizam os espaços para a promoção da leitura, no entanto, as iniciativas são poucas e é preciso ir além, para que de fato o acesso à leitura seja garantido a todos, pois não basta apenas criar projetos é necessário também, ter condições de mantê-lo Conclui-se que quanto mais significativas forem as relações entre mediador - leitor, existirão mais envolvimento e comprometimento em relação às mudanças em como as situações atuais se apresentam A afetividade é um fator importante, assim como a mudança de perspectiva Entretanto, frisa-se que não basta que as crianças tenham acesso aos livros, é preciso uma mediação lúdica, livre, sem regras, pois o diferencial está em possibilitar experiências repletas de criatividade, que potencializem o desejo e as formas de uso do livro Nos berçários, por exemplo, os livros certamente são uma potente ferramenta que unem adultos e crianças na produção de uma nova cultura de uso do objeto livro |
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Mediação oral da literatura para bebêsLactentesInterpretação oral da ficçãoArte de contar históriasCiência da InformaçãoBabiesOral interpretation of fictionInformation scienceResumo: O presente projeto aborda a mediação oral da literatura para bebês Ele propõe refletir a respeito da importância da leitura na vida do indivíduo e a necessidade dela ser desenvolvida de modo amplo envolvendo os conhecimentos linguísticos, visuais e auditivos Destaca que a oralização da literatura contribui na formação do leitor desde a infância Discorre também sobre o surgimento da infância, traçando um breve histórico de ambientes criados para os cuidados infantis e o papel do mediador como maior incentivador da leitura Utiliza-se a pesquisa básica, sua tipologia é exploratória, tem abordagem qualitativa e com delineamento bibliográfico e documental Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão nas áreas da Informação e Comunicação, em língua portuguesa, buscando subsídios sobre aspectos que envolvem a mediação da literatura para bebês Foi possível apontar a existência de leis, programas e projetos que viabilizam os espaços para a promoção da leitura, no entanto, as iniciativas são poucas e é preciso ir além, para que de fato o acesso à leitura seja garantido a todos, pois não basta apenas criar projetos é necessário também, ter condições de mantê-lo Conclui-se que quanto mais significativas forem as relações entre mediador - leitor, existirão mais envolvimento e comprometimento em relação às mudanças em como as situações atuais se apresentam A afetividade é um fator importante, assim como a mudança de perspectiva Entretanto, frisa-se que não basta que as crianças tenham acesso aos livros, é preciso uma mediação lúdica, livre, sem regras, pois o diferencial está em possibilitar experiências repletas de criatividade, que potencializem o desejo e as formas de uso do livro Nos berçários, por exemplo, os livros certamente são uma potente ferramenta que unem adultos e crianças na produção de uma nova cultura de uso do objeto livroDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: This project addresses the oral mediation of literature for infants Its purpose is to reflect about the importance of reading in the life of the individual and the need for it to be developed in a broad way involving the linguistic, visual and auditory knowledge It emphasizes that the oralization of literature contributes to the formation of the reader from childhood It also discusses the emergence of childhood, tracing a brief history of child care settings and the role of the mediator as a major incentive for reading We use basic research, its typology is exploratory, it has a qualitative approach and it is characterized as bibliographical with a documentary design For this, the research has as general objective: to carry out a literature review about Information and Communication, in Portuguese languages, seeking subsidies on aspects that involve the mediation of literature for babies It was possible to point out the existence of laws, programs and projects that enable the spaces for the promotion of reading, however, there are few initiatives and it is necessary to go further, so that access to reading is guaranteed to all, since simply creating new projects is not enough It is also necessary to have the conditions to maintain them We conclude that the more significant the relationships between mediator-reader are, the more involvement and commitment there will be regarding the changes in how the current situations present themselves Affectivity is an important factor, as is changing perspective However, we emphasize that it is not enough that children have access to books, it requires a playful mediation, free, without rules, because the differential lies in enabling experiences full of creativity, which potentiate the desire and ways of using the book In nurseries, for example, books are certainly a potent tool that unite adults and children in producing a new culture of using the book objectBortolin, Sueli [Orientador]Alcará, Adriana RoseclerSilva, Rovilson José daCosta, Aline Cristina Chanan2024-05-01T11:49:57Z2024-05-01T11:49:57Z2019.0025.06.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9194porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:30Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:30Repositório Institucional da UEL - 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